Como montar uma empresa culturalmente diversa? Explore 4 estratégias

Montar uma empresa culturalmente diversa simboliza uma vantagem decisiva no contexto atual do mercado de trabalho. Uma equipe plural é capaz de apresentar soluções criativas e eficientes, pautadas por distintas visões de mundo. Contudo, trazer essa diversidade ao espaço corporativo pode ser um enorme desafio.

Viabilizar a criação de uma equipe diversa vai muito além de prezar pelos valores de ética e respeito a diferentes etnias, culturas, religiões. É necessário saber como recrutar e engajar colaboradores que não necessariamente compartilham das mesmas crenças e, ainda, identificar como esta pode ser uma estratégia para potencializar o resultado dos negócios.

Para conferir mais insights sobre o tema e verificar como trabalhar a diversidade como fator estratégico do seu negócio, siga a leitura.

Vantagens de montar uma empresa culturalmente diversa

A afirmação de que montar uma empresa culturalmente diversa representa um diferencial competitivo não é simplesmente empírica. No artigo “Diversidade: inclusão ou estratégia?”, publicado pela Harvard Business Review Brasil, Fernanda Borin, Priscila Fieno e Bernardo Sampaio sinalizam a partir de dados concretos que a diversidade produz um ambiente de trabalho resolutivo, onde há abertura para novas ideias

Conforme um estudo feito com 170 empresas pelo Hay Group no Brasil, exposto no artigo da HBR Brasil, 76% dos funcionários que atuam em companhias preocupadas com a diversidade reconhecem que têm espaço para expor suas ideias e inovar no espaço corporativo.

Quando os colaboradores sentem que há abertura para expor diferentes visões e pontos de vista, torna-se mais fácil buscar soluções inovadoras para os problemas que eventualmente surgem na rotina de qualquer organização. Além disso, conforme enfatizam os autores do artigo, os colaboradores que percebem a diversidade na empresa são mais motivados e engajados.

Em outras palavras, um ambiente diverso impulsiona a criatividade na resolução de conflitos. É interessante salientar que, no mercado brasileiro, apostar na diversidade é uma estratégia de mercado ainda pouco explorada.

Ainda segundo o levantamento feito pelo Hay Group no Brasil, apenas 5% dos líderes procuram saber como seus funcionários percebem a diversidade dentro da empresa. Em economias mais maduras, como no caso dos Estados Unidos e outros países da Europa, esse número já sobe para 20%.

No Brasil, a diversidade corporativa ainda é um Oceano Azul.

4 estratégias para compor uma equipe diversa

As organizações que têm a diversidade enraizada em sua cultura são mais criativas e inovadoras, uma vez que se expõem os colaboradores a diferentes maneiras de pensar e visualizar problemas e oportunidades.

No entanto, como montar uma empresa culturalmente diversa?

Abaixo, listamos quatro estratégias:

1) Não limite candidatos na hora de recrutar

Ao recrutar candidatos para formar um time, não limite os seus requisitos, tais como idade, área geográfica, gênero, entre outros. Assim, você terá mais chances de encontrar candidatos potenciais com perfis diversificados.

2) Compreenda a cultura organizacional

Muitas vezes, a empresa quer promover a diversidade, mas não compreende de fato a sua cultura organizacional.

Reflita: a sua cultura promove a inclusão? Às vezes, algumas ações quase imperceptíveis acabam dividindo a equipe. Pesquise e avalie e percepção de seus colaboradores sobre o assunto.

3) Invista em capacitações

Em algumas situações, é extremamente benéfico oferecer treinamentos e capacitações para ajudar os colaboradores e lideranças a entenderem os benefícios de ter um time diverso e inclusivo.

Gostou dos insights da matéria? Se você apreciou este conteúdo, aproveite para compartilhar nas redes sociais!

Leave a Reply