Curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino | EAD

SOBRE O CURSO

O curso A BNCC Aplicada aos Livros Didáticos e Sistemas de Ensino oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como foi o processo de sua aprovação e como ela impacta, no dia a dia, no trabalho de autores, editores, assessores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam no mercado editorial no desenvolvimento das obras, aplicação, assessoria pedagógica ou comercialização de livros didáticos, de literatura infantojuvenil e sistemas de ensino.

Este curso com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender a BNCC: como surge, sua função, sua organização, competências e habilidades.
  • Compreender o quanto a BNCC impacta nos materiais didáticos e de literatura na Educação Infantil.
  • Compreender, de modo teórico e prático, o impacto da BNCC nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
  • Entender o impacto da BNCC na criação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, na criação e aplicação pedagógica de seus materiais didáticos.

A QUEM SE DESTINA

  • Autores
  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O que é a BNCC: histórico, objetivos do documento, sua estrutura.
  • O que são competências e habilidades e a progressão que estrutura a BNCC.
  • A estrutura da Educação Infantil: campos de experiência, objetivos de aprendizagem, síntese de aprendizagem.
  • A estrutura do Ensino Fundamental: nova nomenclatura, organização das áreas do conhecimento, progressão das habilidades.
  • A área de linguagem: sua competência, os componentes curriculares presentes nesta área, a progressão das habilidades. O novo olhar para o ensino de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • A área de Matemática: sua competência, o novo olhar para o ensino de Matemática, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências da Natureza: sua competência, o novo olhar para o ensino de Ciências, progressão das habilidades.
  • A área de Ciências Humanas: sua competência, os componentes curriculares presentes na área, a progressão das habilidades, o novo olhar para o ensino de Geografia, História e Ensino Religioso.
  • O novo Ensino Médio: sua estrutura, a organização das áreas, o que oferecer, os componentes curriculares, a composição da carga horária.

FACILITADORA

Profa. Msc. Tatiana Pita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

​Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

As aulas ficarão disponíveis por 60 dias a contar da data da matrícula.

CARGA HORÁRIA

14 horas

AULAS

Aula 1

BNCC: o que é, como surge, sua função, sua organização, competências e

habilidades.

Aula 2

BNCC e a Educação Infantil

Aula 3

Área Linguagens

Aula 4

Área Matemática

Aula 5 

Área de Ciências da Natureza

Aula 6

Área de Ciências Humanas

Aula 7

Ensino Médio

​**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 21 de outubro de 2020
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Artes Gráficas | EAD

CURSO:
Artes Gráficas | EAD

CARGA HORÁRIA:
24 horas

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas gravadas.
Início das aulas: imediato.
Carga horária total: 24 horas.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

2 de fevereiro de 2018
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Curso Estratégias de Venda para o Mercado Editorial | EAD

 SOBRE O CURSO 

Há muito já se sabe que a equipe comercial de uma editora ou distribuidora não pode mais ser composta daquele tirador de pedidos tradicional.

Mas entre saber que as mudanças ocorreram e aplicar na prática métodos e ações que permitam que a gestão comercial das empresas do mercado editorial atinjam novos níveis de excelência há ainda um intervalo muito grande. Trazendo para a sala de aula as experiências e métodos utilizados em sua trajetória de 36 anos no mercado editorial, Gerson Ramos transporta para a realidade de nosso mercado as práticas utilizadas nas várias empresas que atuou de forma clara e simples, com exemplos reais e facilmente replicáveis em qualquer tamanho de empresa. Sem enrolação e com muito bom humor para que o aprendizado seja feito com o mesmo prazer que a leitura de um bom livro.

Colaboradores de alto nível são convidados a complementar algumas matérias a partir também de seus aprendizados e experiências dialogando com o coordenador, sempre com exemplos claros e novos pontos de vistas para os temas apresentados.

 PÚBLICO-ALVO

Diretores, gestores, supervisores e outros profissionais de marketing e vendas de livros; empreendedores, livreiros, distribuidores e proprietários de pequenas e médias editoras; demais interessados em entrar no ramo comercial de livros.

 OBJETIVOS

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o papel da área comercial em uma editora;
• Diagnosticar causas e efeitos de resultados comerciais;
• Estabelecer estratégias baseadas em diagnósticos;
• Estabelecer critérios e métodos para precificação, tiragens e reimpressões;
• Estabelecer estratégias de posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C;
• Gerir processos, operações e logística;
• Gerir e analisar estoques;
• Planejar estrategicamente pesquisas de mercado, novos canais, livros digitais;
• Utilizar ferramentas de suporte à gestão comercial;
• Aprender com outros mercados;
• Discutir e justificar as projeções para o mercado editorial.

 FACILITADOR

Gerson Ramos

É Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, bem como participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil.

 CONVIDADOS

Bruno Mendes 

Coisa de Livreiro e Publishnews

Ismael Borges

Nielsen Bookscan

Simei Manoel Junior

Metabooks

Olegario Araujo

Inteligencia 360

Bia Alves

Account Manager Harper Collins International

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
• Qual é o papel da área comercial em uma editora?
• Organograma: Sua empresa pode e deve fazer e divulgar o seu.
• Diagnóstico Geral da Empresa: Departamento Comercial é Causa ou Efeito dos resultados.
• Como fazer um diagnóstico de Causa e Efeito
• Como agir com base no Diagnóstico?
• Sua equipe tem o tamanho e as habilidade necessárias para a ação?
• Selecionando e montando equipes
• Modelo de remuneração para equipes comerciais
• Qual é o seu desafio?
• Qual é a sua estratégia?
• Medir e Conhecer: W.E. Demming
• Método de controle de um plano de Ação: Método PDCA
• Ações Corretivas para cada item do Diagnóstico: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Material, Mão de Obra
• Clientes: Diferentes Perfis, diferentes formas de atender
• Metas e Controles : Análise da Planilha de Estudos
• Catálogo: Análise de Gestão de Estoque
• Catálogo: Vida e Morte de um título
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades • Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Processos, Operações e Logística:
• Padronização de Atividades
• Gestão de Estoque: Giro, Cobertura e Nível de Serviço
• Marketing: Estratégia de Posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C
• Definição de Limites de Crédito: Como tratar inadimplência
• Organização de reuniões: Internas e Externas
• Precificação, Tiragens e Reimpressões
• Listas de Mais vendidos: Paradoxo de Tostines
• Pesquisas de Mercado: Tomada de Decisões Estruturadas
• Novos Canais: Análise SWOT
• Livro Digital: Relacionamento com
os Canais de Vendas
• Metadados: A responsabilidade da qualidade da informação é da editora, não da livraria
• Aprendendo com outros mercados: Tendências do Varejo
• Varejo Internacional de Livro: Desafios
e Soluções nos outros países
• Teste de Perfil Comercial

  MODALIDADE

Aulas gravadas.

Início imediato

 

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

12 de fevereiro de 2018
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Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 26 de janeiro de 2021
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Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 15 de janeiro de 2021
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Curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Processos Avaliativos em Ambientes Presenciais e Virtuais – Formação para Editores e Professores oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o conceito de Avaliação à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação integral do aluno. Conhecer e aplicar técnicas de elaboração de instrumentos variados de avaliação e registros avaliativos.

Contribuir para que editores de livros didáticos e sistemas de ensino utilizem instrumentos avaliativos eficazes que contribuam com o processo de aprendizagem. Conhecer e utilizar novas práticas avaliativas em sala e em plataformas digitais.

Este curso on-line, com 12 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo BNCC e como esta impacta nos livros com aplicação escolar.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Avaliar e saber o que é avaliar: olhar para as habilidades e competências propostas pela BNCC.
  • Compreender a função da avaliação dentro do planejamento: as aulas presenciais e virtuais.
  • Planejar, fazer e rever.
  • Avaliar no espaço virtual.
  • Analisar instrumentos avaliativos: presenciais e virtuais.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Professores
  • Autores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Interessados em ingressar no mercado editorial de livros escolares

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.
  • Avalição quantitativa e qualitativa.
  • Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.
  • Elaborando instrumentos avaliativos.
  • Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

FACILITADORA

Professora responsável: Profa Me Tatiana Pita

Formação: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.

Lates: https://lattes.cnpq.br/4088110803006225

Fanpage: /pitaassessoriaeducacional

YouTube: Pita Educacional

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas.

CARGA HORÁRIA

12 horas

Aula 1

Avaliar x Medir: compreendendo o processo avaliativo.

Aula 2 

Avalição quantitativa e qualitativa.

Aula 3 

Aprender com o erro: o olhar do professor e o olhar do aluno.

Aula 4 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 5 

Elaborando instrumentos avaliativos.

Aula 6 

Lendo resultados, replanejando caminhos, autoavaliação do aluno e do professor.

Bibliografia de apoio

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

Boas, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, Papirus, 2004.

Demo, Pedro. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo, Criarp, 2006.

Hoffmann, Jussara. Avaliação: mito e desafio. 30ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2001.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros | EAD

SOBRE O CURSO

O curso Gestão Financeira para Editores – Conceitos básicos de finanças para não financeiros, oferece o conhecimento necessário para que o profissional que não é da área de finanças entenda conceitos e análises dos principais relatórios contábeis/financeiros, bem como fazer projeções e estimativas relacionadas aos custos e a formação do preço de venda do livro.

Este curso on-line e com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como é importante a participação do profissional editorial na sustentabilidade dos projetos editoriais.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender para quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • Compreender o conceito e analisar as principais demonstrações contábeis/financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa);
  • Entender e praticar a formação de preço dos livros;
  • Compreender conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Preparadores
  • Revisores
  • Assessores Pedagógicos
  • Divulgadores comerciais
  • Professores
  • Autores
  • Empreendedores
  • Demais profissionais da cadeia editorial

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • A quem se destina e quais são as principais finalidades das demonstrações contábeis/financeiras;
  • O que é, como é a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial (BP);
  • O que é, como é a estrutura e como analisar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE/P&L);
  • O que é e como interpretar o Fluxo de Caixa (DFC);
  • Estruturar o preço de venda do livro e elaborar uma apresentação;
  • Conceitos de orçamento e controle de receitas, custos e despesas.

FACILITADORA

Profa. Fernanda Altieri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Controladoria pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Tem experiência de aproximadamente 10 anos na área de controladoria de editoras de edições gerais, didáticos, sistema de ensino e plataforma digital.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernanda-d-67a37333

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas gravadas que os alunos podem assistir no horário que desejarem e quantas vezes quiserem.

CARGA HORÁRIA

16 horas

AULAS

Aula 1

Quem são os interessados nas demonstrações financeiras/contábeis, quais as principais finalidades dessas demonstrações.

Introdução aos conceitos do balanço patrimonial.

Aula 2

Principais análises do balanço patrimonial.

Aula 3

Introdução ao conceito de DRE/P&L.

Aula 4

Principais análises da DRE/P& L.

Aula 5

Introdução ao conceito de Fluxo de Caixa.

Aula 6

Como interpretar/dicas sobre Fluxo de Caixa.

Aula 7

Conceitos de definição de Preço e proposta de um desafio onde o aluno irá se preparar para fazer uma simulação de apresentação de um projeto para o comitê de gestão da editora.

Aula 8

Orçamento, controle de receitas, custos e despesas.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais | EAD ao vivo

O curso Podcasts, Audiolivros e Livros Digitais tem como objetivo central oferecer aos profissionais das áreas editorial, comunicação e outras áreas correlacionadas as informações necessárias para compreender como estão estruturados os novos negócios editoriais dos livros digitais, audiolivros e podcasts e como esses produtos e serviços são produzidos.

Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do mercado editorial, comunicação e da educação, nos dias de hoje, conhecer os novos suportes editoriais digitais, de modo a se atualizar, aproveitar novas oportunidades de negócios e até mesmo migrar para o universo digital.

OBJETIVO

PERMITIR QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:

  • Entender melhor como estão estruturados, do ponto de vista editorial e comercial, os livros digitais, os audiolivros e os podcasts.
  • Compreender como esses novos produtos e serviços editoriais são produzidos e comercializados e como atuar nesses segmentos.
  • Ter uma visão global das oportunidades do mercado editorial digital.
  • Atualizar-se profissionalmente e capacitar-se para atuar nessas áreas.

A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Profissionais das áreas de comunicação e educação
  • Produtores de conteúdo de diversas áreas para o universo digital
  • Interessados em ingressar no mercado editorial no ramo digital

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • O contexto histórico dos livros digitais e audiolivros.
  • Modelos de negócio para conteúdos digitais.
  • E-books: dos cuidados na edição até as escolhas estratégicas.
  • E-book e a autopublicação.
  • Audiolivros: o mercado brasileiro e internacional.
  • O editor e o audiolivro.
  • Marketing de conteúdo e o podcast.
  • Como criar seu podcast: da pauta ao upload.

FACILITADOR

Prof. Fabio Uehara

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e, cerca de 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commercee-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de aquisição de conteúdo da Tocalivros.

Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor. Criou o podcast Lanterna de Papel e é também o apresentador do podcast do PublishNews. É também designer, fotógrafo e criador de booktrailers.

instagram.com/fauehara

youtube.com/fauehara

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 6 meses após o término do curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

20 horas

DATAS E HORÁRIOS

5 encontros de 4 horas cada, sempre aos sábados.

Dias: 7, 14, 21, 28 de agosto e 4 de setembro de 2021.

Horários das aulas: 9:00 às 13:00.

AULAS 

Aula 1 – 07/08/2021

O mercado editorial atual e os formatos digitais

e-book — o contexto histórico e o mercado atual

Aula 2 – 14/08/2021

e-book — a produção e as possibilidades

e-book — o marketing e a autopublicação

Aula 3 – 21/08/2021

O audiolivro — o contexto histórico e o mercado

O audiolivro — e os modelos de negócio e a produção

Aula 4 – 28/08/2021

O audiolivro — as escolhas, os desafios e experimentando

Marketing de Conteúdo e o podcast como ferramenta

Aula 5 – 04/09/2021

podcast — do conceito ao upload

Estudos de casos: Editando, cortando, contando histórias

 

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

Curso Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros – EAD ao Vivo

Com a Profa. Raquel Matsushita

DATAS: Início: 23 de outubro de 2021. Término: 27 de novembro de 2021.

DURAÇÃO: 5 encontros de 3 horas/cada. 15 horas.

Bastidores do Design: Conceitos e Processos para a Criação Visual dos Livros — EAD ao Vivo

A elaboração do design para livros é a soma de escolhas conscientes. Aspectos da construção visual, tais como ritmo, narrativa, ilustração, cores, tipografia, capa e materialidade serão abordados nos encontros.

Conceitos de design serão ilustrados a partir dos bastidores do processo de criação dos livros.

Os encontros também abordarão a relação entre designers e ilustradores com escritores e editores e discutirão caminhos para inserção de jovens designers no mercado.

Este curso on-line e ao vivo, com 15 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental aos designers, editores, escritores, ilustradores, mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros e demais profissionais da cadeia editorial ampliar o olhar para a leitura de um livro, aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

DURAÇÃO: 5 encontros de 3 horas cada. Total de 15 horas.

DIAS: 23/10, 30/10, 6/11, 13/11 e 27/11. Sempre aos sábados.

HORÁRIO: 10h às 13h.

METODOLOGIA: Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.
Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

SOBRE O CURSO

OBJETIVOS

  • Ampliar o olhar para a leitura de um livro.
  • Aprofundar camadas de leitura e considerar a materialidade e o design como potências narrativas.

A QUEM SE DESTINA

  • Designers
  • Autores (de texto e de imagem)
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Livreiros
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Abordagem do livro desde a concepção do projeto gráfico até o fechamento, passando pelo desenho do espelho (mapa), escolhas conscientes para a composição visual (formato, tipografia, paleta de cores, papel etc.) e a construção do design como fio condutor de uma narrativa em consonância com o texto e a ilustração (se houver).
  • História dos movimentos artísticos para contextualizar o papel do design como responsabilidade política.
  • Explorar as oportunidades que a materialidade do livro nos oferece. Escolha das especificações técnicas considerando a potencialidade do livro como objeto tridimensional.
  • Tipografia e cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa. Da origem da escrita à evolução do desenho tipográfico. Estudo das cores em suas dimensões, classificação, relatividade e escalas de cores.
  • A relação entre o texto, a ilustração e o design: em busca de uma conversa produtiva entre designers, ilustradores, escritores e editores.
  • A inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

FACILITADORA

Raquel Matsushita é designer gráfica, ilustradora e escritora. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de Design Gráfico, Cor e Tipografia na School of Visual Arts (NY). Trabalhou nas editoras Abril e Globo. Premiada com dois Jabutis; Image of the Book 2020 e 2021 (Bologna Book Fair); Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; entre outros.

Escreveu os livros Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora); Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e sete livros para infância, entre outros que ilustrou.

CARGA HORÁRIA

15 horas. Sábados das 10h às 13h.

AULA 1

O ritmo dá o tom

Desenho do espelho: mapa estrutural, fundação da casa.

Composição: razão áurea, direção do olhar (contraste de tamanho, espaço, cor, tipográfico), margens/mancha de texto, alinhamentos, escolha tipográfica. Ilustração e design na composição como fio condutores de narrativa.

AULA 2

Todo design é político

O design como ferramenta para reforçar conceitos (ou preconceitos) na sociedade. Todo projeto está conectado com valores e conceitos ideológicos e o designer é responsável por isso.

História dos movimentos artísticos: arts and crafts, art noveau, artes plásticas, construtivismo russo, the stijl, bauhaus, art déco, styling, modernismo e pós-modernismo, design contemporâneo.

AULA 3

Exploração da materialidade

A estrutura do objeto-livro como possibilidade narrativa. Especificações técnicas (papel, acabamento, formato etc.), tipos de reprodução.

Pensamentos e conceitos por trás da criação de capas.

AULA 4

O valor dos tipos e das cores

A escolha tipográfica e a criação da paleta de cores como ferramentas de construção da linguagem e da narrativa.

Tipografia: origem da escrita, evolução do desenho tipográfico, classificação dos tipos. Cores: dimensões, classificação (roda de cores), relatividade, escalas de cores.

AULA 5

Relacionamento com a cadeia editorial e inserção no mercado

Relação entre designers e ilustradores com escritores e editores.

Caminhos para inserção de jovens designers e ilustradores no mercado editorial.

Fechamento do curso com bate-papo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um Design consciente. Musa Editora.

* Uma Bibliografia completa será disponibilizada aos alunos.

***INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 18 de outubro de 2021
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Curso Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso | EAD

O CURSO E SEUS OBJETIVOS

Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que é e como é possível começar a escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso — o que contempla, a escolha do tema, a definição dos objetivos e a escrita da justificativa.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama atual dos tipos e modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso, que variam de acordo com a Titulação oferecida, evidenciar suas particularidades, bem como elucidar sobre o papel do orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no processo.

Abordará, também a questão da padronização e das formalidades que envolvem a conclusão dos diferentes tipos de cursos.

O curso tem duração de 12 horas, nas quais o aluno vai, além de aproveitar os conceitos, ter a oportunidade de montar um esboço do seu TCC a partir de um template.

A QUEM SE DESTINA

  • Estudantes de pós graduação em preparação para a elaboração do TCC.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

– Qual é a função do TCC.

– Quais são os tipos de Trabalho de Conclusão de Curso exigidos no Brasil.

– As novas modalidades de apresentação.

– Partes do TCC.

– Estratégias para a definição dos objetivos e escrita da justificativa.

– O orientador de TCC e seu papel.

– Tipos de padronização.

– Dicas de padronização ABNT.

– Diferentes formalidades de apresentação de TCC.

SOBRE AS FACILITADORAS

Profa. Mariana Milani

Psicologia UNIP, MBA em Gestão de Pessoas BSP.

Especialização em Psicologia Positiva PUCRS, Psicologia Jurídica PUC SP e em Neuropsicologia da Memória EINSTEIN.

Gestão de Projetos FGV, Gestão Ágil de Projetos Alura.

Gestão da Inovação BSP, Design Thinking BSP.

Certificada em Assessment TTI Success Insights (DISC, QE, MOTIVADORES, COMPETÊNCIAS e AXIOLOGIA).

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Consultora e Docente em Processos Editoriais e Gestão de Pessoas. Atuou em produção editorial impressa e digital nas editoras Atual e FTD. Especializada em Gestão de Pessoas e em Tecnologia Educacional desde 1993. Professora desde 1985.

Profa. Izabel Castilho

Graduada em Pedagogia — Gestão Escolar e Pós graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS.

PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental — Mediação Pedagógica de Reuven Feuerstein — SENAC-SP.

Prática Pedagógica para cursos Estruturados com base em Competências desde 1993 — SENAI-SP.

Sócia da Prólogo Academy — Desenvolvimento Humano Saudável e Pleno. Coordenadora Pedagógica no SENAI — Artes Gráficas. É especializada em Gestão Escolar — Ensino Fundamental. Consultora pedagógica em Tecnologia Aplicada à Educação. É docente no Ensino Superior em Tecnologia Aplicada à Educação.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.

Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS E HORÁRIOS

De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2020 (segundas-feiras).

Horário das aulas: 19h às 21h.

Aula 1 – 09/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: tipos. Panorama atual.

Aula 2 – 16/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 3 – 23/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: Estrutura.

Aula 4 – 30/11/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 5 – 07/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que deve constar.

Aula 6 – 14/12/2020

TCC — Metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso. Monografia: o que não pode faltar.

CARGA HORÁRIA

12 horas

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 31 de outubro de 2020
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