Curso Formação de Editor de Didáticos e Sistema de Ensino- EAD ao Vivo

  • Data

    Agosto de 2019

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso Formação de Editor de Didáticos e Sistema de Ensino- EAD ao Vivo

CURSO:
Curso de Formação de Editor de Didáticos e Sistemas e Ensino – EAD ao Vivo

INÍCIO DAS AULAS:
20 de agosto de 2019

HORÁRIO:
Das 19h às 21h20

CARGA HORÁRIA:
64 horas

CARGA HORÁRIA:
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. O link de acesso ao curso será enviado ao e-mail cadastrado. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 ORIENTAÇÃO

Na hipótese de não se alcançar o quórum mínimo para a realização do curso/programa, a Casa Educação poderá rescindir o contrato e restituir integralmente as parcelas já pagas ou remanejar o curso/programa para novas datas existentes, a critério do aluno

 SOBRE O CURSO

Curso rápido com aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término

 PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam atuar ou se especializar na carreira editorial de livros didáticos e sistema de ensino. Profissionais que atuam em jornais, revistas e produção de conteúdo para sites e ambientes virtuais de aprendizagem. Produtores editoriais, produtores culturais, designers, pedagogos, professores, bibliotecários, jornalistas e público em geral que atuam ou tem interesse em atuar na produção de livros didáticos ou sistema de ensino.

 OBJETIVO

Formar profissionais para atuar na área de produção editorial de didáticos e sistema de ensino. Preparando profissionais para o desenvolvimento de negócios sustentáveis economicamente e que causem impacto cultural na sociedade.
Objetiva também sanar parte da carência de profissionais especializados para atuarem nesta área.

 O QUE É O CURSO

Programa de formação rápida com a finalidade de transformar sua carreira diante dos novos rumos da educação brasileira e a necessidade de edição de novos materiais didáticos.

 CONTEÚDO

História do livro e da edição

A escrita, o papel e o livro. História do livro, a natureza do livro, conceitos de edição.

Editoração de Livro Didático e Sistema de Ensino

A história do livro didático e sistema de ensino no Brasil. Conceitos de editoração do projeto e edição. A função do livro didático e dos sistemas de ensino ao longo do tempo. Mercado brasileiro de livros didáticos e sistemas de ensino.

Análise Setorial – Educação

Principais tendências da educação. Tendências das escolas particulares no Brasil.
Conceitos da evolução do livro didático em programas governamentais. Participação das editoras no Programa do PNLD. Processos globais vinculados à política e economia do livro didático. Escolha do livro didático no programa do PNLD.

Segmentação de mercado para livros didáticos e sistema de ensino

Marketing e o valor para o cliente. Conceitos de mercado, público-alvo e segmentação mercadológica. Pesquisa e análise mercadológica. Bases para
segmentação de mercado. Diferenciação mercadológica. Posicionamento mercadológico. Produto e Preço.

A legislação educacional vigente

Conceitos principais que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a transposição para produção de livros didáticos e sistema de ensino. Compreender a aplicação dos dispositivos legais da LDB, do Plano Nacional de Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da BNCC e da legislação educacional complementar a respeito da Educação Básica e seus impactos na produção de
materiais didáticos.

Planejamento da obra: livro didático

Elaboração do planejamento da obra: autoria, seções, metodologia, Autor apresenta. Editora convida Autor. Autor e Editora desenvolvem juntos. Fundamentos teóricos. Concepção de aprendizagem, de ensino, de área, proposta metodológica, didático pedagógica. Proposta pedagógica. Objetivos. Conteúdos por volume. Estrutura do LA e MP (seções e suas funções). Linguagem (texto, comando, vinheta…). Abordagem (introduz conteúdo a partir
de situação problematizadora? Apresenta as informações prontas?)
Características do texto. Número de páginas por volume. Aspectos inovadores (LA e MP).
Aspectos que o diferenciam e o aproximam da concorrência (LA e MP). Identificação dos concorrentes diretos. Público-alvo. Expectativa comercial, editorial e dos autores. Previsão de tempo para execução. Informações sobre experiência profissional dos autores.

P&L – Coleção de livros didáticos

Profit and Loss statement (P&L): O que é, como funciona, como ler e avaliar um P&L, a importância do P&L no planejamento dos livros didáticos, Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de caixa. Orçamento de capital.

P&L – Os Processos Editoriais

Apresentação do fluxo de produção editorial e função de cada etapa.

Gestão de Projetos

Fundamentos em gestão de projetos editoriais: objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento). Processos da gestão de projetos. Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo. Gerenciamentos dos custos. Gerenciamento de recursos humanos internos e externos. Viabilidade de projetos, gerenciamento de riscos.
Planejamento e acompanhamento de produção editorial, utilizando uma ferramenta de mercado que auxiliará no escopo técnico, no tempo e no custo, além da construção de relatórios de acompanhamento.

Projeto Gráfico

Briefing e encomenda. Analise e aprovação. Edição de arte e aspectos de Composição. Processos gráficos e Fechamento do arquivo. Produção gráfica e
Gerenciamento de arquivos.

Originais – Planejamento, encomenda e avaliação

Fundamentos teóricos. Proposta didático para áreas. Orientações para avaliação. Estrutura da coleção. Unidade Modelo – Orientações para uso do livro e das atividades. Unidade Modelo – Resolução das atividades. Indicações Bibliográficas.
Cronograma com estimativa de entregas dos originais.

Edição de Livros Didáticos e Sistema de Ensino – Produto e Serviços

Edição de livros didáticos e sistema de ensino. Gestão do projeto. Acompanhamento de todas as etapas. Relacionamentos com autores e demais integrantes do projeto

Ilustrações

Pautas iconográficas. Encomendas aos ilustradores. Processo de aprovação.
Contratos.

Soluções Digitais

Características do livro digital, plataformas, APPs, Leitores, a transformação de um livro físico em um livro digital, ePub, cc, Ferramentas de criação. Edição. Controle de qualidade. Padrões do mercado. Utilização em diversos devices: tablet, e-readers, mobile, computador

Direito autoral e Iconografia

Pautas iconográficas. Pesquisa. Aquisição. Negociação com detentores de direitos. Negociação com banco de imagens. Antecipação de pauta. Direito autoral relacionados a terceiros.

Livro Universal e LBI

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Livro Digital Acessível. EPUB 3.0.1. DOCX. Normas do IDPF – International Digital Publishing Forum, ou das normas ISO/IEC TS 30135. Braille. Libras.

  • Data

    Agosto de 2019

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações