Curso de Formação de Editor de Livros – EAD ao Vivo

  • Data

    26 de junho de 2019

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

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Curso de Formação de Editor de Livros – EAD ao Vivo

 SOBRE O CURSO

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online. Um facilitador transmite as perguntas e interações em tempo real.

Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, até 30 dias após o término do Curso.

 DISCIPLINAS

PRODUÇÃO EDITORIAL

As etapas da produção de um livro, desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado.

O que você vai ver:

– As etapas de produção do livro
– As tarefas de decisão, intervenção no texto e trabalho editorial;
– Seleção e acompanhamento dos profissionais freelancers;
– Problemas recorrentes e estratégias para manter a qualidade dentro do prazo

 

PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS

O objetivo desta disciplina é apresentar um panorama do mercado editorial, tendências e perspectivas.

O que você vai ver:

– Panorama do mercado de livros digitais
– Questões de produção digital
– Tendências e perspectivas

 

DESIGN EDITORIAL

A disciplina foca em demonstrar a real importância do Design Editorial e sua contribuição para o sucesso de uma publicação, mostrando ao aluno como conduzir um projeto visual do livro – capa e miolo – para chegar aos melhores resultados.

O que você vai ver:
– A importância estratégica do designer editorial
– As funções de uma capa de livro e sua real importância editorial e comercial
– Como elaborar um briefing eficiente para criar uma capa de livro
– Dois cases de criação de capas de livro passo-a-passo
– As diferenças de abordagem entre o projeto visual da capa e do miolo do livro.

 

COMO LAÇAR E LANÇAR BEST-SELLERS

O curso divide-se nos blocos “como laçar um best-seller” e “como lançar um best-seller”. No primeiro, conceitua-se o que é um bestseller e quais são as maneiras mais eficientes de identificar um grande sucesso editorial. No segundo, trata-se das estratégias para desenvolver e lançar um livro vencedor.

O que você vai ver:
– A história dos best-sellers: o que é um bestseller, quando se cria este conceito, sua evolução em diferentes países e momentos, o papel das listas de mais vendidos
– Como se mede o sucesso de um livro: a teoria geral da relatividade do best-seller
– Os pilares do jogo do best-seller: informação, abertura, análise e criatividade
– O papel dos scouts, feiras internacionais de livros, publicações estrangeiras e sistemas como Nielsen BookScan e GFK
– As armadilhas na importação de best-sellers (o fenômeno “lost in translation” e a importância do timing)
– Outra volta no parafuso: a dinâmica pendular dos best-sellers
– Os processos de negociação de um livro de sucesso: como organizar uma oferta e um plano de marketing
– A criação, do zero, de um livro vencedor
– A edição de um sucesso: o poder do título, a capa, o preço, a formatação, os aparatos
– Quando lançar um best-seller (e como)
– Como surfar na própria onda (e esticar um projeto vencedor) e como pegar a marola dos vizinhos
– Funcionamento das listas de mais vendidos e seus efeitos

 

COMO GERENCIAR A CARREIRA DE UM AUTOR

O processo de relacionamento com autores.

O que você vai ver:
– Autores
– Pilares para uma editora de qualidade
– Relacionamento
– Proposal
 

FINANÇAS

Como estabelecer o preço de venda. Conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e como avaliar a rentabilidade e risco de um projeto.

O que você vai ver:
– Modelo de formação de preço
– Preço

 

ADMINISTRAÇÃO DE EDITORAS

Os pontos mais importantes para administrar uma editora. A elaboração da estratégia, o planejamento editorial e os indicadores essenciais para acompanhar a performance de uma editora.

O que você vai ver:
– O ecossistema do mercado editorial
– Os 3Cs do mercado: Comprometimento, Consistência e Credibilidade
– A definição do nicho editorial
– Elaboração da estratégia e da cadeia de valor
– Planejamento editorial
– Estrutura de custo lean
– Indicadores de desempenho
– Orçamento

 

VENDAS

Como fazer para que o livro chegue ao cliente fi nal. Quais são as principais técnicas comerciais, condições comerciais vigentes e os mais importantes clientes. Como funciona a cadeia de distribuição e fatores críticos para o sucesso.

O que você vai ver:
– O panorama da venda de livros no Brasil
– O perfil do livreiro e das livrarias
– A cadeia de distribuição
– Prazos de pagamento e descontos comerciais praticados
– Principais players
– Pontos de venda alternativos
– Consignação x venda com direito a devolução
– Marketing no ponto de venda
– Negociação com compradores
– Estratégias comerciais para alavancar a venda de um livro

 

MARKETING DIGITAL

Com base nos principais conceitos de marketing, o objetivo da disciplina é capacitar os participantes a elaborar um planejamento estratégico de marketing digital eficaz, podendo ser facilmente executado e mensurado, levando em consideração a estratégia da editora.

O que você vai ver:
– O passo a passo para elaboração de um plano de marketing digital
– Como ir da estratégia para o plano tático, garantindo uma boa gestão
– Como definir KPIs e coletar dados
– Como analisar e otimizar investimentos

 

DIREITOS AUTORAIS

As principais leis que regulamentam os direitos autorais no Brasil. Como gerenciar os contratos de cessão, como são realizadas as apurações para pagamento ao autor e agentes literários, as principais regras que compõe um contrato de direitos autorais.

O que você vai ver:
– Introdução ao direito autoral e legislação vigente
– Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual
– Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo
– Cálculo de apuração de direitos autorais
– Pagamentos de remessas internacionais
– Objetos da produção editorial que envolvem cessão de direitos

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EDITORIAL

Como planejar e acompanhar a produção editorial para auxilio no escopo técnico, na administração de prazos, no gerenciamento de custos e na elaboração de relatórios de acompanhamento de produção.

O que você vai ver:
– Harmonização de tarefas e funções de produção editorial
– Cronograma básico

 

EDIÇÃO DE TEXTOS

Entre o texto que o autor entrega para a editora e aquele que é, efetivamente, publicado, há um longo processo de trabalho – geralmente desconhecido do leitor – que é a ediçãl de texto. Vários tipos de profi ssionais são envolvidos nesse processo: o editor, o revisor de tradução, o preparador, o revisor de provas, o indexador

Mas cabem algumas questões:
– Se o texto é autoral, por que é necessária essa fase de edição?
– Até onde se pode alterar o texto do autor, ou seja, quais são os limites dessas intervenções?
– Quais as tarefas de responsabilidade desses profissionais do texto?

São essas questões que iremos discutir, esclarecendo qual o papel de cada profi ssional e a relevância do seu trabalho para a qualidade da obra publicada.

 

EDIÇÃO DE LIVROS HOJE E PERSPECTIVAS FUTURAS

A função essencial da edição de livros; as transformações por que passa o mercado editorial; os cuidados necessários para acompanhar as mudanças e para evitar os problemas e os confl itos que podem decorrer da falta de percepção das transformações.

EMPREENDEDORES DE SUCESSO:
Com convidado

Apresentar um Case de inovação no Mercado Editorial

 

DIREITOS AUTORAIS: LICENCIAMENTO

Licenciamento de Conteúdo de Terceiros na Prática. As novas questões, como extração de dados no ato da leitura e acessibilidade, principalmente de deficientes, à vista da nova lei..

O que você vai ver:
– Práticas do mercado editorial para pesquisa e licenciamento de imagens (fotografias, obras de arte, charges e quadrinhos)
– Triagem de textos de terceiros – conteúdos que devem ser licenciados e os que podem ser liberados sem autorização prévia
– Fontes para pesquisas de imagens
– Custos dos licenciamentos
– Ferramentas (softwares) para organização e controle de pesquisas e licenciamentos
– Pesquisas de materiais em creative commons, fontes e alertas
– Exemplos de contratos utilizados

Apresentar um Case de inovação no Mercado Editorial

 

MERCADO INTERNACIONAL

Histórico e panorama do mercado internacional do livro. Funções dos agentes literários e scouts. Prospecção e análise de catálogos e de compatibilidades de interesses editoriais internacionais e nacionais. Elaboração.

O que você vai ver:
– Contratos nacionais
– Contratos internacionais
– Feiras internacionais

 

CONCEITOS DE PROJETO EDITORIAL

Como a construção do projeto editorial influência na construção da identidade da editora, contemplando toda a cadeia de produção editorial, com foco em um produto.

O que você vai ver:
– O projeto editorial
– O mercado editorial: grandes e pequenas Editoras
– O self-publishing e o livro digital
– Bases para a definição da linha editorial
– Definições de funções internas e externas

  • Data

    26 de junho de 2019

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