Curso de Formação de Editor de Livros – EAD ao Vivo

  • Data

    junho de 2019

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso de Formação de Editor de Livros – EAD ao Vivo

 SOBRE O CURSO

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas à distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat.
As aulas fi carão disponíveis por um mês após o término.

 DISCIPLINAS

PRODUÇÃO EDITORIAL

As etapas da produção de um livro, desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado.

O que você vai ver:

– As etapas de produção do livro
– As tarefas de decisão, intervenção no texto e trabalho editorial;
– Seleção e acompanhamento dos profissionais freelancers;
– Problemas recorrentes e estratégias para manter a qualidade dentro do prazo

 

PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS

O objetivo desta disciplina é apresentar um panorama do mercado editorial, tendências e perspectivas.

O que você vai ver:

– Panorama do mercado de livros digitais
– Questões de produção digital
– Tendências e perspectivas

 

DESIGN EDITORIAL

A disciplina foca em demonstrar a real importância do Design Editorial e sua contribuição para o sucesso de uma publicação, mostrando ao aluno como conduzir um projeto visual do livro – capa e miolo – para chegar aos melhores resultados.

O que você vai ver:
– A importância estratégica do designer editorial
– As funções de uma capa de livro e sua real importância editorial e comercial
– Como elaborar um briefing eficiente para criar uma capa de livro
– Dois cases de criação de capas de livro passo-a-passo
– As diferenças de abordagem entre o projeto visual da capa e do miolo do livro.

 

COMO LAÇAR E LANÇAR BEST-SELLERS

O curso divide-se nos blocos “como laçar um best-seller” e “como lançar um best-seller”. No primeiro, conceitua-se o que é um bestseller e quais são as maneiras mais eficientes de identificar um grande sucesso editorial. No segundo, trata-se das estratégias para desenvolver e lançar um livro vencedor.

O que você vai ver:
– A história dos best-sellers: o que é um bestseller, quando se cria este conceito, sua evolução em diferentes países e momentos, o papel das listas de mais vendidos
– Como se mede o sucesso de um livro: a teoria geral da relatividade do best-seller
– Os pilares do jogo do best-seller: informação, abertura, análise e criatividade
– O papel dos scouts, feiras internacionais de livros, publicações estrangeiras e sistemas como Nielsen BookScan e GFK
– As armadilhas na importação de best-sellers (o fenômeno “lost in translation” e a importância do timing)
– Outra volta no parafuso: a dinâmica pendular dos best-sellers
– Os processos de negociação de um livro de sucesso: como organizar uma oferta e um plano de marketing
– A criação, do zero, de um livro vencedor
– A edição de um sucesso: o poder do título, a capa, o preço, a formatação, os aparatos
– Quando lançar um best-seller (e como)
– Como surfar na própria onda (e esticar um projeto vencedor) e como pegar a marola dos vizinhos
– Funcionamento das listas de mais vendidos e seus efeitos

 

COMO GERENCIAR A CARREIRA DE UM AUTOR

O processo de relacionamento com autores.

O que você vai ver:
– Autores
– Pilares para uma editora de qualidade
– Relacionamento
– Proposal
 

FINANÇAS

Como estabelecer o preço de venda. Conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e como avaliar a rentabilidade e risco de um projeto.

O que você vai ver:
– Modelo de formação de preço
– Preço

 

ADMINISTRAÇÃO DE EDITORAS

Os pontos mais importantes para administrar uma editora. A elaboração da estratégia, o planejamento editorial e os indicadores essenciais para acompanhar a performance de uma editora.

O que você vai ver:
– O ecossistema do mercado editorial
– Os 3Cs do mercado: Comprometimento, Consistência e Credibilidade
– A definição do nicho editorial
– Elaboração da estratégia e da cadeia de valor
– Planejamento editorial
– Estrutura de custo lean
– Indicadores de desempenho
– Orçamento

 

VENDAS

Como fazer para que o livro chegue ao cliente fi nal. Quais são as principais técnicas comerciais, condições comerciais vigentes e os mais importantes clientes. Como funciona a cadeia de distribuição e fatores críticos para o sucesso.

O que você vai ver:
– O panorama da venda de livros no Brasil
– O perfil do livreiro e das livrarias
– A cadeia de distribuição
– Prazos de pagamento e descontos comerciais praticados
– Principais players
– Pontos de venda alternativos
– Consignação x venda com direito a devolução
– Marketing no ponto de venda
– Negociação com compradores
– Estratégias comerciais para alavancar a venda de um livro

 

MARKETING DIGITAL

Com base nos principais conceitos de marketing, o objetivo da disciplina é capacitar os participantes a elaborar um planejamento estratégico de marketing digital eficaz, podendo ser facilmente executado e mensurado, levando em consideração a estratégia da editora.

O que você vai ver:
– O passo a passo para elaboração de um plano de marketing digital
– Como ir da estratégia para o plano tático, garantindo uma boa gestão
– Como definir KPIs e coletar dados
– Como analisar e otimizar investimentos

 

DIREITOS AUTORAIS

As principais leis que regulamentam os direitos autorais no Brasil. Como gerenciar os contratos de cessão, como são realizadas as apurações para pagamento ao autor e agentes literários, as principais regras que compõe um contrato de direitos autorais.

O que você vai ver:
– Introdução ao direito autoral e legislação vigente
– Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual
– Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo
– Cálculo de apuração de direitos autorais
– Pagamentos de remessas internacionais
– Objetos da produção editorial que envolvem cessão de direitos

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EDITORIAL

Como planejar e acompanhar a produção editorial para auxilio no escopo técnico, na administração de prazos, no gerenciamento de custos e na elaboração de relatórios de acompanhamento de produção.

O que você vai ver:
– Harmonização de tarefas e funções de produção editorial
– Cronograma básico

 

EDIÇÃO DE TEXTOS

Entre o texto que o autor entrega para a editora e aquele que é, efetivamente, publicado, há um longo processo de trabalho – geralmente desconhecido do leitor – que é a ediçãl de texto. Vários tipos de profi ssionais são envolvidos nesse processo: o editor, o revisor de tradução, o preparador, o revisor de provas, o indexador

Mas cabem algumas questões:
– Se o texto é autoral, por que é necessária essa fase de edição?
– Até onde se pode alterar o texto do autor, ou seja, quais são os limites dessas intervenções?
– Quais as tarefas de responsabilidade desses profissionais do texto?

São essas questões que iremos discutir, esclarecendo qual o papel de cada profi ssional e a relevância do seu trabalho para a qualidade da obra publicada.

 

EDIÇÃO DE LIVROS HOJE E PERSPECTIVAS FUTURAS

A função essencial da edição de livros; as transformações por que passa o mercado editorial; os cuidados necessários para acompanhar as mudanças e para evitar os problemas e os confl itos que podem decorrer da falta de percepção das transformações.

EMPREENDEDORES DE SUCESSO:
Com convidado

Apresentar um Case de inovação no Mercado Editorial

 

DIREITOS AUTORAIS: LICENCIAMENTO

Licenciamento de Conteúdo de Terceiros na Prática. As novas questões, como extração de dados no ato da leitura e acessibilidade, principalmente de deficientes, à vista da nova lei..

O que você vai ver:
– Práticas do mercado editorial para pesquisa e licenciamento de imagens (fotografias, obras de arte, charges e quadrinhos)
– Triagem de textos de terceiros – conteúdos que devem ser licenciados e os que podem ser liberados sem autorização prévia
– Fontes para pesquisas de imagens
– Custos dos licenciamentos
– Ferramentas (softwares) para organização e controle de pesquisas e licenciamentos
– Pesquisas de materiais em creative commons, fontes e alertas
– Exemplos de contratos utilizados

Apresentar um Case de inovação no Mercado Editorial

 

MERCADO INTERNACIONAL

Histórico e panorama do mercado internacional do livro. Funções dos agentes literários e scouts. Prospecção e análise de catálogos e de compatibilidades de interesses editoriais internacionais e nacionais. Elaboração.

O que você vai ver:
– Contratos nacionais
– Contratos internacionais
– Feiras internacionais

 

CONCEITOS DE PROJETO EDITORIAL

Como a construção do projeto editorial influência na construção da identidade da editora, contemplando toda a cadeia de produção editorial, com foco em um produto.

O que você vai ver:
– O projeto editorial
– O mercado editorial: grandes e pequenas Editoras
– O self-publishing e o livro digital
– Bases para a definição da linha editorial
– Definições de funções internas e externas

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    junho de 2019

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