Habilidades de comunicação e expressão indispensáveis aos profissionais de startups

As habilidades de comunicação e expressão são indispensáveis aos profissionais que almejam se destacar em qualquer ramo de atuação. Isso não é novidade. Os ruídos nos processos comunicacionais estão entre os principais fatores responsáveis por falhas críticas que poderiam ser evitadas na rotina das empresas.

Prova disso apareceu em uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI) e divulgada pela Revista Exame, em 2017. O levantamento indicou que, para 76% de um total de 300 grandes empresas, as falhas de comunicação no ambiente de trabalho são o principal motivo de fracasso em diferentes atividades corporativas.

A questão se faz ainda mais urgente no contexto das startups, companhias que prezam pela inovação constante e pela velocidade na atualização de produtos e serviços. No cenário em que essas empresas estão inseridas, a habilidade de comunicação é uma necessidade primordial.

Por isso, nesta matéria, reunimos alguns insights sobre como você pode melhorar suas aptidões de comunicação com foco no mercado atual.

Habilidades de comunicação e expressão

Como desenvolver habilidades de comunicação e expressão?

Observe, abaixo, quatro estratégias interessantes para que você comunique melhor suas ideias em um ambiente de trabalho inovador:

1) Treine sua capacidade de ouvir

Pode até parecer paradoxal, mas uma das habilidades de comunicação que poucos profissionais dominam atualmente é a capacidade de ouvir o outro. Procure escutar as opiniões de seus líderes e colegas sem julgamentos e com atenção, ainda que você não concorde com tudo o que dizem.

Ao escutar, de fato, o que o seu gestor ou cliente diz, você poderá ser realmente assertivo na hora de responder e expor seu ponto de vista.

2) Mantenha a calma na hora de falar e utilize pausas

Muitas vezes, nos atrapalhamos na tentativa de traduzir em palavras o que pensamos. Portanto, tenha calma. Reflita antes de falar e procure, sempre, respirar e fazer pausas para que consiga se expressar bem – especialmente nos momentos de estresse ou tensão.

3) Estruture sua comunicação com foco

Antes de verbalizar algo, reflita: qual é, verdadeiramente, a mensagem que eu desejo transmitir? Qual é o objetivo dessa conversa? Assim, você poderá escolher as melhores palavras para traduzir o que você deseja comunicar.

4) Parafraseie e certifique-se de que transmitiu a mensagem com clareza

Uma boa comunicação só funciona quando o outro realmente compreende o que você quis dizer com determinada mensagem. Por isso, se for necessário, utilize analogias ou parafraseie sua ideia com exemplos, certificando-se de que você realmente foi claro.

Reflexos do desenvolvimento das habilidades de comunicação

Há quem se engane por imaginar que, como as startups são empresas comumente focadas em tecnologia, as habilidades de comunicação podem ficar em segundo plano. No entanto, é justamente pelas mudanças constantes pelas quais o mercado passa que comunicar-se com assertividade é indispensável aos profissionais que atuam nesse formato de negócio.

Para que projetos de tecnologia saiam do papel, são necessárias equipes. Para que equipes sejam bem sucedidas na implementação de projetos, a comunicação é a base. Ao treinar as aptidões que mencionamos nesta matéria, você provavelmente perceberá que:

  • Haverá menos ruído entre as tarefas compartilhadas entre você e seus colegas, contribuindo para um fluxo de trabalho eficiente, com menor necessidade de retrabalho.
  • A relação entre você e seus colegas será mais tranquila e prazerosa.
  • O fluxo de trabalho pautado por uma comunicação clara e transparente irá gerar melhores resultados na entrega de projetos e, consequentemente, no nível de satisfação do seu cliente.
  • Suas ideias vão ser validadas com mais frequência e você se tornará um colaborador verdadeiramente capaz de contribuir para o sucesso da empresa onde atua.

Então, o que achou dos insights desta matéria? Se você gostou, aproveite para compartilhar com seus colegas nas redes sociais.

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