Programa Clínica de Liderança – Harvard Business Review Brasil

  • Data

    21 e 28 de novembro

  • Duração

    16 horas

  • Investimento

    Entre em contato

Programa Clínica de Liderança – Harvard Business Review Brasil

 SOBRE O PROGRAMA

Este programa convida profissionais que exercem papéis de liderança a embarcar em uma experiência de conhecimento inovadora baseada nos conceitos da Psicanálise a fim de lidar com um cenário competitivo em constante transformação.

Serão desconstruídas certas idealizações sobre motivação de times que deixam de considerar aspectos da mente não inteiramente acessíveis ao nosso sistema consciente. Pensamento mágico, mente de grupo, projeção, narcisismo e princípio de prazer são alguns dos atributos de processos que estão por trás de decisões que nem sempre trazem os melhores resultados.

Por outro lado, apresentaremos noções como o desejo, o princípio de realidade, a autodeterminação e a tolerância à frustração que, se bem contextualizadas, podem transformar a maneira como os participantes olham e agem com suas equipes.

Ao aprender a navegar pelas relações de influência e poder inconscientes que regem parte do trabalho com times, o participante estará mais preparado para extrair resultados extraordinários não apenas das pessoas, com as pessoas e pelas pessoas, mas principalmente de si mesmo.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

INCLUI GRATUITAMENTE 3 MESES DE ASSINATURA DIGITAL DA REVISTA HARVARD BUSINESS REVIEW BRASIL

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Ao participar deste programa, você aprenderá:

  • Porque apelar à conscientização das pessoas não é suficiente para acelerar de maneira sustentável os processos de mudança;
  • Como a atribuição de significado às tarefas, projetos e iniciativas pode instigar doses extras de motivação a projetos que dependam de colaboração e compartilhamento;
  • Quais são e como utilizar as três competências que um líder com olhar clínico precisa dispor para levar as pessoas a não desviarem de suas metas e propósitos diante das inúmeras e inevitáveis adversidades impostas pelo ambiente volátil, incerto e complexo em que vivemos: pensamento sistêmico, capacidade relacional e comportamento autoral;
  • Como identificar e desenvolver em si mesmo essas competências e como fazê-las ecoar por toda a organização por meio de ferramentas e iniciativas práticas para o dia a dia.

1o. Encontro
MÓDULO I – PORQUE UMA CLÍNICA CORPORATIVA

  • Pressão por impacto no ecossistema
  • Reestruturação contínua: o novo normal
  • Porque 7 em cada 10 tentativas de mudança fracassam
  • De comandar e controlar para colaborar e cocriar
  • Desafio oculto: todas as empresas são familiares

2o. Encontro
MÓDULO II – MOTIVAÇÕES INCONSCIENTES
Condições para produzir colaboração entre membros de uma equipe:

  • Valor, confiança
  • Segurança psicológica
  • Realidade psíquica: “Se dá para nomear, dá para gerenciar”
  • Narrativas convergentes = comportamentos convergentes
  • Competências do olhar clínico

3o. Encontro
 MÓDULO III – DESENVOLVIMENTO DO OLHAR CLÍNICO I
Recursos, ferramentas e práticas para construir cultura colaborativa:

  • Projetos colaborativos
  • Matriz, conexões culturais
  • Adversidades contraculturais
  • Exemplos da clínica corporativa
  • Exemplos dos participantes

4o. Encontro
MÓDULO IV – DESENVOLVIMENTO DO OLHAR CLÍNICO II

  • Recursos para lidar com as adversidades
  • Formato e papéis para reuniões colaborativas
  • Exemplos da clínica corporativa
  • Exemplos dos participantes
  • Discussões finais
PÚBLICO-ALVO

CEOs, diretores, executivos  seniores, empreendedores, empresários e profissionais liberais que dependem do desempenho e da colaboração entre equipes e áreas para implementar mudanças.

SOBRE O FACILITADOR

HAMILTON FREDIANI DE FARIA CORRÊA – É sócio-fundador da Empíria, administrador de empresas pela Universidade Mackenzie, especialista em Comunicação e Marketing pela ESPM, especialista em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas e psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, onde atua como professor do curso de formação em Psicanálise.

Foi estrategista de marca, Comunicação, relacionamento e transformação de cultura organizacional para empresas como: GE Healthcare, Warner Bros. (divisão cinema), Nestlé, Danone, Grupo Camargo Corrêa, Sadia, Philips, Unilever, Vivo, Livraria Cultura, Cremer, Emerson Fittipaldi, entre outras.

 DATAS E HORÁRIOS
21 e 28 de novembro
05 e 12 de dezembro
Das 19h ás 23h
INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

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Celular *

  • Data

    21 e 28 de novembro

  • Duração

    16 horas

  • Investimento

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