Programa Management 4.0

 SOBRE O PROGRAMA

O Management 1.0 construiu nosso mundo nos últimos 100 anos, mas tornou-se obsoleto com sua estrutura em pirâmide onde apenas um toma decisões e a base executa.

Seu sucessor, o modelo de Management 2.0, não resolveu os problemas centrais pois manteve a inadequada estrutura centralizada e hierarquizada.

O Management 3.0 é a resposta para nosso tempo, aplicável à organizações complexas. E vem ganhando cada vez mais espaço por se tratar de uma forma de pensar novos formatos da organização e do ambiente de trabalho. O Management 3.0, criado pelo holandês Jurgen Appelo, é o sistema do futuro por ir muito além da gestão convencional, revolucionando a atuação de gestores e líderes dentro das empresas. É um movimento de inovação e liderança direcionado aos gestores que propaga a atuação com responsabilidade de grupo. Prega o trabalho coletivo como forma de alcançar formas eficientes para que o negócio atinja seus objetivos.

E ao mesmo tempo, mantém como prioridade a felicidade da equipe, e para isso, envolve diversas iniciativas relacionadas à motivação. Esse revolucionário modelo mental traz um novo ponto de vista para os processos da gestão praticados diariamente pelos gestores e líderes das empresas.

 OBJETIVOS

Objetivo Geral
Durante o programa serão realizados exercícios práticos com objetivo de entender melhor porquê as pessoas fazem aquilo que elas fazem e como é possível abraçar a mudança e encorajar a equipe.

Objetivos específicos
• Apresentar o conjunto de ferramentas de que é composto Management 3.0;
• Compreender 6 visões propostas pelo mindset: Energizar Pessoas, Empoderar
Times, Alinhar Restrições, Desenvolver Competências, Crescer a Estrutura,
Melhorar Tudo;
• Aplicar o uso das ferramentas em grupo e trocar experiências entre os
participantes.

 RESULTADOS ESPERADOS

No final deste programa os participantes estarão aptos para colocar em prática as ferramentas exercitadas e terão plena condição de incorporá-las em seus processos de liderança por meio da automotivação.

 MÓDULOS

• Introdução:
Apresentação do programa e das motivações para o movimento Gestão 3.0. Aplicação da ferramenta Mapa Pessoal como forma de apresentação dos participantes de maneira empática e humanizada.

• Gestão e Liderança:
Visão geral da evolução dos estilos de liderança de Gestão 1.0 a 3.0, contextualização do MindSet e seus princípios. Análise dos princípios desafios da liderança nos dias atuais.

• Pensamento Complexo:
Diferenciação entre pensamento complexo e complicado e sua aplicação ao contexto da transformação organizacional. Vivência das diferenças a partir de uma dinâmica em grupo com Lego.

• Motivação e Engajamento:
Reflexão sobre como motivar a equipe de trabalho e o que a motiva. Aplicação do jogo dos motivadores como forma de identificação do que motiva cada colaborador.

• Delegação e Empoderamento:
Como conseguir que a equipe se auto-organize e assuma a responsabilidade. Aplicação do jogos dos motivadores.

• Valores e Cultura:
Análise dos valores que norteiam a cultura da organização e o impacto de cada colaborador neste contexto. Dinâmica para identificação de valores da equipe.

• Aprendizado e Competências:
Apresentação de práticas para desenvolvimento de competências e aprendizado. Desenvolvimento do mapa de competências da equipe e identificação de plano de desenvolvimento.

• Melhorando Feedback (New):
Como dar e receber feedback de maneira empática, aplicando técnicas de comunicação não violenta. Dinâmica feedfoward.

• Escalando Estrutura Organizacional:
Diferentes estruturas organizacionais e possibilidades de crescimento orgânico.

• Sucesso e Falha:
Formas de identificar e práticas que levam ou sucesso/falha e incentivo da melhoria contínua.

• Conclusão:
Retrospectiva do aprendizado e plano de ação para aplicação dos conceitos na prática.

DATAS E HORÁRIOS

DIAS: 29 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro de 2022.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas

DURAÇÃO: 3 encontros virtuais de 4 horas/cada.

Horário: 9:00 às 13:00

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

FACILITADOR

 

 

 

 

 

Carlos Piazza

É Darwinista Digital, Nexialista, Futurista Practioner Millenium Project, fundador da CPC uma empresa focada em negócios digitais, disrupção, aceleração digital e seus impactos na sociedade, 4IR, 5IR, Sociedade 5.0, gestão da inovação, tecnologias disruptivas e suas contribuições, Life 3.0. Polímata, Professor de Pós-Graduação, de MBAs, Palestrante Key Note nacional e internacional, agilista, autor, conteudista, escritor, mentor de Hackathons, Hackathinking e Hackamilk, TED Talker. Embaixador do Teach the Future no Brasil em parceria com a Universidade de Huston, Membro do Comitê de Inovação do IBGC, Conselheiro do ONDV Aceleradora de Conhecimento do O Negócio do Varejo, Conselheiro de Administração para a inovação e disrupção.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

Curso Como Vender Livros Online | EAD

SOBRE O CURSO

“TikTok foi de usina de bobagens a uma poderosa máquina de vender livros” – Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2021 “‘Booktok’: 10 livros indicados para o público jovem pelo TikTok” – UOL, 10 de outubro de 2022 “Como o TikTok está ajudando a criar uma nova geração de leitores no país” – A Gazeta, 07 de novembro de 2022 “Resenhas de livros no TikTok mudam a relação entre fãs e editoras” – Exame – 18 de agosto de 2022

É provável que você já tenha lido alguma dessas reportagens ao longo dos últimos 3 anos. É notório o poder que o TikTok e as demais redes sociais têm exercido sobre as vendas de livros no Brasil. E se você está aqui, é porque este fato deve permear as conversas no seu escritório e nas reuniões de equipe em editoras ou livrarias.

Este curso traz um panorama do marketing de influência, desde a primeira década dos anos 2000 até os dias atuais como um dos pilares do inbound marketing ou marketing de conteúdo. Durante as aulas haverá a oportunidade de aprender na prática como se mapeia o influenciador correto para a sua campanha, como os acordos de trabalho ocorrem entre as partes e como metrificar os seus resultados. Tudo isso pautado em dados e informações assertivas.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de editoras e livrarias para aplicarem as técnicas do marketing de influência no dia a dia dos seus negócios ou das empresas nas quais atuam. Após as aulas, todos estarão preparados para promover seus livros junto aos maiores influenciadores do mercado editorial.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais dos mais variados níveis hierárquicos de livrarias e editoras. Líderes podem se especializar para aplicarem as estratégias junto às suas equipes, mas também estagiários que desejem aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho.

CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

  • Conceitos, objetivos e história do marketing de influência
  • Criação de relação com influenciadores além da publicidade paga
  • Parceria entre editoras e livrarias nas operações com influenciadores
  • Tipos de conteúdo para cada etapa da jornada de compra do consumidor:
– Engajamento
– Educação
– Pesquisa
– Avaliação
– Justificativa
– Decisão

  • Tipos de pagamentos e seus prós e contras
  • Mapeamento de influenciadores utilizando ferramenta específica de marketing de influência
  • Passo a passo das etapas de trabalho na prática
  • Metrificação de resultados com definição de KPIs e métricas
  • Análise de media kits e perfis reais
  • Melhores opções de conteúdo
  • Indicação de melhores influenciadores
  • 2h de consultoria + mentoria em grupo após o final do curso
FACILITADOR

Vinicius Barreto

Bacharel em administração, MBA em Marketing pela ESPM e especialização no Influencer Marketing Program da YouPix. Atuou durante dois anos na comunicação da Livraria da Travessa e três anos na #coisadelivreiro, agência e consultoria especializada no mercado editorial, onde atendeu inúmeras empresas do setor, como Storytel, Astral Cultural, Grupo Autêntica, Grupo Ediouro, Vergara e Riba, Grupo Leya, Grupo Pensamento, Primavera Editorial, Clube Panaceia e Mini Mega Leitor. Mais recentemente fez parte da equipe da Rocco, onde trabalhou com estratégia de criação de conteúdo, campanhas de lançamentos e fez diversas ativações com influenciadores. Sua experiência ainda passa por criação de clubes de leitura, merchandising, eventos, filme publicitário e social media.

Como convidado foi mediador de mesa sobre marketing de influência na 30ª Convenção Nacional de Livrarias da ANL e palestrante de Seminário do SEBRAE-RS em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, ambos em 2022. Em 2023, foi convidado pelo Governo do Estado do RJ para ser um dos jurados do Concurso de Contos RJ, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ.

Atualmente Vinícius faz parte do time de marketing do Grupo Ediouro.

DATAS E HORÁRIOS

Dias: 4, 6 e 11 de julho de 2023.

Horário: Das 19:30 as 21:30.

Carga horária: 6 Horas, divididas em 3 encontros virtuais de 2 horas cada.

Plataforma de transmissão: Zoom

Metodologia:

  • Resolução de dúvidas em tempo real: aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.
CERTIFICAÇÃO

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas gravadas.

MATRÍCULAS

Até 12x de R$ 40,33 no cartão de crédito via Sympla CLIQUE AQUI!

 

Ou à vista via pix por R$ 324,00.

Pix copia e cola: 00020101021126740014br.gov.bcb.pix0114362120140001160234Curso Projeto e Producao Editorial5204000053039865406324.005802BR5915CE T E D EIRELI6009SAO PAULO62070503***63042AE6

Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo:

 

Envie o comprovante de pagamento via pix através do WhatsApp 11 99168-8427.

Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para editoras, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 99168-8427.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**

admincasa 1 de setembro de 2023
Comments are off

Curso Vendas Corporativas de Alta Performance

 SOBRE O CURSO

Conseguir fazer um negócio prosperar já é algo bastante difícil. Fazer com que esse crescimento ocorra em momentos turbulentos como o que estamos vivendo torna essa tarefa ainda mais árdua.

Além disso, a situação econômica do país não é o único gargalo. Temos que conviver com numerosa concorrência, comoditização dos produtos e serviços e, principalmente,  a mudança de postura do comprador que se tornou mais sofisticado, exigente e sensível a preços.

A importância do vendedor aumentou.

Momentos de transição oferecem oportunidades espetaculares para profissionais excelentes. Mais do que nunca, é necessário prestar atenção aos fundamentos da disciplina de Vendas, que justamente são, com frequência, esquecidos ou até mesmo ignorados.

Este programa intensivo foi pensado para resgatar e apresentar os principais conceitos de venda em ambientes complexos. É voltado para profissionais que ocupam cargos em organizações que fornecem produtos e serviços para outras empresas e instituições

Tendo como objetivo final melhorar seus resultados com ideias práticas de como ser bem-sucedido em vendas, queremos auxiliá-lo a alcançar vendas superiores e evitar os erros mais comuns na venda B2B.

Seja qual for o momento que sua empresa atravessa, queremos ajudá-lo a ir para o próximo nível, superando todas as expectativas. Temos convicção que está na mão de cada um de nós criar e desenvolver uma Sales Organization de Classe Mundial.

PÚBLICO – ALVO

Profissionais que realizam vendas corporativas (B2B) de produtos e serviços. Vendedores, analistas, coordenadores, supervisores, gerentes e profissionais de demais áreas que desejam ou necessitam compreender o processo de vendas corporativas eficaz no ambiente atual.

 CONTEÚDO

Módulo I: O ambiente complexo
• Tendências de comoditização e pressão competitiva
• Dificuldade de escolhas dos clientes
• Vendas como diferencial competitivo
• O papel do vendedor estrategista
• Produtividade em vendas: vender mais, com mais lucratividade e mais rápido

 

Módulo II: Construção de relacionamentos de valor: comportamentos essenciais

  • Componentes da comunicação não violenta (pilares da CNV: autenticidade, empatia, vulnerabilidade, escuta)
  • Autoconhecimento, inteligência emocional e empatia – habilidades sócio emocionais fundamentais para um vendedor
  • Gestão do pipeline
  • Vendas gerando valor para a Empresa e para o Cliente
  • O processo de vendas baseado em valor: atividades de prospecção, desenvolvimento da venda e pós-venda em ambientes complexos

 

Módulo III: O processo de vendas estratégicas
• A Proposta de Valor: o que Clientes entendem como Valor
• Geradores de negócios: compreendendo o que leva um cliente a tomar decisões de compra
• Administrando decisões de qualidade do cliente
• Transformando produtos e serviços em Valor percebido pelo Cliente
• Evitando armadilhas dos argumentos do Cliente: preços, especificações técnicas, concorrentes, etc

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas, apresentação de casos, discussão em grupos, trabalho e exercícios individuais.

 DATAS E HORÁRIOS 

Dias: 3, 5, 10 e 12 de maio de 2022.

Carga horária total: 12 horas

Duração: 4 encontros virtuais de 3 horas/cada.

Horário: 9:00 às 12:00

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a facilitadora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

 FACILITADOR

Miguel Feyo

Especialista em marketing e planejamento estratégico, 37 anos de carreira em organizações como Philips Origin, Arthur D &#39, Little, Springer Carrier, Grupo Eberle e Interchange, Palestrante, Consultor e Professor em Estratégia Empresarial, Marketing e Inovação, 15 anos como professor em MBA em Planejamento Estratégico, Marketing, CRM, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Inovação em Serviços, Graduado em Administração de Empresas, Experiência em Marketing Estratégico, Operacional, Digital e CRM.

 INSCRIÇÕES

 

Pré-venda com 30% de desconto até 10/04/22 –  Até 12 Parcelas de R$ 55,33 no cartão de crédito

Ou à vista com 35% de desconto via pix ou boleto bancário. Valor: R$ 497,25. Link para pix: https://nubank.com.br/cobranca/hyKc6omd5E1kbune

Faça sua inscrição até 10/04/22 e receba o livro Gerenciando Vendas da Harvard Business Review. Serão indicados capítulos dos livros para leitura como atividades entre encontros e pós work.

Para informações sobre pacotes e grupos fechados para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97386-9519.

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

 

Curso Inclusão da Diversidade nas Organizações – Como fazer

SOBRE O CURSO

As empresas aos poucos, mas com muitos solavancos, procuram se conectar com a sociedade incorporando a inclusão da diversidade como tema urgente. Ao fazer este curso você estará capacitado para entender e debater as questões culturais que envolvem preconceitos, exclusão, marginalização de grupos. O mundo caminha para que a diversidade venha a ser um elemento da cultura humana. É tão relevante que as grandes organizações já criaram vice presidência de diversidade.

OBJETIVOS

  • Compreender as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
  • Capacidade para aplicar os procedimentos para promover a inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos.
  • Condições para montar um plano de inclusão da diversidade na empresa, no marketing e nos produtos ou serviços da marca.

TÓPICOS ABORDADOS NO CURSO

  • Por que estamos falando em diversidade na sociedade e nas empresas?
  • O significado e sua importância da diversidade.
  • Como o movimento de inclusão da diversidade está no mundo e no Brasil.
  • Conhecer e entender dos principais grupos da diversidade: LGBTQ, pessoas com deficiência, mulheres, negros, migrantes e imigrantes, refugiados, 3a idade/idosos.
  • Benefícios da inclusão da diversidade na empresa: casos.
  • Como adequar a comunicação e as ações de marketing à diversidade.
  • Como adequar os produtos e serviços para a diversidade.
  • Importância do comitê de diversidade dentro das empresas: como montar? Desafios e barreiras.
  • Como engajar todos os funcionários, desde o alto escalão até a base da organização na inclusão da diversidade.
  • Comportamentos e atitudes que devem ser rejeitados na empresa em defesa da diversidade.
  • Como elaborar e implantar na prática um plano de inclusão da diversidade na empresa.
  • Por onde começar: passo a passo da implementação de um programa de promoção de diversidade.
  • Como administrar os desafios, dificuldades e barreiras na implantação de um programa de inclusão.

DOCENTE


PROF. DR. FÁBIO MARIANO BORGES

Especialista em tendências, há 30 anos coordena projetos de tendências, inclusão da diversidade e consumer insights. Sociólogo pela USP, publicitário pela ESPM. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo pela PUC/SP.
Top Voice Linkedin 2020.
Professor convidado da Nottingham University na Inglaterra.
Sócio-diretor da inSearch, empresa de pesquisa especializada em estudo de tendências e consumer insights, onde atende clientes como Facebook, Twitter, Carrefour, Walmart, Pioneer, Honda, LandRover, entre outros.
Vencedor por 11 vezes do Prêmio Mídia Estadão.
Tem 8 projetos de pesquisa reconhecidos pela ESOMAR.
Já atuou em empresas como Sebrae-SP, Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, agências de propaganda Talent, DM9 e Publicis.
Professor no Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM e dos MBAs da USP.

DATAS E HORÁRIOS

Consulte novas datas

MODALIDADE

EAD com aulas ao vivo, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.

As aulas ficam gravadas para que o aluno possa assisti-las novamente no horário que desejar num período de 30 dias.

***Inclui certificado de participação.***

admincasa 15 de janeiro de 2021
Comments are off

Programa Mulheres na Liderança: Estratégias de Sucesso | EAD

 SOBRE O CURSO

O programa aprofunda a compreensão sobre a construção da identidade profissional da mulher no ambiente corporativo, por meio do conhecimento e aprendizagem das seguintes ferramentas da liderança: construção de uma marca de valor, desenvolvimento de uma liderança coach, gestão de conflitos e utilização eficaz da comunicação. Este programa prevê um assessment online com foco no autoconhecimento para identificar as potencialidades e fragilidades da sua liderança.

Programa desenvolvido com metodologia apoiada em artigos da Harvard Business Review Brasil.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam no mercado de trabalho, de forma autônoma ou nas corporações.

OBJETIVOS
  • Possibilitar a compreensão do impacto das mudanças atuais nas possibilidades de trabalho e probabilidades de sucesso.
  • Desenvolver com mais profundidade o autoconhecimento, para ser mais protagonista na gestão de sua carreira.
  • Fortalecer competências e habilidades de comunicação e negociação.
CONTEÚDO

Este programa possibilitará a você:

  • Compreender os vieses de gênero que impedem seu avanço na carreira
  • Desenvolver uma comunicação assertiva
  • Promover e fortalecer sua marca pessoal
  • Obter bons resultados em negociações difíceis
 DATAS E HORÁRIOS

Data: consulte novas datas.

 

Diversidade e inclusão precisam fazer parte da cultura

Diversidade e inclusão precisam fazer parte da cultura

Erica Castelo

8 de março de 2021

O mundo corporativo atual não comporta mais desvincular diversidade e inclusão de sua dinâmica e as empresas já têm cada vez mais evidências sobre os impactos da diversidade na performance dos negócios.

Porém, aqui está o primeiro grande desafio: a agenda dos líderes está mais cheia do que nunca. Os dados da última pesquisa do World Economic Forum sobre o tema, mostram que 85% dos CEOs que possuem uma estratégia de Diversidade e Inclusão (D&I) declaram aumento na linha final de lucro. Entretanto, 87% dos líderes reconhecem a importância de se construir times imparciais, inclusivos e colaborativos, mas sentem-se desafiados a priorizar o assunto devido à pressão pelos resultados de curto prazo.

Essa questão soa familiar? Bem, esses números mostram que essa realidade é mesmo muito comum e trazem o holofote sobre a importância da eficácia versus o debate no papel, ou palavras adequadas no site e mídias sociais.

Além da dificuldade em se priorizar a questão, a diversidade (de demografia, gênero, habilidades, experiências) parece ainda andar separada da inclusão (sentimentos de pertencimento, respeito, “empoderamento” e crescimento), essencial para alavancar o potencial de equipes diversas.

Já se observa um movimento crescente das organizações aplicando objetivos e quotas tangíveis para promover a diversidade. Porém, essas práticas estão ainda muito vinculadas a uma mentalidade de regras de compliance. Enquanto esse movimento determina o surgimento de times mais diversos, a grande questão é se o preconceito sistêmico será combatido, dando espaço à inclusão real nas empresas. Um exemplo disso é que, segundo uma pesquisa recente da McKinsey, somente uma em cada três mulheres reportam serem apoiadas em seu desenvolvimento por líderes homens, comparados com dois em cada três homens.

Ou seja, o próximo passo importante para as organizações que realmente querem mudanças mais profundas é transformar sua cultura para inspirar, permitir e encorajar tanto a diversidade como a inclusão.

Está aqui, então, a grande virada para a diversidade corporativa: grande parte das empresas ainda precisa migrar o foco de D&I do mero “medo de riscos trabalhistas’, para a criação de uma cultura de D&I que permeie todos os aspectos da organização.

Essa jornada precisa ser traçada levando-se em consideração uma realidade importante, comprovada pelos sociólogos Frank Dobbin, da Universidade de Harvard, e Alexandra Kalev, da Universidade de TelAviv, que analisaram três décadas de dados e produziram uma série de análises comparando o efeito de diversas práticas de D&I entre 830 empresas americanas, e seus efeitos após cinco anos.  Eles demonstram que as antigas técnicas de “comando e controle”, feitas para regular as práticas de diversidade, não geram mudanças profundas, porque vão contra tudo o que se entende como mobilizadores para mudanças no comportamento humano. O motivo? É simples: as pessoas não gostam que lhes seja dito o que fazer e ter opiniões forçadas muito frequentemente produzem o efeito oposto. Faz parte da natureza humana rebelar-se contra regras para afirmar autonomia. Ou seja, tente me coagir a fazer X, Y e Z, e eu farei o oposto apenas para provar que sou um indivíduo único.

As empresas, em sua grande maioria, vêm aplicando essas práticas desde os anos 1960, ancoradas em alguns pilares que não são novidade, para tentar limitar o viés do preconceito, dentre elas: treinamentos compulsórios de diversidade, testes padrão de recrutamento, avaliações de performance e sistemas de denúncias de práticas preconceituosas dos gestores. Essas ferramentas foram basicamente montadas para impedir as multas e seguir o compliance, policiando os pensamentos e ações dos executivos.

Essa realidade explica porque muitos dos treinamentos que visam diversidade e inclusão fracassam. Os pesquisadores, que vêm examinando essa questão com dados desde a Segunda Guerra Mundial, em mais de mil estudos, notaram que as pessoas são facilmente ensinadas a responder corretamente a um questionário sobre viés de comportamento na mesma medida em que rapidamente esquecem as respostas certas. Os efeitos positivos sobre a maioria dos treinamentos de diversidade raramente duram mais de um dia ou dois, e muitas vezes ativam o preconceito – ainda que sejam essas ainda as práticas mais encontradas dentre as empresas consideradas Fortune 500.

O mesmo padrão de comportamento foi observado quando se analisou o resultado nos testes compulsórios para contratação de colaboradores: os estudos constataram que muitos líderes usaram os testes seletivamente (não aplicando a todos os seus contratados), ou davam muito mais atenção quando uma mulher ou minoria negra falhava nos exames, versus quando homens brancos falhavam.

Mesmo em companhia que adotam avaliações de desempenho (90% das empresas médias e grandes americanas), utilizadas há anos como forma de prevenção a reclamações sobre processos de promoções discriminatórios, os pesquisadores encontraram diversas questões. Alguns líderes mostraram viés na hora de preencher as avaliações das mulheres e minorias, outros acabavam avaliando todos os seus funcionários muito bem para evitar correr riscos. As empresas que introduziram as práticas de avaliação foram estudadas pelos pesquisadores, e não houve qualquer efeito em aumento de minorias nos próximos cinco anos de análise; pelo contrário, o percentual de mulheres na gestão, por exemplo, caiu 4% em média.

Os sistemas de denúncias sobre práticas discriminatórias também provaram, segundo os sociólogos, serem falhos, pois grande parte dos geradores das denúncias sofreram alguma forma de retaliação por parte de seus superiores.

Ou seja, as práticas mandatórias mais comuns que visam impulsionar a diversidade não só são ineficientes, como não favorecem uma mudança real na cultura, comportamento, e consequentemente senso de pertencimento das minorias dentro das empresas.

Como então caminhar para práticas de D&I que gerem uma transformação mais profunda?

Dobbin e Kalev concluíram que as empresas obtêm resultados muito melhores quando elas não se utilizam de táticas de controle. Ao contrário,os programas foram muito mais eficazes quando se basearam em três grandes aspectos:

Engajamento dos líderes

Seguido a tendência humana de corrigir dissonâncias através da mudança de crenças ou de comportamentos, engajar a liderança como parte da solução para a questão de D&I mostrou-se muito eficaz. Quando os gestores ativamente são requisitados para ajudar nas soluções sobre o tema, imediatamente começam a se ver como linha de frente para essa mudança.

Seguindo essa linha, os treinamentos padrão de diversidade precisam mudar e ganhar foco no multiculturalismo e não no “medo do processo”,e funcionam melhor quando são voluntários. Os pesquisadores descobriram que cerca de 80% dos líderes comparecem pro-ativamente nos treinamentos voluntários, gerando um efeito positivo sobre os demais colaboradores que se sentem inspirados pela prática (“Eu compareci, então sou pró diversidade”). Dobbin e Kalev comprovaram um aumento do número de hispanos, asiáticos e mulheres na gestão após cinco anos em empresas que adotaram essas práticas menos coercitivas.

Um caso internacional

As práticas de mentoria também são formas importantes de engajar os gestores e eliminar possíveis preconceitos. Ao sentir-se responsáveis por desenvolver seus mentorados, os mentores ajudam a abrir espaço para que essas pessoas avancem. Os líderes passam a sentir-se responsáveis e motivados a garantir o mérito de quem passa por eles. Um bom exemplo de sucesso com essa prática foi a Coca-Cola, que na América do Norte passou de uma companhia marcada por um processo milionário em 2000 envolvendo um caso de preconceito, para uma empresa, em 2016,com um dos maiores índices de representação de mulheres negras em cargos de VP e C-level. Tudo isso após implementar um programa forte de mentoria para minorias, que gerou resultados palpáveis já nos primeiros cinco anos e um ciclo virtuoso progressivo de diversidade e inclusão.

Ampliação de contato e exposição

Times auto gerenciáveis (que são multidisciplinares e de diferentes níveis hierárquicos), e treinamentos/rotação de profissionais multi departamentais têm resultados muito efetivos. Isso porque promovem interações mais frequentes e maior diversidade (demografia, gênero, habilidades, pensamento), derrubando barreiras de departamentos ou níveis de gestão onde algumas minorias são pouco presentes.

Comprometimento com a responsabilidade social

Resultados positivos foram obtidos em empresas onde os CEOs promovem as chamadas “diversitytask forces”, ou a montagem de times de diversidade onde os líderes de vários times podem se voluntariar, incluindo também membros que representam esses grupos de minorias. Esses times acabam incorporando a responsabilidade de fazer os programas funcionarem em toda a empresa e promovem uma sensação positiva onde os demais membros da empresa são inspirados a também abraçar a causa. Nesse sentido, a contratação de um líder de diversidade também pode ajudar, na medida em que os executivos se vêem comprometidos com a posição de responder perguntas sobre inclusão e diversidade nas suas equipes.

Um caso brasileiro

O programa recém realizado pelo Magazine Luiza, focado na contratação de trainees negros para seu quadro de 2021, trouxe como resultado a contratação de 19 selecionados e demonstra com sucesso alguns dos pontos de reflexão expostos aqui. Primeiramente, o recrutamento de um time que será desenvolvido para ocupar cargos de liderança no futuro ajuda na inclusão efetiva, aumentando a exposição e tempo de desenvolvimento desses profissionais nas diversas áreas ao longo dos anos, até que o alcance da liderança aconteça de maneira muito incorporada e quase orgânica. O programa também contou com o envolvimento direto de ex trainees e outros funcionários negros que já trabalham na empresa, o que comprova que o “task force” realmente funciona para aumentar o senso de pertencimento, conscientização e responsabilidade sobre o tema.

Toda essa reflexão visa trazer à luz o fato de que apenas as empresas que investem pesadamente em construir os músculos da inclusão vão colher os benefícios da diversidade. Os times diversos, com riqueza de perspectivas, criam melhores produtos e serviços, alcançando objetivos maiores do que os homogêneos. Ao mesmo tempo, a inclusão – ou seja, o que faz esse mix de pessoas prosperarem juntas – é o que direciona o engajamento e o sucesso, permitindo que os indivíduos se sintam apreciados pelo que são. Assim, a inclusão passa a servir de motor para que a diversidade sustentável (e não apenas a “fotográfica”) realmente funcione.

Erica Castelo é headhunter internacional. Ela vive em Miami e trabalha com empresas e profissionais C-Level do mundo todo.

Fonte: Harvard Business Review Brasil.

 

admincasa 24 de maio de 2021
Comments are off

Curso Marketing para Escolas da Educação Básica | EAD

Técnicas Inspiradoras para a Elaboração de Diferentes Tipos de Textos

 OBJETIVOS

Qualificar, em curto espaço de tempo, profissionais que necessitem se comunicar por escrito e oralmente, ensinando-os a racionalizar seus textos, a expressar melhor suas ideias e a identificar e corrigir erros gramaticais e ortográficos.

Capacitar para a redação segura e para o domínio dos principais recursos da língua.

Atualizar a respeito das novas alterações promovidas pelo acordo ortográfico.

Apontar os fatores que geram as dificuldades para redigir, introduzindo e praticando conceitos básicos que norteiam a elaboração de textos.

ESTRATÉGIA

Com a revisão gramatical, ministrada de forma atraente e dinâmica, os treinandos esclarecerão as dúvidas dos principais tópicos gramaticais e elaborarão textos claros, corretos e eficazes.

Os textos de apoio utilizados no curso passam por diversos gêneros e especificidades. O professor, com o estímulo de textos próprios, jornalísticos e literários e com audição e leitura de letras de canções trabalhará os vários estilos e as diversas possibilidades de comunicação verbal e escrita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O Novo Acordo Ortográfico

  • Regras de acentuação gráfica (antiga e atual).
  • Emprego do hífen.
  • Análise de textos.
  • Discussão sobre casos específicos.

– Revisão e atualização gramatical (ênfase no Novo Acordo Ortográfico)

  • Acentuação gráfica e crase.
  • Pontuação.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Análise dos problemas da língua, emprego de pronomes e plural das palavras
  • Sintaxe de regência: verbos, substantivos e adjetivos com as regências mais usadas.
  • Voz passiva, particípio duplo e emprego do infinitivo.
  • Verbos haver e fazer.
  • Possibilidade de uso do verbo em situações comunicativas.
  • Grafia corretas de palavras.
  • Há e A.
  • Gerundismo: aplicação correta e correção.
  • Pronomes: este, esse e aquele.
  • Eu e Mim.
  • Clareza e concisão.
  • Coesão e coerência.
  • Organização do texto.
  • Relação de palavras, expressões e clichês inadequados: como eliminá-los elegantemente.
  • Análise das produções textuais do grupo de alunos.

– Comunicação corporativa: 

  • O estilo na redação corporativa e jurídica
  • Clareza e ambiguidade.
  • Coesão e coerência.
  • Estudo do jargão no texto corporativo e jurídico.
  • Redundâncias que devem ser evitadas.
  • Problemas de paralelismo.
  • Ambiguidades desnecessárias.
  • Agilidade e eficácia no texto.

– Comunicação oral

Análises de situações comunicativas em que o vocabulário, a escolha de palavras e a estrutura da frase podem promover eficácia ou criar problemas na interlocução.

    • Clichês linguísticos.
    • Palavras quentes e frias.
    • Expressões que revelam preconceitos.
    • Expressões vagas e abrangentes.
    • Expressões específicas ou jargões que precisam de “tradução”
DATAS E HORÁRIOS

DIAS: consulte novas datas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 horas

DURAÇÃO: 5 encontros virtuais de 3:15 horas cada.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

  • Aulas interativas ministradas em ambiente virtual, pela plataforma Zoom.
  • Resolução de exercícios e dúvidas em tempo real.
  • Disponibilização do correio eletrônico do professor, durante o curso, para resolução de dúvidas e com extensão gratuita de um mês para sanar dúvidas relativas ao curso e à prática diária.
  • Exercícios de fixação de conteúdo.
INSCRIÇÕES

Para pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97386-9519.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 17 de agosto de 2022
Comments are off

Curso Como Escrever Bem | EAD

Técnicas Inspiradoras para a Elaboração de Diferentes Tipos de Textos

 OBJETIVOS

Qualificar, em curto espaço de tempo, profissionais que necessitem se comunicar por escrito e oralmente, ensinando-os a racionalizar seus textos, a expressar melhor suas ideias e a identificar e corrigir erros gramaticais e ortográficos.

Capacitar para a redação segura e para o domínio dos principais recursos da língua.

Atualizar a respeito das novas alterações promovidas pelo acordo ortográfico.

Apontar os fatores que geram as dificuldades para redigir, introduzindo e praticando conceitos básicos que norteiam a elaboração de textos.

ESTRATÉGIA

Com a revisão gramatical, ministrada de forma atraente e dinâmica, os treinandos esclarecerão as dúvidas dos principais tópicos gramaticais e elaborarão textos claros, corretos e eficazes.

Os textos de apoio utilizados no curso passam por diversos gêneros e especificidades. O professor, com o estímulo de textos próprios, jornalísticos e literários e com audição e leitura de letras de canções trabalhará os vários estilos e as diversas possibilidades de comunicação verbal e escrita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O Novo Acordo Ortográfico

  • Regras de acentuação gráfica (antiga e atual).
  • Emprego do hífen.
  • Análise de textos.
  • Discussão sobre casos específicos.

– Revisão e atualização gramatical (ênfase no Novo Acordo Ortográfico)

  • Acentuação gráfica e crase.
  • Pontuação.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Análise dos problemas da língua, emprego de pronomes e plural das palavras
  • Sintaxe de regência: verbos, substantivos e adjetivos com as regências mais usadas.
  • Voz passiva, particípio duplo e emprego do infinitivo.
  • Verbos haver e fazer.
  • Possibilidade de uso do verbo em situações comunicativas.
  • Grafia corretas de palavras.
  • Há e A.
  • Gerundismo: aplicação correta e correção.
  • Pronomes: este, esse e aquele.
  • Eu e Mim.
  • Clareza e concisão.
  • Coesão e coerência.
  • Organização do texto.
  • Relação de palavras, expressões e clichês inadequados: como eliminá-los elegantemente.
  • Análise das produções textuais do grupo de alunos.

– Comunicação corporativa: 

  • O estilo na redação corporativa e jurídica
  • Clareza e ambiguidade.
  • Coesão e coerência.
  • Estudo do jargão no texto corporativo e jurídico.
  • Redundâncias que devem ser evitadas.
  • Problemas de paralelismo.
  • Ambiguidades desnecessárias.
  • Agilidade e eficácia no texto.

– Comunicação oral

Análises de situações comunicativas em que o vocabulário, a escolha de palavras e a estrutura da frase podem promover eficácia ou criar problemas na interlocução.

    • Clichês linguísticos.
    • Palavras quentes e frias.
    • Expressões que revelam preconceitos.
    • Expressões vagas e abrangentes.
    • Expressões específicas ou jargões que precisam de “tradução”
DATAS E HORÁRIOS

DIAS: consulte novas datas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 horas

DURAÇÃO: 5 encontros virtuais de 3:15 horas cada.

Plataforma de transmissão: Zoom.

Metodologia:

Aulas a distância, transmitidas ao vivo. Os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por até 30 dias após o término do curso.

  • Aulas interativas ministradas em ambiente virtual, pela plataforma Zoom.
  • Resolução de exercícios e dúvidas em tempo real.
  • Disponibilização do correio eletrônico do professor, durante o curso, para resolução de dúvidas e com extensão gratuita de um mês para sanar dúvidas relativas ao curso e à prática diária.
  • Exercícios de fixação de conteúdo.
INSCRIÇÕES

Para pacotes para empresas, entre em contato pelos canais abaixo:

barbarakaster@casaeducacao.com.br ou WhatsApp 11 97386-9519.

 

*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO***

admincasa 14 de janeiro de 2022
Comments are off

Programa Líder Coach | EAD ao vivo

 SOBRE O PROGRAMA

Há quatro inteligências críticas que o líder atual deve desenvolver: o Quociente Intelectual, o Quociente Emocional, a Inteligência Física (QP) e a Inteligência Espiritual (QS).

No momento em que essas quatro se alinham, o resultado é uma inteligência profunda, vital para liderar a transformação humana tão necessária em um mundo com rápidas e imprevisíveis mudanças.

Para levar essa discussão de modo pragmático, Carlos Misiara parte da evolução do conceito sobre Inteligências Múltiplas, abordando a importância das quatro inteligências para chegar ao modelo de Inteligência Espiritual SQ21, desenvolvido pela Deep Change, Inc..

O curso, dá aos participantes um espaço de reflexão e de exercícios práticos para apoiá-los em sua jornada rumo a uma Liderança Consciente.

PÚBLICO-ALVO

Líderes buscando o desenvolvimento de sua inteligência mais profunda.

 OBJETIVOS
  • Definir Inteligência e os modelos horizontal e vertical de Inteligências Múltiplas.
  • Despertar no aluno a importância do desenvolvimento contínuo da Inteligência Física (PQ), Cognitiva (IQ) e Emocional (EQ).
  • Apresentar o Modelo SQ21 (Inteligência Espiritual) da Deep Change, Inc., definindo as 21 habilidades e fazendo uma medição inicial sobre o grau de desenvolvimento do participante em cada uma delas.
  • Conceituar o “Processo de 9 Etapas” de desenvolvimento da Inteligência Espiritual para aplicação em situações desafiantes do dia a dia.
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste programa:

Módulo 1 – dia 4 de outubro

  • Definir Inteligência e explicar a evolução do conceito ao longo do tempo, chegando ao modelo de Inteligências Múltiplas da Deep Change, Inc.
  • Definição de Espiritualidade e Inteligência Espiritual.
  • Apresentação do modelo SQ21 – As 21 Habilidades da Inteligência Espiritual.
  • 5 habilidades do Quadrante 1 do modelo SQ21:
    Consciência da própria Visão de Mundo.
    Consciência do Propósito de Vida (Missão).
    Consciência da Hierarquia de Valores.
    Complexidade do pensamento interior.
    Consciência do Ego / Eu-Superior.

Módulo 2 – dia 6 de outubro

  • 6 habilidades do Quadrante 2 do modelo SQ21:
    Consciência da interligação da vida.
    Consciência da visão de mundo dos outros.
    Percepção da amplitude do Tempo.
    Consciência das limitações / poder da percepção humana.
    Consciência das Leis Espirituais.
    Experiência da unicidade transcendental.
  • Abordagem das Inteligências Física e Cognitiva (intelectual).

Módulo 3 – dia 18 de outubro

  • 5 habilidades do Quadrante 3 do modelo SQ21:
    Comprometimento com o crescimento espiritual.
    Mantendo o Eu-Superior no comando.
    Vivendo seu Propósito e Valores.
    Sustentando a fé em tempos difíceis.
    Buscando a orientação do Eu-Superior.
  • Inteligência Emocional – realizar o exercício de Autoconhecimento Emocional.

Módulo 4 – dia 20 de outubro

  • 5 habilidades do Quadrante 4 do modelo SQ21:
    Mentoria – mestre sábio e eficaz.
    Liderança – agente de mudanças efetivo.
    Decisão – arbitra com Sabedoria E Compaixão.
    Presença – acalma e cura.
    Conexão – alinhado com o fluxo da vida.
  • Explicar o conceito “Criando sua Musculatura Espiritual”.
  • Conceituar o “Processo de 9 Etapas” de desenvolvimento da Inteligência Espiritual e aplicação do Exercício SOUL.

Atividade opcional – após a conclusão dos módulos:

  • Realização do assessment SQ21 sobre Inteligência Espiritual da Deep Change:
    Questionário online (em Português).
    Leitura individual do relatório (em Inglês).
    Reunião de devolutiva (90 minutos – reunião individual presencial ou remota).
 FACILITADORES

Carlos Alberto de Oliveira Misiara

Carlos Misiara é formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pela Washington University (Saint Louis – EUA). Ocupou diversos cargos executivos nos setores Químico, Farmacêutico e de Equipamentos Hospitalares. Atua como Coach Executivo. Certificado pela Deep Change, Inc. como coach do instrumento de avaliação da Inteligência Espiritual – SQ21

Marcia Poppe

Atua na área de Desenvolvimento Humano Adulto e Liderança, trabalhando na criação e na facilitação dos workshops Inteligência 4.0, Inteligência Espiritual (Introdução e Desenvolvimento), Práticas Contemplativas e Experiências de Montanha. Possui a certificação de PMP® pelo PMI e tem 26 anos de experiência em Projetos de Arquitetura de diversos portes, além de Mestrado em Teoria e Projeto pela FAU/UFRJ e Especialização em Gestão de Pessoas pelo IBMEC. Marcia é Coach certificada no Assessment SQ21™ de Inteligência Espiritual pela Deep Change, Inc. desde 2018, sendo especialista e estudiosa desse assunto. Nutre grande interesse pela Teoria Integral e o tema da Espiritualidade nas Organizações. É Gerente de Projeto voluntária no Comitê Estratégico de Gestão de Conhecimento do PMI Rio.

 DATAS E HORÁRIOS

Disponível para turma fechadas para empresas.
Carga horária total: 12 horas distribuídas em 4 encontros em ambiente virtual Zoom.

MODALIDADE

Aulas presenciais ou online, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.**

 

Programa Inteligência 4.0

 SOBRE O PROGRAMA

Há quatro inteligências críticas que o líder atual deve desenvolver: o Quociente Intelectual, o Quociente Emocional, a Inteligência Física (QP) e a Inteligência Espiritual (QS).

No momento em que essas quatro se alinham, o resultado é uma inteligência profunda, vital para liderar a transformação humana tão necessária em um mundo com rápidas e imprevisíveis mudanças.

Para levar essa discussão de modo pragmático, Carlos Misiara parte da evolução do conceito sobre Inteligências Múltiplas, abordando a importância das quatro inteligências para chegar ao modelo de Inteligência Espiritual SQ21, desenvolvido pela Deep Change, Inc..

O curso, dá aos participantes um espaço de reflexão e de exercícios práticos para apoiá-los em sua jornada rumo a uma Liderança Consciente.

PÚBLICO-ALVO

Líderes buscando o desenvolvimento de sua inteligência mais profunda.

 OBJETIVOS
  • Definir Inteligência e os modelos horizontal e vertical de Inteligências Múltiplas.
  • Despertar no aluno a importância do desenvolvimento contínuo da Inteligência Física (PQ), Cognitiva (IQ) e Emocional (EQ).
  • Apresentar o Modelo SQ21 (Inteligência Espiritual) da Deep Change, Inc., definindo as 21 habilidades e fazendo uma medição inicial sobre o grau de desenvolvimento do participante em cada uma delas.
  • Conceituar o “Processo de 9 Etapas” de desenvolvimento da Inteligência Espiritual para aplicação em situações desafiantes do dia a dia.
 CONTEÚDO

O que você vai ver neste programa:

Módulo 1 – dia 4 de outubro

  • Definir Inteligência e explicar a evolução do conceito ao longo do tempo, chegando ao modelo de Inteligências Múltiplas da Deep Change, Inc.
  • Definição de Espiritualidade e Inteligência Espiritual.
  • Apresentação do modelo SQ21 – As 21 Habilidades da Inteligência Espiritual.
  • 5 habilidades do Quadrante 1 do modelo SQ21:
    Consciência da própria Visão de Mundo.
    Consciência do Propósito de Vida (Missão).
    Consciência da Hierarquia de Valores.
    Complexidade do pensamento interior.
    Consciência do Ego / Eu-Superior.

Módulo 2 – dia 6 de outubro

  • 6 habilidades do Quadrante 2 do modelo SQ21:
    Consciência da interligação da vida.
    Consciência da visão de mundo dos outros.
    Percepção da amplitude do Tempo.
    Consciência das limitações / poder da percepção humana.
    Consciência das Leis Espirituais.
    Experiência da unicidade transcendental.
  • Abordagem das Inteligências Física e Cognitiva (intelectual).

Módulo 3 – dia 18 de outubro

  • 5 habilidades do Quadrante 3 do modelo SQ21:
    Comprometimento com o crescimento espiritual.
    Mantendo o Eu-Superior no comando.
    Vivendo seu Propósito e Valores.
    Sustentando a fé em tempos difíceis.
    Buscando a orientação do Eu-Superior.
  • Inteligência Emocional – realizar o exercício de Autoconhecimento Emocional.

Módulo 4 – dia 20 de outubro

  • 5 habilidades do Quadrante 4 do modelo SQ21:
    Mentoria – mestre sábio e eficaz.
    Liderança – agente de mudanças efetivo.
    Decisão – arbitra com Sabedoria E Compaixão.
    Presença – acalma e cura.
    Conexão – alinhado com o fluxo da vida.
  • Explicar o conceito “Criando sua Musculatura Espiritual”.
  • Conceituar o “Processo de 9 Etapas” de desenvolvimento da Inteligência Espiritual e aplicação do Exercício SOUL.

Atividade opcional – após a conclusão dos módulos:

  • Realização do assessment SQ21 sobre Inteligência Espiritual da Deep Change:
    Questionário online (em Português).
    Leitura individual do relatório (em Inglês).
    Reunião de devolutiva (90 minutos – reunião individual presencial ou remota).
 FACILITADORES

Carlos Alberto de Oliveira Misiara

Carlos Misiara é formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pela Washington University (Saint Louis – EUA). Ocupou diversos cargos executivos nos setores Químico, Farmacêutico e de Equipamentos Hospitalares. Atua como Coach Executivo. Certificado pela Deep Change, Inc. como coach do instrumento de avaliação da Inteligência Espiritual – SQ21

Marcia Poppe

Atua na área de Desenvolvimento Humano Adulto e Liderança, trabalhando na criação e na facilitação dos workshops Inteligência 4.0, Inteligência Espiritual (Introdução e Desenvolvimento), Práticas Contemplativas e Experiências de Montanha. Possui a certificação de PMP® pelo PMI e tem 26 anos de experiência em Projetos de Arquitetura de diversos portes, além de Mestrado em Teoria e Projeto pela FAU/UFRJ e Especialização em Gestão de Pessoas pelo IBMEC. Marcia é Coach certificada no Assessment SQ21™ de Inteligência Espiritual pela Deep Change, Inc. desde 2018, sendo especialista e estudiosa desse assunto. Nutre grande interesse pela Teoria Integral e o tema da Espiritualidade nas Organizações. É Gerente de Projeto voluntária no Comitê Estratégico de Gestão de Conhecimento do PMI Rio.

 DATAS E HORÁRIOS

Disponível para turma fechadas para empresas.
Carga horária total: 12 horas distribuídas em 4 encontros em ambiente virtual Zoom.

MODALIDADE

Aulas presenciais ou online, onde você tira suas dúvidas em tempo real com o docente e interage com os demais participantes.

**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.**