Meu Livro

  • Data

    início 04 de fevereiro de 2019

Meu Livro

 SOBRE O CURSO
Todos nós temos histórias para contar

Uma passagem marcante, uma experiência inesquecível, um acontecimento simples que, narrado, ganha outra dimensão. Muitos anseiam transmitir essas histórias e imaginam escrever um livro. No entanto, os caminhos para publicar livros desestimulam escritores potenciais – pelas vias tradicionais, costumam ser árduos e restritivos.

A opção de produzir um livro por conta própria, sem intermediários, ganha força em diferentes países. Surgem cada vez mais os autores independentes e as histórias inéditas.

Meu Livro mostra como, também no Brasil, você pode publicar de forma eficaz e prazerosa.

 PÚBLICO-ALVO

Pessoas interessadas em elaborar o projeto de um livro e desenvolvê-lo de forma criativa e autônoma, do início ao fim. Profissionais de diferentes áreas dispostos a consolidar narrativas escritas. Escritores iniciantes ou já publicados que pretendem testar a alternativa da autopublicação.

 OBJETIVO

Capacitar o participante a conceber o projeto de um livro e realizá-lo, de forma autônoma, em todas as suas etapas – desde a concepção da obra e a organização do conteúdo, a produção editorial, até o lançamento, a divulgação e as vendas.

 CONTEÚDO

Neste curso, o participante terá acesso ao passo-a-passo da produção artística e gráfica do livro.

Vai entender como transformar o arquivo de texto no computador em um livro impresso ou digital – atraente e pronto para ser vendido.

Módulo I

Moldagem do Projeto – Prof. Renato Modernell

  • 1. CONCEITOS BÁSICOS
    Por que escrever
    Para quem escrever
    Gêneros textuais
    Sinopse, argumento e roteiro
    Estrutura do texto (partes, capítulos, seções)
  • 2. PRIMEIRA VERSÃO
    Foco narrativo
    Pesquisas e entrevistas
    Rotina de trabalho
    Cronograma
    Pareceres e consultorias
    Intervalo (recesso)
  • 3. SEGUNDA VERSÃO
    Tópicos de edição
    Aprimoramento de estilo
  • 4. PRODUÇÃO TEXTUAL
    Preparação e revisão
    Prefácio e apresentação
    Orelhas e contracapa

MÓDULO II

Projeto e Produção do Livro – Prof. Magno Paganelli

  • 1.CONCEPÇÃO BÁSICA
    O que se pretende com o livro
    Definindo a linha editorial
    Relevância (atualidade, pesquisa, abordagem)
    Complementos e ilustrações
    Pesquisa iconográfica
    Licenciamentos
    Uma identidade que comunique
  • 2.PRODUÇÃO
    Complementos e ilustrações
    Pesquisa iconográfica
    Licenciamentos
  • 3.TIPOGRAFIA
    O que é um tipo?
    Fontes e suas famílias
    Para cada finalidade, uma fonte
    Como as fontes funcionam na página
    Espaçamentos e alinhamentos
    Calculando espaços e escolhendo fontes
  • 4.O DESIGN DA PÁGINA
    Elementos fixos
    Elementos textuais
    A mancha e “o caixa”
    Para cada estilo, um desenho
    Rosto e falso rosto
    A página de créditos
    Sumário
    Elementos pós-textuais
    Cólofon
    Pecados capitais
    Mostra de diferentes tipos
    de páginas e formatos
  • 5.A CAPA
    Os elementos visuais em uma capa
    Os elementos informacionais em uma capa
    Só a arte vende?
    Estilos e conceitos
    oLettering
    Fontes de inspiração
    Há regras?
    Qual é o gênero?
    Qual é o público?
    As imagens e suas fontes
    A qualidade da imagem
    Cores
    Cuidado com o título
    Mostra de diferentes tipos de capas
  • 6.PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
    Briefing
    O livro precisa “parar em pé”
    É um livro ou uma série? Não tinha pensado nisso
    Impressão sob demanda: como é isso?
    As vantagens da impressão sob demanda
    O caixa curto e a cauda longa
    Simulações de custos
  • 7.OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
    100% pela editora
    Coedição editora-autor
    Autopublicação
  • 8.CHECKLIST
    Registro de Direitos Autorais
    ISBN e código de barras
    Ficha catalográfica

 

MÓDULO II I

Assessoria de Imprensa – Profa. Lilian Cardoso

  • Prospecção de mercado
  • Captação de patrocínio
  • Apoio institucional
  • Projeção de lançamento (datas relevantes)
  • Contatos institucionais e divulgação
  • Produção de releases e vídeos
  • Lançamento
  • Eventos e palestras

MÓDULO IV

Marketing e Vendas – Profa. Lilian Gaspari

  • Como vender e colocar seu livro no mercado
  • Parceria
  • Marketplace
  • Vendas diretas
  • Montando seu próprio site
  • Descobrindo o melhor caminho
  • Distribuição
  • Exemplares de cortesia
  • Sumário
  • Elementos pós-textuais
  • Cólofon
  • Pecados capitais
  • Mostra de diferentes tipos de páginas e formatos
  • 5.A CAPA
    Os elementos visuais em uma capa
    Os elementos informacionais em uma capa
  • Só a arte vende?
    Estilos e conceitos
  • wO LETTERING
    Fontes de inspiração
    Há regras?
    Qual é o gênero?
    Qual é o público?
    As imagens e suas fontes
    A qualidade da imagem
    Cores
    Cuidado com o título
    Mostra de diferentes tipos de capas
  • 6.PROCESSOS GRÁFICOS E TECNOLOGIAS
    Briefing
    O livro precisa “parar em pé”
    É um livro ou uma série?
    Não tinha pensado nisso
    Impressão sob demanda: como é isso?
    As vantagens da impressão sob demanda
    O caixa curto e a cauda longa
    Simulações de custos
  • 7.OPÇÕES DE PUBLICAÇÃO
    100% pela editora
    Coedição editora-autor
    Autopublicação
  • 8.CHECKLIST
    Registro de Direitos Autorais
    ISBN e código de barras
    Ficha catalográfica
 BIBLIOGRAFIA

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. S. Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 5.

ed. São Paulo: Ática, 2006. 416 p.

HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

KLEIN, Paulo (org.). Ases da capa – 3 décadas de desenho gráfico em livros do Brasil. São Paulo: MIS, 2000.

LIMA, Edvaldo P. Páginas ampliadas – O livro-reportagem como extensão do Jornalismo e da Literatura. Campinas: Unicamp, 1993.

VILAS-BOAS, Sergio. Perfis e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.

 PROFESSORES

LILIAN CARDOSO

Diretora da LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

LILIAN GASPARI

Possui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização – livrarias, bancas, porta-a-porta e Governo. Atualmente, é Consultora na Nversos Editora. Atuou como gerente nacional de vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial. Atuou também como
consultora comercial junto aos principais players do varejo.

Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

MAGNO PAGANELLI

Atua no mercado editorial há 23 anos. Graduado em Publicidade, passou por agência de propaganda, na direção de arte, e editou o selo Arte Editorial entre 2002-2015, produzindo catálogo com cerca de 160 títulos. Como designer gráfico de capas e miolos, tem mais de 2.100 projetos publicados. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã. Atende autores independentes em diferentes mídias – blogueiros, cantores, chefs de reality shows. É professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. Possui Mestrado pelo Mackenzie, é doutorando em História Social na FFLCH/USP e  jornalista. Recebeu prêmios, como Prêmio ABEC “Autor Revelação 1996”, Prêmio Areté categoria “Melhor obra Romance 2009” e Dia da Mídia (21 de junho de 2010), concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo.

RENATO MODERNELL

Renato Modernell é escritor, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, desde 2006. Em 1990, passou a dirigir oficinas de escrita em grupo e a orientar projetos literários individuais. Por mais de uma década, atuou como professor do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

Publicou 17 livros, dos quais oito por conta própria, em edições independentes. Recebeu diversos prêmios literários dentro e fora do país, entre os quais o Jabuti, por duas vezes. Sua obra percorre diferentes gêneros de escrita, desde o romance e a poesia até o ensaio temático.

É graduado em Jornalismo (FAAP, 1975), Mestre em Jornalismo (USP, 2004) e Doutor em Letras (Mackenzie, 2009). Trabalhou nas principais empresas editoriais do país – editoras Globo e Abril, entre outras. Mais informações em http://lattes.cnpq. br/7950740637238142

 METODOLOGIA

Aulas ao vivo: interação simultânea entre professores e alunos.
Acesso ao conteúdo gravado* disponível por até 30 dias após o término da aula.

*O acesso à aula gravada, após a data de transmissão, também é registrado como frequência do aluno.

  • Data

    início 04 de fevereiro de 2019

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações