MBA Book Publishing

banner interna MBA book (1)
  • Data

    Turmas Abertas

  • Duração

    360 horas

  • Código

    CEMBA0005

  • Investimento

    Entre em contato

MBA Book Publishing

 SOBRE

O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão-de-obra para o setor, não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo das escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encarados como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de MBA em Book Publishing encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e/ou proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

 

 A QUEM SE DESTINA 
  • Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites
  • Produtores editoriais
  • Produtores culturais
  • Designers
  • Pedagogos
  • Professores
  • Bibliotecários
  • Jornalistas

  COORDENADORES 

Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

Carlo Carrenho

Sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção. Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.

  DOCENTES 

 

ADRIANA DALLOLIO: Mestre em Marketing pela Northwestern University e pela FGV/SP. Foi executiva de marketing na Capricho, na Cielo e em outras empresas multinacionais. Além de empreendedora, ministra aula de Marketing no Insper, na IBMEC e na HSM.
ANSELMO JOSÉ BORTOLIN: Formado em Engenharia com MBA em Administração, Anselmo Bortolin é fundador e CEO da Meta Brasil, empresa de tecnologia de impressão e logística que aplica a filosofia de “Vender Primeiro e Imprimir depois” por meio do modelo POD, ou Impressão Por Demanda.
CARLA BITELLI: Trabalhou durante sete anos na linha de livros infantojuvenis e paradidáticos do atual Grupo Somos.
CARLO CARRENHO: Fundador do Publishnews.
CARLOS PIAZZA: Especialista em futuro e tendências.
CASSIANO ELEK MACHADO: Diretor Editorial da Planeta do Brasil.
CASSIUS MEDAUAR: Lançou Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Gerente de Conteúdo da Editora JBC.
CÉLIA DE ASSIS: Diretora editorial no IBEP.
CLINEU STEFANI: Um dos precursores da impressão sob demanda no Brasil, tendo criado a Bandeirantes On Demand em 1995, onde permaneceu até o final de 2009. Em 2010 fundou a PSI7, uma gráfica também voltada à impressão sob demanda.
DANIEL LAMEIRA: Editor de Aquisições na Editora Intrínseca.
DANIELA SENADOR: Trabalhou em grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas. Foi gerente da área de Mídias Digitais da Cosac & Naify . É sócia-diretora da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.
DIEGO GOMES: Co-fundador da Rock Content.
EDAURY CRUZ: Diretor na Planet Books.
FLÁVIA BRAVIN: Diretora editorial da Saraiva.
FLÁVIO MOURA: Sócio da Editora Todavia. Foi curador da FLIP entre 2008 e 2010 e editor na Companhia das Letras.
GUILHERME KROLL: É editor e sócio-fundador da Balão Editorial.
GUSTAVO MARTINS DE ALMEIDA: É advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Membro das Comissões de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ e do IAB-RJ.
IVO CAMARGO: Há 40 anos no mercado editorial, foi executivo comercial na Best-Seller, Companhia das Letras, Cosac & Naif, Ediouro, Sextante e Superpedido. Implantou a consignação de livros no Brasil.
JIRO TAKAHASHI: Possui mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.
LAURA BACELLAR: Trabalha com livros desde 1983, atualmente é editora na Escreva seu Livro.
LEANDRO MÜLLER: É pesquisador do mercado editorial, tem nove livros publicados, entre eles Consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias;. Coordenador da especialização em Edição e Gestão Editorial na Universidade Santa Úrsula.
LENICE BUENO DA SILVA: Gerente editorial do selo Salamandra.
LEONARDO NETO: Editor do PublishNews, tendo antes trabalhado na Lu Fernandes durante 7 anos.
LIA FONSECA: Possui 30 anos de experiência na área de RH com foco em Gestão de Pessoas e Orientação à carreira. É coach formada pelo Integrated Coaching Institute. Coordenadora do Programa de Desenvolvimento para Líderes da Harvard Business Review Brasil.
LILIAN CARDOSO: Diretora na LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.
LUCIANA BORGES: Diretora comercial do grupo Companhia das Letras.
MARCELINA REIS: Possui 25 anos de experiência nas áreas financeira e administrativa no mercado editorial.
MARCIA SIGNORINI: Diretora da Signorini Produção Gráfica.
MARCOS SIMAS: É editor de aquisições da Planeta e na Geográfica Editora, especialmente para obras cristãs. Publisher da edição brasileira da revista Christianity Today.
MARIA DO CARMO BRANCO: Foi diretora editorial de Didáticos da Saraiva por mais de 10 anos e gerente editorial na Editora Moderna.
MARINA PASTORE: Supervisora de Livros Digitais na Companhia das Letras.
MARTA MAIA: Foi coordenadora geral dos cursos a distância da FGV- EAESP, e coordenadora de cursos e disciplinas de pós -graduação na área de negócios da FGV-EAESP. É professora da FGV-EAESP nos cursos de MBA e graduação, na área de Tecnologia de Informação. É autora de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior.
MILA PAES LEME MARQUES: Possui 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. É sócia-diretora da Soneto.
RENATA NAKANO: Fundadora do Clube de Leitura Quindim.
RICARDO ALLEGRO: Ricardo é especialista em administração pela FGV, formado em economia na PUC, atuou em grandes empresas como consultor financeiro, tanto na área editorial como na bancária.
ROBERTO PARANHOS: Especialista em gestão de projetos, possui certificação em PMP/PMI, Gerente de Processos/ CBPP. Fundador do capítulo do IIBA no Rio de Janeiro.
RODRIGO GADELHA: Mais de 15 anos de experiência em Gestão de Marca e Digital Marketing. Já prestou consultoria para empresas como Editora Gente, Editora HSM, Adobe, Natura, dentre outras.
RUBENS LIMA: Designer gráfico editorial há mais de 20 anos, com centenas de capas de livros publicadas por editoras tradicionais como Saraiva, Manole, Gente, Blucher, entre outras.
SANDRA ESPILOTRO: Foi diretora da Globo Livros, responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também diretora editorial da Ediouro para mercado estrangeiro. Atualmente é diretora da e-Galáxia.
SOLANGE MATA MACHADO: Palestrante internacional e nacional na área de Inovação e Propriedade Intelectual.
TITO MONTENEGRO: Editor da Arquipélago Editorial.

 

Assista ao vídeo com os coordenadores do curso, Jiro Takahashi e Carlo Carrenho:

 

 INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

Nome Completo *

E-mail *

Celular *

  • Data

    Turmas Abertas

  • Duração

    360 horas

  • Código

    CEMBA0005

  • Investimento

    Entre em contato

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações