MBA Book Publishing

  • Data

    Outubro 2018

  • Duração

    360 horas

  • Código

    CEMBA0005

  • Investimento

    Entre em contato

MBA Book Publishing

 SOBRE

O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem sofrendo nos últimos anos. O aumento dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão-de-obra para o setor, não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo das escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encarados como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de MBA em Book Publishing encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados e/ou proporcionar aperfeiçoamento diante dos atuais desafios àqueles que já atuam na área.

 

 A QUEM SE DESTINA 
  • Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites
  • Produtores editoriais
  • Produtores culturais
  • Designers
  • Pedagogos
  • Professores
  • Bibliotecários
  • Jornalistas

  COORDENADORES 

Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

Carlo Carrenho

Sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção. Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.

  DOCENTES 

 

ADRIANA DALLOLIO: Mestre em Marketing pela Northwestern University e pela FGV/SP. Foi executiva de marketing na Capricho, na Cielo e em outras empresas multinacionais. Além de empreendedora, ministra aula de Marketing no Insper, na IBMEC e na HSM.
ANSELMO JOSÉ BORTOLIN: Formado em Engenharia com MBA em Administração, Anselmo Bortolin é fundador e CEO da Meta Brasil, empresa de tecnologia de impressão e logística que aplica a filosofia de “Vender Primeiro e Imprimir depois” por meio do modelo POD, ou Impressão Por Demanda.
CARLA BITELLI: Trabalhou durante sete anos na linha de livros infantojuvenis e paradidáticos do atual Grupo Somos.
CARLO CARRENHO: Fundador do Publishnews.
CARLOS PIAZZA: Especialista em futuro e tendências.
CASSIANO ELEK MACHADO: Diretor Editorial da Planeta do Brasil.
CASSIUS MEDAUAR: Lançou Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Gerente de Conteúdo da Editora JBC.
CÉLIA DE ASSIS: Diretora editorial no IBEP.
CLINEU STEFANI: Um dos precursores da impressão sob demanda no Brasil, tendo criado a Bandeirantes On Demand em 1995, onde permaneceu até o final de 2009. Em 2010 fundou a PSI7, uma gráfica também voltada à impressão sob demanda.
DANIEL LAMEIRA: Editor de Aquisições na Editora Intrínseca.
DANIELA SENADOR: Trabalhou em grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas. Foi gerente da área de Mídias Digitais da Cosac & Naify . É sócia-diretora da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.
DIEGO GOMES: Co-fundador da Rock Content.
EDAURY CRUZ: Diretor na Planet Books.
ELIANA SÁ: Formada em Jornalismo e Editoração na USP, Eliana Sá edita livros profissionalmente há mais de 30 anos. Passou pela Abril, Abril Cultural, lançou uma revista para teens, trabalhou em marketing de grandes empresas até entrar na Editora Globo, em São Paulo, onde ficou por 12 anos como editora-executiva de livros. No final do ano 2000, abriu sua própria editora, a Sá. Contribuiu para a publicação de mais de 700 títulos no mercado brasileiro. Vários prêmios Jabuti; convidada para feiras e programas internacionais em Frankfurt (por duas vezes), Paris e Istambul. Experiências com publicações em Braille e digitais.Atividades como docente no curso de Editoração na Anhembi-Morumbi e na Universidade do Livro. Autora de mais de 10 livros infantis publicados.
FLÁVIA BRAVIN: Diretora editorial da Saraiva.
FLÁVIO MOURA: Sócio da Editora Todavia. Foi curador da FLIP entre 2008 e 2010 e editor na Companhia das Letras.
GUILHERME KROLL: É editor e sócio-fundador da Balão Editorial.
GUSTAVO MARTINS DE ALMEIDA: É advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Membro das Comissões de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ e do IAB-RJ.
IVO CAMARGO: Há 40 anos no mercado editorial, foi executivo comercial na Best-Seller, Companhia das Letras, Cosac & Naif, Ediouro, Sextante e Superpedido. Implantou a consignação de livros no Brasil.
JIRO TAKAHASHI: Possui mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.
LAURA BACELLAR: Trabalha com livros desde 1983, atualmente é editora na Escreva seu Livro.
LEANDRO MÜLLER: É pesquisador do mercado editorial, tem nove livros publicados, entre eles Consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias;. Coordenador da especialização em Edição e Gestão Editorial na Universidade Santa Úrsula.
LENICE BUENO DA SILVA: Gerente editorial do selo Salamandra.
LEONARDO NETO: Editor do PublishNews, tendo antes trabalhado na Lu Fernandes durante 7 anos.
LIA FONSECA: Possui 30 anos de experiência na área de RH com foco em Gestão de Pessoas e Orientação à carreira. É coach formada pelo Integrated Coaching Institute. Coordenadora do Programa de Desenvolvimento para Líderes da Harvard Business Review Brasil.
LILIAN CARDOSO: Diretora na LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.
LUCIANA BORGES: Diretora comercial do grupo Companhia das Letras.
MAGNO PAGANELLI: Atua no mercado editorial há 23 anos. Após a formação em Publicidade, teve passagem por agência de propaganda e fez direção de arte e edição do selo Arte Editorial entre 2002-2015, tendo produzido um catálogo com cerca de 160 títulos. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã entre outras, além de autores independentes. Entre autores que atende estão William Douglas, Tiago Brunet, Diógenes Lucca (fundador do GATE), Fernandinho (cantor), Bianca Toledo e Fabíola Melo (blogueiras), Elisa Fernandes (MasterChef), Pe. Juarez de Castro, Alessandro Vianna & Rosa Rahmi & Alexandre Bró & Bianca Neves (Programa de tv Além do Peso). Como Designer gráfico de capa e miolo, tem mais de 2100 projetos publicados. É Professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. Tem Mestrado pelo Mackenzie, é doutorando em História Social na FFLCH/USP e jornalista. Entre os Prêmios recebidos estão o Prêmio ABEC “Autor Revelação 1996”, Prêmio Areté categoria “Melhor obra Romance 2009” e Dia da Mídia (21 de junho de 2010), concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo.
MARCELINA REIS: Possui 25 anos de experiência nas áreas financeira e administrativa no mercado editorial.
MARCIA SIGNORINI: Diretora da Signorini Produção Gráfica.
MARCOS SIMAS: É editor de aquisições da Planeta e na Geográfica Editora, especialmente para obras cristãs. Publisher da edição brasileira da revista Christianity Today.
MARIA DO CARMO BRANCO: Foi diretora editorial de Didáticos da Saraiva por mais de 10 anos e gerente editorial na Editora Moderna.
MARINA PASTORE: Supervisora de Livros Digitais na Companhia das Letras.
MARTA MAIA: Foi coordenadora geral dos cursos a distância da FGV- EAESP, e coordenadora de cursos e disciplinas de pós -graduação na área de negócios da FGV-EAESP. É professora da FGV-EAESP nos cursos de MBA e graduação, na área de Tecnologia de Informação. É autora de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior.
MILA PAES LEME MARQUES: Possui 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. É sócia-diretora da Soneto.
RENATA NAKANO: Fundadora do Clube de Leitura Quindim.
RICARDO ALLEGRO: Ricardo é especialista em administração pela FGV, formado em economia na PUC, atuou em grandes empresas como consultor financeiro, tanto na área editorial como na bancária.
RICARDO REDISCH: Formado em Comunicação/Jornalismo, começou sua carreira com Massao Ohno (1981-1982), seguindo logo depois para a Editora Nova Fronteira. Trabalhou durante 14 anos na Editora Campus-Elsevier, onde ampliou o catálogo de títulos universitários e lançou séries de grande sucesso na área de ensino de idiomas (“Como dizer tudo em…” e “Urgente!”). Nas mesmas áreas, trabalhou durante 7 anos no Grupo Editorial Nacional (GEN). Oito títulos contratados por Ricardo Redisch foram agraciados com o Prêmio Jabuti. Atualmente é consultor de empresas e palestrante na área de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP).
ROBERTO PARANHOS: Especialista em gestão de projetos, possui certificação em PMP/PMI, Gerente de Processos/ CBPP. Fundador do capítulo do IIBA no Rio de Janeiro.
RODRIGO GADELHA: Mais de 15 anos de experiência em Gestão de Marca e Digital Marketing. Já prestou consultoria para empresas como Editora Gente, Editora HSM, Adobe, Natura, dentre outras.
RUBENS LIMA: Designer gráfico editorial há mais de 20 anos, com centenas de capas de livros publicadas por editoras tradicionais como Saraiva, Manole, Gente, Blucher, entre outras.
SANDRA ESPILOTRO: Foi diretora da Globo Livros, responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também diretora editorial da Ediouro para mercado estrangeiro. Atualmente é diretora da e-Galáxia.
SOLANGE MATA MACHADO: Palestrante internacional e nacional na área de Inovação e Propriedade Intelectual.
TITO MONTENEGRO: Editor da Arquipélago Editorial.

 

Assista ao vídeo com os coordenadores do curso, Jiro Takahashi e Carlo Carrenho:

 

 INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

Nome Completo *

E-mail *

Celular *

  • Data

    Outubro 2018

  • Duração

    360 horas

  • Código

    CEMBA0005

  • Investimento

    Entre em contato

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações