Curso de Formação de Editor de Livros – EAD Ao Vivo

banner_interna_editor_de_livro_3_novas_datas
  • Data

    Março 2018

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso de Formação de Editor de Livros – EAD Ao Vivo

 SOBRE O CURSO

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso de Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as partes mais importantes da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

 DISCIPLINAS

PRODUÇÃO EDITORIAL

Professora: Laura Bacellar

As etapas da produção de um livro, desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado.
O que você vai ver:

– As etapas de produção do livro
– As esferas de decisão, intervenção no texto e trabalho editorial
– Seleção e acompanhamento dos profissionais freelancers
– Problemas recorrentes e estratégias para manter a qualidade dentro do prazo

PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS

Professora: Marina Pastore

O objetivo desta disciplina é oferecer uma introdução ao mercado de livros digitais. Levando em conta características do catálogo de cada editora, o curso abordará tanto aspectos técnicos da produção de e-books quanto estratégias comerciais específicas para este formato.

O que você vai ver:
– As principais características, vantagens e desvantagens dos formatos de e-book disponíveis
– Os desafios envolvidos na produção, no marketing e na venda de livros digitais
– Um panorama do mercado de e-books no Brasil e no mundo
– Novos modelos de negócio e oportunidades para e-books e audiobooks

DESIGN EDITORIAL

Professor: Rubens Lima

A disciplina foca em demonstrar a real importância do Design Editorial e sua contribuição para o sucesso de uma publicação, mostrando ao aluno como conduzir um projeto visual de livro — capa e miolo — para chegar aos melhores resultados.

O que você vai ver:
– A importância estratégica do designer editorial
– As funções de uma capa de livro e sua real importância editorial e comercial
– Como elaborar um briefing eficiente para criar uma capa de livro
– Dois cases de criação de capas de livro passo-a-passo
– As diferenças de abordagem entre o projeto visual da capa e do miolo do livro.

BEST-SELLERS

Professor: Cassiano Elek Machado

Como desenvolver projetos nacionais e descobrir preciosidades em catálogos internacionais, transformando-se em um editor caça-talentos. Além disso, serão apresentados os gêneros em evidência e como se antecipar à próxima onda.

O que você vai ver:
– Os segredos de um original de sucesso
– A verdade está lá fora: o editor que não fica na editora
– Criando best-sellers de mercado
– Como ler tendências – Antecipando temas e criando ondas
– Como desenvolver projetos nacionais vencedores
– Como descobrir preciosidades em catálogos internacionais
– O editor como um caça-talentos
– Os gêneros em evidência
– O mundo como fonte de inspiração

COMO GERENCIAR A CARREIRA DE UM AUTOR

Professor: Flávio Moura

O processo de relacionamento com autores, desde a criação do original até a apresentação para as editoras. Os equívocos mais comuns na relação entre autor e editora, a forma de se relacionar com agentes literários, como avaliar a qualidade de um original e como auxiliar um autor a montar seu plano de carreira.

O que você vai ver:
– Da preparação do original à apresentação as editoras
– Os cinco passos para a criação de um original
– Principais equívocos que um autor deve evitar
– Como montar uma proposal
– A escolha da editora mais adequada
– Relacionamento com agentes literários
– Como se avalia um original nacional
– Contrato de edição: o que deve entrar
– Qualificações e habilidades desejáveis em um autor
– Como elaborar um plano de carreira

 

BRANDING EDITORIAL E SEU POTENCIAL

Professor: Daniel Lameira

O mercado editorial sofreu uma grande mudança nos últimos anos. Livros de youtubers são os mais vendidos, grandes marcas de games e cinema criam universos literários e nichos se solidificam. Com as redes sociais o contato com o leitor final, e não com gatekeepers, entrou e mudou o jogo. Saiba o quanto esse universo de engajamento e mensagem deve ser levado em conta em todas as etapas, da produção a venda dos livros.

O que você vai ver:
– A situação atual do mercado:
– Leitores
– Editoras
– Engajamento
A grande mudança:
– Redes sociais e internet
– O diferencial do nicho
– A mensagem da marca
– A questão do selo
– Prática
– Mercado

 

FINANÇAS

Professora: Marcelina Reis

Como estabelecer o preço de venda. Conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e como avaliar a rentabilidade e risco de um projeto.

O que você vai ver:
– Modelo de formação de preço
– Preço para o mercado do livro
– Margem de contribuição
– Ponto de equilíbrio
– Custo do dinheiro no tempo
– Método para avaliação financeira de projetos

 

ADMINISTRAÇÃO DE EDITORAS

Professora: Marcelina Reis

Os pontos mais importantes para administrar uma editora.
A elaboração da estratégia, o planejamento editorial e os indicadores essenciais para acompanhar a performance de uma editora.

O que você vai ver:
– O ecossistema do mercado editorial
– Os 3Cs do mercado: Comprometimento, Consistência e Credibilidade
– A definição do nicho editorial
– Elaboração da estratégia e da cadeia de valor
– Planejamento editorial
– Estrutura de custo lean
– Indicadores de desempenho
– Orçamento

VENDAS

Professora: Lilian Gaspari

Como fazer para que o livro chegue ao cliente final. Quais são as principais técnicas comerciais, condições comerciais vigentes e os mais importantes clientes. Como funciona a cadeia de distribuição e fatores críticos para o sucesso.

O que você vai ver:
– O panorama da venda de livros no Brasil
– O perfil do livreiro e das livrarias
– A cadeia de distribuição
– Prazos de pagamento e descontos comerciais praticados
– Principais players
– Pontos de venda alternativos
– Consignação x venda com direito a devolução
– Marketing no ponto de venda
– Negociação com compradores
– Estratégias comerciais para alavancar a venda de um livro

MARKETING DIGITAL

Professoras: Daniela Senador e Mila Paes Leme Marques

Com base nos principais conceitos de marketing, o objetivo da disciplina é capacitar os participantes a elaborar um planejamento estratégico de marketing digital eficaz, podendo ser facilmente executado e mensurado, levando em consideração a estratégia da editora.

O que você vai ver:
– O passo a passo para elaboração de um plano de marketing digital
– Como ir da estratégia para o plano tático, garantindo uma boa gestão
– Como definir KPIs e coletar dados
– Como analisar e otimizar investimentos

DIREITOS AUTORAIS

Professor: Gustavo Martins de Almeida

As principais leis que regulamentam os direitos autorais no Brasil. Como gerenciar os contratos de cessão, como são realizadas as apurações para pagamento ao autor e agentes literários, as principais regras que compõe um contrato de direitos autorais.

O que você vai ver:
– Introdução ao direito autoral e legislação vigente
– Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual
– Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo
– Cálculo de apuração de direitos autorais
– Pagamentos de remessas internacionais
– Objetos da produção editorial que envolvem cessão de direitos

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EDITORIAL

Professor: Roberto Paranhos

Como planejar e acompanhar a produção editorial usando uma ferramenta de mercado que auxilia no escopo técnico, na administração de prazos, no gerenciamento de custos e na elaboração de relatórios de acompanhamento de produção.

O que você vai ver:
– Elaboração de um cronograma básico
– Definição das variáveis do programa (número de laudas e páginas)
– Calendários e configurações gerais da ferramenta
– Definição de equipe e alocação nas atividades
– Estimativa de duração de atividades
– Gerenciamento do cronograma de produção
– Curva “S” como instrumento de acompanhamento de performance de produção

EDIÇÃO DE TEXTOS

Professor: Wilma Moura

Entre o texto que o autor entrega para uma editora e aquele que é, efetivamente, publicado, há um longo processo de trabalho – geralmente desconhecido do leitor –  que é a edição de texto. Vários tipos de profissionais são envolvidos nesse processo: o editor, o revisor de tradução, o preparador, o revisor de provas, o indexador. Mas cabem algumas questões:
– Se o texto é autoral, por que é necessária essa fase de edição?
– Até onde se pode alterar o texto do autor, ou seja, quais são os limites dessas intervenções?
– Quais as tarefas de responsabilidade desses profissionais do texto?
São essas questões que iremos discutir, esclarecendo qual o papel de cada profissional e a relevância do seu trabalho para a qualidade da obra publicada.

 

 PROFESSORES

Jiro Takahashi
Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

 

Carlo Carrenho
Sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção. Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.

Anselmo José Bortolin

casa_educacao_prof_Anselmo_Jose_BortolinFormado em Engenharia com MBA em Administração, Anselmo Bortolin é fundador e CEO da Meta Brasil, empresa de tecnologia de impressão e logística que aplica a filosofia de “Vender Primeiro e Imprimir depois” por meio do modelo POD, ou Impressão Por Demanda.

 

Cassiano Elek Machado

Diretor editorial da editora Planeta Brasil há três anos. Foi diretor editorial da Cosac Naify entre 2008 e 2012.  Estudou jornalismo na PUC-SP, ciências sociais na USP e cultura espanhola na Universidade Complutense (Madrid). Como jornalista, trabalhou por dez anos no caderno “Ilustrada”, da Folha, onde também foi repórter especial e editor do caderno “Ilustríssima”, e foi redator-chefe da revista “Trip” e editor e repórter da revista “piauí”. Foi ainda diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty (a Flip), curador do festival de fotografia Paraty em Foco e organizou o livro Pensar a Cultura (editora Arquipélago, 2013).

 

Daniel Lameira

Daniel Lameira é gerente de influência na Intrínseca. Com mais de dez anos de experiência no mercado editorial, teve passagens pela Aleph, LeYa e FNAC e atuou em diversas áreas como comercial, marketing e aquisição.

 

 

Daniela Senador

Em mais de dez anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão do Conhecimento e Inovação para agências, consultorias, e organizações nacionais e multinacionais. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify entre 2009 e 2011. É sócia-fundadora da agência Soneto, que já atendeu as editoras Edebê, SESI-SP e SENAI-SP, V&R, DSOP, Unesp, Nós e O Fiel Carteiro, além de autores como Juliano Garcia Pessanha. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP.

 

Flávio Moura

 

É um dos sócios da editora Todavia.  Foi curador da Flip entre 2008 e 2010, editor na Companhia das Letras e membro do corpo editorial de novos estudos CEBRAP. É jornalista e doutor em Sociologia pela USP.

 

 

Gustavo Lembert

Graduado em Administração pela UFRGS, é sócio-fundador da TAG. É responsável pela área de Produto, ou seja, negociação com editoras, contato com curadores, avaliação dos livros, confecção das revistas e de todo o material gráfico. Resumindo, é de sua responsabilidade toda a idealização e execução do kit da TAG.

 

 

Gustavo Martins de Almeida

Advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF e Doutorado pela UVA. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) membro do Instituto dos Advogados Brasileiros  e da Comissão de Direito Autoral da OAB-RJ.

 

 

 


Laura Bacellar

casa_educacao_prof_lauraBacelarLaura Bacellar trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais, de produtora na Hemus à editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS do grupo Summus, e a única editora latino-americana dedicada às mulheres homossexuais, Editora Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Sua especialidade é não ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral.

Escreveu cinco livros como ghostwriter e um com seu próprio nome. Dá cursos regularmente para autores e editores em diversas instituições. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como freelance para várias grandes editoras, dá consultoria e faz leituras críticas para editores e autores.

 

Lilian Marcia Gaspari

Possui 20 anos de experiência nas áreas Comercial, Marketing e Administrativa no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify e Larousse, e também como Representante Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints. Atualmente, é Gerente Nacional de Vendas na Faro Editorial.

 

Marcelina Silva

Consultora Financeira, atuou na Editora e Gráfica Ibep, Editora Nacional e Editora HSM. Trabalhou em grandes empresas como   Socicam, Vet Brands, Galvani, Kroton e em segmentos da indústria. Professora de Contabilidade na IESA-UNIP.

 

 

Marina Pastore

 

É supervisora de Livros Digitais na Companhia das Letras, jornalista formada pela ECA-USP.

 

 

Mila Paes Leme Marques

Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence em Marketing, Comunicação e Inovação.

 

Roberto Paranhos

Gerente de Projetos com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e certificação PMP® (Project Management Professional) no PMI (Project Management Institute). Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Professor de pós-graduação nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e em cursos específicos (Direito Autoral, Produção Gráfica, Contabilidade, Finanças, Viabilidade, Orçamento etc).

 

Rubens Lima
casa_educacao_prof_RubensLima2Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo. Designer gráfico editorial e ilustrador há mais de 20 anos, capista especializado em livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) com mais de 300 capas publicadas por tradicionais editoras do gênero como Saraiva, GEN, Manole, Gente, Universidade Mackenzie, entre outras. Por duas vezes, jurado do prêmio Jabuti, nas categorias projeto gráfico e ilustração. Dirige também a Ilustranet, estúdio on-line de ilustração e desenho que atende grandes marcas desde 2006.

 


Wilma Moura

casa_educacao_prof_WilmaMouraLicenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, acabou desenvolvendo toda sua vida profissional no trato com o texto. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para as editoras Scipione, Atual, FTD, Moderna e Positivo. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, gerente editorial. Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro da Unesp. Publicou, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.

 

 MEDIAÇÃO

Lindsay Viola

É publisher na HSM Editora e mediadora no curso EAD Formação do Editor de Livros na Casa Educação, onde concluiu seu MBA em Book Publishing. Tem experiência no mercado editorial há 9 anos; já trabalhou para casas editoriais como Melhoramentos, Editora do Brasil e Saraiva Jurídicos, e foi gerente editorial na Novo Século Editora. Cofundadora do Profissão Editor, é bacharel em Letras pela USP, com especialização em Revisão de Textos pela PUC e Master em Gerência e Administração pela Business School São Paulo.

 

 

  INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

Nome Completo *

E-mail *

Celular *

  • Data

    Março 2018

  • Duração

    64 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações