Curso de formação de editor de livros – EAD Ao Vivo

banner_interna_editor_de_livro_3_novas_datas
  • Data

    Março 2018

  • Duração

    60 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso de formação de editor de livros – EAD Ao Vivo

 SOBRE O CURSO

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso de Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as partes mais importantes da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

 PROFESSORES

Jiro Takahashi
Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

 

Carlo Carrenho
Sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção. Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.

 

Cassiano Elek Machado

Diretor editorial da editora Planeta Brasil há três anos. Foi diretor editorial da Cosac Naify entre 2008 e 2012.  Estudou jornalismo na PUC-SP, ciências sociais na USP e cultura espanhola na Universidade Complutense (Madrid). Como jornalista, trabalhou por dez anos no caderno “Ilustrada”, da Folha, onde também foi repórter especial e editor do caderno “Ilustríssima”, e foi redator-chefe da revista “Trip” e editor e repórter da revista “piauí”. Foi ainda diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty (a Flip), curador do festival de fotografia Paraty em Foco e organizou o livro Pensar a Cultura (editora Arquipélago, 2013).

 

Daniel Lameira

Daniel Lameira é gerente de influência na Intrínseca. Com mais de dez anos de experiência no mercado editorial, teve passagens pela Aleph, LeYa e FNAC e atuou em diversas áreas como comercial, marketing e aquisição.

 

 

Daniela Senador

Em mais de dez anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão do Conhecimento e Inovação para agências, consultorias, e organizações nacionais e multinacionais. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify entre 2009 e 2011. É sócia-fundadora da agência Soneto, que já atendeu as editoras Edebê, SESI-SP e SENAI-SP, V&R, DSOP, Unesp, Nós e O Fiel Carteiro, além de autores como Juliano Garcia Pessanha. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP.

 

Flávio Moura

 

É um dos sócios da editora Todavia.  Foi curador da Flip entre 2008 e 2010, editor na Companhia das Letras e membro do corpo editorial de novos estudos CEBRAP. É jornalista e doutor em Sociologia pela USP.

 

 

Gustavo Lembert

Graduado em Administração pela UFRGS, é sócio-fundador da TAG. É responsável pela área de Produto, ou seja, negociação com editoras, contato com curadores, avaliação dos livros, confecção das revistas e de todo o material gráfico. Resumindo, é de sua responsabilidade toda a idealização e execução do kit da TAG.

 

 

Gustavo Martins de Almeida

Advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF e Doutorado pela UVA. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) membro do Instituto dos Advogados Brasileiros  e da Comissão de Direito Autoral da OAB-RJ.

 

 

Lilian Marcia Gaspari

Possui 20 anos de experiência nas áreas Comercial, Marketing e Administrativa no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify e Larousse, e também como Representante Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints. Atualmente, é Gerente Nacional de Vendas na Faro Editorial.

 

Marcelina Silva

Consultora Financeira, atuou na Editora e Gráfica Ibep, Editora Nacional e Editora HSM. Trabalhou em grandes empresas como   Socicam, Vet Brands, Galvani, Kroton e em segmentos da indústria. Professora de Contabilidade na IESA-UNIP.

 

 

Marina Pastore

 

É supervisora de Livros Digitais na Companhia das Letras, jornalista formada pela ECA-USP.

 

 

Mila Paes Leme Marques

Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence em Marketing, Comunicação e Inovação.

 

Roberto Paranhos

Gerente de Projetos com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e certificação PMP® (Project Management Professional) no PMI (Project Management Institute). Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Professor de pós-graduação nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e em cursos específicos (Direito Autoral, Produção Gráfica, Contabilidade, Finanças, Viabilidade, Orçamento etc).

 

Rubens Lima

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo.Designer gráfico editorial e ilustrador há mais de 20 anos, capista especializado em livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) com mais de 300 capas publicadas por tradicionais editoras do gênero como Saraiva, Blucher, Gente, Guanabara Koogna (GEN), Universidade Mackenzie, entre outras. É autor do blog “O Capista” desde 2010, publicação digital sobre criação de capas de livros e a relação entre designers, editores e autores. Dirige também, desde 2006, a Ilustranet, estúdio on-line de ilustração e desenho com mais de 1.730 ilustrações estampadas em materiais de comunicação em todo o Brasil.

 

Anselmo José Bortolin

Formado em Engenharia com MBA em Administração, Anselmo Bortolin é fundador e CEO da Meta Brasil, empresa de tecnologia de impressão e logística que aplica a filosofia de “Vender Primeiro e Imprimir depois” por meio do modelo POD, ou Impressão Por Demanda.

 

 MEDIAÇÃO

Lindsay Viola

É publisher na HSM Editora e mediadora no curso EAD Formação do Editor de Livros na Casa Educação, onde concluiu seu MBA em Book Publishing. Tem experiência no mercado editorial há 9 anos; já trabalhou para casas editoriais como Melhoramentos, Editora do Brasil e Saraiva Jurídicos, e foi gerente editorial na Novo Século Editora. Cofundadora do Profissão Editor, é bacharel em Letras pela USP, com especialização em Revisão de Textos pela PUC e Master em Gerência e Administração pela Business School São Paulo.

 

 

  INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

Nome Completo *

E-mail *

Celular *

  • Data

    Março 2018

  • Duração

    60 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações