Curso de formação de editor de livros – EAD Ao Vivo

banner_interna_editor_de_livro_3_novas_datas
  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    48 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso de formação de editor de livros – EAD Ao Vivo

 SOBRE O CURSO

Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.

Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.

Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso de Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou o estágio em que se encontra sua carreira.

Todas as partes mais importantes da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.

O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat.
As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 

 DISCIPLINAS

Produção Editorial

Carga Horária: 10h
Docente: Jiro Takahashi & Rubens Lima

As etapas da produção de um livro, desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado.

O que você vai ver:
– A história do livro e sua natureza
– Prospecção e contratação de originais
– A importância de um planejamento de produção
– Como encaminhar e preparar os originais
– Diagramação do miolo, criação e desenvolvimento da capa
– Revisões e emendas
– Fechar os arquivos e encaminhar para a gráfica
– As relações do editorial com outros setores da editora, estúdios, agências e freelances

Como identificar best-sellers

Carga Horária: 6h
Docentes: Pedro Almeida & Alessandra Ruiz

Como desenvolver projetos nacionais e descobrir preciosidades em catálogos internacionais, transformando-se em um editor caça-talentos.
Além disso, serão apresentados os gêneros em evidência e como se antecipar à próxima onda.

O que você vai ver:
– Os segredos de um original de sucesso
– A verdade está lá fora: o editor que não fica na editora
– Criando best-sellers de mercado
– Como ler tendências
– Antecipando temas e criando ondas
– Como desenvolver projetos nacionais vencedores
– Como descobrir preciosidades em catálogos internacionais
– O editor como um caça-talentos
– Os gêneros em evidência
– O mundo como fonte de inspiração

Como gerenciar a carreira de um autor

Carga Horária: 4h
Docente: Pedro Almeida

O processo de relacionamento com autores, desde a criação do original até a apresentação para as editoras. Os equívocos mais comuns na relação entre autor e editora, a forma de se relacionar com agentes literários, como avaliar a qualidade de um original e como auxiliar um autor a montar seu plano de carreira.

O que você vai ver:
– Da preparação do original à apresentação as editoras
– Os cinco passos para a criação de um original
– Principais equívocos que um autor deve evitar
– Como montar uma proposal
– A escolha da editora mais adequada
– Relacionamento com agentes literários
– Como se avalia um original nacional
– Contrato de edição: o que deve entrar
– Qualificações e habilidades desejáveis em um autor
– Como elaborar um plano de carreira

Como criar uma editora ou selo editorial

Carga Horária: 4h
Docente: Mariana Rollier

O processo de relacionamento com autores, desde a criação do original até a apresentação para as editoras. Os equívocos mais comuns na relação entre autor e editora, a forma de se relacionar com agentes literários, como avaliar a qualidade de um original e como auxiliar um autor a montar seu plano de carreira.

O que você vai ver:
– Diferenças entre um novo selo e uma editora
– Foco editorial: uma escolha que fará toda a diferença
– Para cada foco um público; para cada público um selo
– Aquisição de novos títulos
– Referências, modelos e cases de sucesso
– Estrutura de pessoal adequada

Administração de editoras

Carga Horária: 4h
Docente: André Castro

Os pontos mais importantes para administrar uma editora.
A elaboração da estratégia, o planejamento editorial e os indicadores essenciais para acompanhar a performance de uma editora.

O que você vai ver:
– O ecossistema do mercado editorial
– Os 3Cs do mercado: Comprometimento, Consistência e Credibilidade
– A definição do nicho editorial
– Elaboração da estratégia e da cadeia de valor
– Planejamento editorial
– Estrutura de custo lean
– Indicadores de desempenho
– Orçamento

Vendas

Carga Horária: 4h
Docente: Lilian Gaspari

Como fazer para que o livro chegue ao cliente final. Quais são as principais técnicas comerciais, condições comerciais vigentes e os mais importantes clientes. Como funciona a cadeia de distribuição e fatores críticos para o sucesso.

O que você vai ver:
– O panorama da venda de livros no Brasil
– O perfil do livreiro e das livrarias
– A cadeia de distribuição
– Prazos de pagamento e descontos comerciais praticados
– Principais players
– Pontos de venda alternativos
– Consignação x venda com direito a devolução
– Marketing no ponto de venda
– Negociação com compradores
– Estratégias comerciais para alavancar a venda de um livro

Marketing Digital

Carga Horária: 4h
Docentes: Mila Paes Leme

Com base nos principais conceitos de marketing, o objetivo da disciplina é capacitar os participantes a elaborar um planejamento estratégico de marketing digital eficaz, podendo ser facilmente executado e mensurado, levando em consideração a estratégia da editora.

O que você vai ver:
– O passo a passo para elaboração de um plano de marketing digital
– Como ir da estratégia para o plano tático, garantindo uma boa gestão
– Como definir KPIs e coletar dados
– Como analisar e otimizar investimentos

Direitos Autorais

Carga Horária: 4h
Docente: Sintia Mattar

As principais leis que regulamentam os direitos autorais no Brasil. Como gerenciar os contratos de cessão, como são realizadas as apurações para pagamento ao autor e agentes literários, as principais regras que compõe um contrato de direitos autorais.

O que você vai ver:
– Introdução ao direito autoral e legislação vigente
– Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual
– Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo
– Cálculo de apuração de direitos autorais
– Pagamentos de remessas internacionais
– Objetos da produção editorial que envolvem cessão de direitos

Finanças

Carga Horária: 4h
Docente: André Castro

Como estabelecer o preço de venda. Conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e como avaliar a rentabilidade e risco de um projeto.

O que você vai ver:
– Modelo de formação de preço
– Preço para o mercado do livro
– Margem de contribuição
– Ponto de equilíbrio
– Custo do dinheiro no tempo
– Método para avaliação financeira de projetos

Planejamento e controle de produção editorial

Carga Horária: 4h
Docente: Roberto Paranhos

Como planejar e acompanhar a produção editorial usando uma ferramenta de mercado que auxilia no escopo técnico, na administração de prazos, no gerenciamento de custos e na elaboração de relatórios de acompanhamento de produção.

O que você vai ver:
– Elaboração de um cronograma básico
– Definição das variáveis do programa (número de laudas e páginas)
– Calendários e configurações gerais da ferramenta
– Definição de equipe e alocação nas atividades
– Estimativa de duração de atividades
– Gerenciamento do cronograma de produção
– Curva “S” como instrumento de acompanhamento de performance de produção

 PROFESSORES

André de Castro

É pós-graduado em Management pela PUC-RJ e em Finanças Corporativas pelo IBMEC. Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFRJ e cursou o Stanford Publishing Courses for Professionals na Stanford University. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado editorial. Ocupou cargos executivos na Ediouro Publicações e na HSM do Brasil, onde criou a HSM Editora.

 

Alessandra Ruiz

Alessandra Ruiz

Publisher e editora, com curso de especialização em Publishing pela Universidade de Yale, atua há 25 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde, Gente e Gutenberg (Grupo Autêntica). Atualmente, trabalha com Aquisições no Grupo Sextante. Ministra cursos, workshops e palestras sobre mercado editorial. Sua especialidade são os livros de trade nacionais e estrangeiros, tanto de ficção quanto de não ficção, a elaboração de projetos editoriais e a descoberta de novos talentos brasileiros.

Jiro Takahashi

Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

 

Lilian Marcia Gaspari

Possui 20 anos de experiência nas áreas Comercial, Marketing e Administrativa no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify e Larousse, e também como Representante Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints. Atualmente, é Gerente Nacional de Vendas na Faro Editorial.

 

Mariana Rolier

Mariana Rolier

Há mais de quinze anos no mercado editorial, já teve passagens pela Ediouro, Planeta e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e editou, entre outros, livros de cultura nerd como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

 

Mila Paes Leme Marques

Mila Paes Leme Marques

Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence em Marketing, Comunicação e Inovação.

 

Pedro Almeida

Pedro Almeida

É jornalista e professor de literatura, com especialização em marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões. Trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

 

Roberto Paranhos

Roberto Paranhos

Gerente de Projetos com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e certificação PMP® (Project Management Professional) no PMI (Project Management Institute). Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Professor de pós-graduação nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e em cursos específicos (Direito Autoral, Produção Gráfica, Contabilidade, Finanças, Viabilidade, Orçamento etc).

 

Rubens Lima

rubens_lima

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo.Designer gráfico editorial e ilustrador há mais de 20 anos, capista especializado em livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) com mais de 300 capas publicadas por tradicionais editoras do gênero como Saraiva, Blucher, Gente, Guanabara Koogna (GEN), Universidade Mackenzie, entre outras. É autor do blog “O Capista” desde 2010, publicação digital sobre criação de capas de livros e a relação entre designers, editores e autores. Dirige também, desde 2006, a Ilustranet, estúdio on-line de ilustração e desenho com mais de 1.730 ilustrações estampadas em materiais de comunicação em todo o Brasil.

 

Sintia Mattar

Graduada em Administração de Empresas pela FMU, especializada em Copyright pela Harvard Law School, participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995. Conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial tendo gerenciado os departamentos de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac & Naify Edições. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Atualmente, é sócia da Trevisan | Mattar Consultoria em Direitos Autorais, escritório especializado em gestão de conteúdos protegidos.

  INVESTIMENTO

Para mais informações, preencha o cadastro abaixo, entre em contato pelo e-mail contato@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476.

Nome *

Sobrenome *

Celular *

E-mail *

Descrição

  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    48 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações