Formação do Editor em Literatura Infantil – EAD ao Vivo

banner_interna_editor_Lit_Infantil_corrigido
  • Data

    Setembro de 2018

  • Duração

    24 horas

  • Investimento

    Entre em contato

Formação do Editor em Literatura Infantil – EAD ao Vivo

 SOBRE O CURSO 

Este curso visa apresentar as especificidades da produção da literatura infantil no mercado brasileiro, focando no papel do editor. O livro para crianças e adolescentes é, hoje, um dos principais produtos do mercado editorial mundial. O protagonismo que o livro infantil exerce neste cenário em grande parte está relacionado ao desenvolvimento profissional da cadeia produtiva do livro, que se torna, cada vez mais, extremamente específico. Com isso, os agentes envolvidos na cadeia de produção do livro infantil deparam-se com questões singulares no que tange o desenvolvimento do produto à comercialização do mesmo. O editor, neste panorama, necessita de uma formação especializada que engloba não apenas habilidades tradicionais e inovadoras do processo de edição, mas também saber transitar e se sensibilizar, especialmente, entre os mediadores de leitura e as forças que impulsionam este nicho de mercado.

 FACILITADORA 

Isabel Lopes Coelho

casa_educacao_professores_Isabel_Lopes_CoelhoÉ doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o romance juvenil europeu. Defendeu o mestrado na mesma instituição na área de Língua e Literatura Francesa. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu prêmios como o BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013), além de menções e prêmios na categoria New Horizons pela produção de livros, na mesma feira. Foi finalistas do prêmio The International Trade Children’s and Young Adult Publisher Award, na feira do Livro de Londres (2014). Publicou obras inéditas e inovadoras no setor de literatura infantil, além de trazer para o Brasil obras emblemáticas do mercado estrangeiro, como Onde vivem os monstros. Também enveredou pela crítica de literatura infantil ao editar e publicar livros de autores estrangeiros como Peter Hunt e Maria Nikolajeva. Além da participação em feiras internacionais (Bolonha, Frankfurt, Londres e Paris), foi selecionada para o Programme Courants du Monde (França, 2012) e bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015). Desde 2014 ministra cursos de produção sobre livro ilustrado e literatura infantil. Atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação, uma das maiores editoras do mercado editorial brasileiro.

 MÓDULOS 

O papel do editor na cadeia produtiva do livro para crianças

  • Pontos cruciais da carreira do editor de livro infantil (plano de carreira)
  • Habilidades específicas do editor de livro infantil
  • Editores que impactaram o mercado na história da edição do livro infantil
  • Mediando forças com autores e equipe interna
  • Estudo de caso

O impacto dos mediadores de leitura na produção das obras

  • A “adequação” da obra ao seu público
  • A influência da escola e da família na produção da literatura infantil no Brasil: os temas recomendados
  • A influência dos planos de governo na produção da literatura infantil no Brasil
  • A influência dos prêmios na produção da literatura infantil no Brasil: surgem os “medalhões” da literatura infantil
  • A cobertura da mídia
  • Estudo de caso

Da seleção do original ao lançamento I

  • Fontes para recebimento de originais
  • Os critérios de seleção de um original
  • A contratação da obra: como dividir o direito autoral?
  • Conceito x cronograma
  • A composição da equipe para desenvolver o projeto
  • Encaminhamentos editorial e gráfico
  • Estudos de caso

Da seleção do original ao lançamento II

  • O plano de negócios da obra
  • Detalhando o plano de marketing: as campanhas internas e externas
  • O preparo para a obra chegar no mediador
  • O evento de lançamento
  • Estudos de caso

Os diversos tipos de livros para crianças: um pouco de literatura

  • Os principais gêneros e subgêneros da literatura infantil
  • O processo de edição para cada gênero
  • Estudos de caso

A variedade de negócios do livro infantil

  • Qual editora tem o meu perfil?
  • Os diversos negócios do livro para criança no Brasil
  • Novos negócios: Clubes de Leitura
  • A importância das livrarias no comércio do livro infantil

Breve panorama do mercado

  • Autores e ilustradores que mudaram a edição do livro no Brasil
  • A influência do mercado estrangeiro no comportamento do leitor brasileiro: um passeio pelas feiras de livros internacionais
  • A influência dos Youtubers
  • Para onde está indo a nossa literatura?

Novas tecnologias na leitura para crianças

  • O livro digital para crianças
  • Gameficação da leitura
  • Especificidades de produção
  • Transposição da obra impressa para a digital
  • A criação digital
  • Estudos de caso
 METODOLOGIA DE TRABALHO 

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 INVESTIMENTO

Ficou interessado no curso? Informe seu nome e e-mail para mais detalhes e inscrição.

Nome Completo *

E-mail *

Celular *

  • Data

    Setembro de 2018

  • Duração

    24 horas

  • Investimento

    Entre em contato

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações