Curso Técnicas e práticas de edição de texto – EAD ao Vivo

ce_editor_texto_banner_interno_2
  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    9 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso Técnicas e práticas de edição de texto – EAD ao Vivo

 SOBRE O CURSO

É um curso sobre a prática do trabalho de edição. Ele se divide em dois caminhos: uma parte teórica voltada para a edição e seus processos e uma parte sobre a experiência prática, com orientações sobre redação, criação e edição de textos.

Trata-se de um check list das fases de edição de um texto. Para o autor é algo que ele precisa se atentar antes de submeter a obra à apreciação de editoras. Para o editor de texto e tradutor, será uma ferramenta de análise e verificação da qualidade, uma reflexão dos limites da intervenção num texto, bem como do que precisa ser trabalhado.

O curso também será útil para quem realiza análises críticas de textos, abordando aspectos e opções sobre o que pode e deve ser revisto pelo editor de textos ou pelo próprio escritor. Trata-se de algo importante para melhora do oficio do escritor e ampliação do olhar crítico sobre seu próprio texto, o que consequentemente aumenta suas reais possibilidades de contratação e de leitores.

Trata-se de um curso que, para um autor, pode indicar como um livro será lido, que erros são mais observados que outros; para um editor, tradutor, revisor ou preparador de textos ele orienta o olhar sobre as questões mais importantes, aquelas que podem e precisam ser resolvidas.

Inclui exercícios práticos em aula, para demonstrar algumas técnicas acerca da edição de um livro, sempre sob o olhar de um editor.

 MÓDULOS
  • Check list: as 5 fases de edição de um texto
  • Os Erros mais comuns na ficção
  • Parte prática e parte teórica: Estudo de cases – textos publicados e não publicados
  • O que a escrita deve priorizar: Criação – Incluir texto, informações, ideias – Apresentar algo – Registrar – Revisar – Sentirse intimamente envolvido – Ser um produto imediato, ingênuo, intuitivo – Fazer uma bagunça.
  • O que a edição deve priorizar: Crítica – Adicionar e remover textos – Melhorar – Registrar – Revisar – Colocar-se razoavelmente objetivo – Burilar, refinar – Arrumar, organizar
 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 FACILITADOR

Pedro Almeida

casa_educacao_prof_pedro_almeida_editor_de_textoEditor – Publisher da Faro Editorial – Curador do Prêmio Jabuti Jornalista e Professor de Literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Experiência profissional de 24 anos atuando na gestão de editoras de pequeno e médio porte e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e desenvolvimento pessoal, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais. Atuou como editor para as seguintes editoras: Madras; Landmark; W11 editores; Editora Francis, Ediouro, Novo Conceito, Leya, Lafonte e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. Escreve regularmente para o PublishNews, coluna: Leia antes de ver, sobre o mercado editorial, é um dos curadores do Prêmio Jabuti e Publisher e sócio da Faro Editorial.

INVESTIMENTO

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476.

Nome *

Sobrenome *

Celular *

E-mail *

Descrição

  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    9 horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Fechar [X]

Cadastre-se para mais informações