Curso como implantar Avaliação de Desempenho

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  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    48 Horas

  • Investimento

    Entre em contato conosco

Curso como implantar Avaliação de Desempenho

 SOBRE O CURSO

Ajudar o profissional de Recursos Humanos a desenvolver e gerenciar esta ferramenta fundamental de gestão com sucesso, garantindo que, de fato, a organização atinja o seu objetivo final, que é criar uma cultura de alta performance.

 OBJETIVOS
  • Esclarecer os pontos mais importantes para implementar uma Avaliação de Desempenho que funcione
  • Identificar os propósitos pela qual se deve pautar uma Avaliação de Desempenho
  • Analisar os critérios para medir o sucesso de uma Avaliação de Desempenho
  • Compreender as abordagens para medir o desempenho, especificar as tecnologias utilizadas e comparar cada uma das abordagens
  • Possibilitar que o participante escolha a melhor abordagem de mensuração de desempenho de acordo com a cultura e com o momento da empresa
  • Avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma das fontes de avaliação de desempenho, respeitando a cultura da organização
  • Empregar uma efetiva sessão de feedback
  • Mensurar o potencial da gamificação na Avaliação de Desempenho
  • Reconhecer as causas de problemas de desempenho e como enfrentá-las.
 O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

É o processo no qual os gestores formalizam quais são as atividades que devem ser desenvolvidas pelos colaboradores e quais os resultados esperados. Sempre em consonância com a estratégia da organização. Logo, pode-se afirmar que o Sistema de Avaliação de Desempenho é um elemento primordial para que a empresa consiga obter e manter uma vantagem competitiva.

Muitos líderes e empresas não vêm desta forma, mas associam a Avaliação de Desempenho a termos como “perda de tempo “, “frustrante”, “medo”, “pesado”. Os que pensam desta forma, o fazem por inúmeras razões. Uma das mais importantes é porque os gestores não gostam de confrontar um colaborador – é desagradável dar um feedback negativo. Falta a eles preparo para fazer uma efetiva avaliação profissional – que não seja passional.

Existem também outros problemas. Falta de consistência no uso dos resultados das avaliações. Falta de habilidade no trato dos diferentes resultados. Falta de fornecimento de informações úteis que auxiliem no desenvolvimento do time, impedindo-os de desenvolver as suas próprias competências.

Outros líderes, no intuito de desqualificar a Avaliação de Desempenho, também costumam dizer que o método é defeituoso, pois os resultados são manipulados, abusivos, autocráticos e contraproducentes.

Mas não precisa ser assim, um Sistema bem construído e bem executado pode prover valorosos benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização. Com metas bem definidas e claras, alinhadas com a estratégia da empresa, ela se transforma em uma das armas mais poderosas para atingir os objetivos corporativos desejados.

Um Sistema de Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes de gestão de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Garante que todos que fazem os mesmos trabalhos são avaliados de acordo com os mesmos critérios, ajuda a empresa a identificar as forças e fraquezas de seu time, e pode auxiliar muitas das decisões de Recursos Humanos como promoção, aumento salarial e realocações.

 CONTEÚDO

Módulo 1: Avaliação de Desempenho – conceitos gerais e histórico de desenvolvimento

Módulo 2: O processo de Avaliação de Desempenho

  • Passo 1: definir desempenho.
  • Passo 2: desenvolver objetivos, comportamento e ações.
  • Passo 3: fornecer suporte e discussão de desempenho rotineiramente.
  • Passo 4: avaliar performance.
  • Passo 5: identificar melhorias necessárias.
  • Passo 6: implementar as consequências pelo resultado das avaliações.

Módulo 3: Propósito da Avaliação de Desempenho

  • Propósito estratégico.
  • Propósito administrativo.
  • Propósito de desenvolvimento da equipe.

Módulo 4: Critérios de Avaliação de Desempenho

  • Coerência estratégica.
  • Relevância.
  • Confiabilidade.
  • Aceitabilidade.
  • Especificidade.

Módulo 5: Abordagens para medir desempenho

  • Abordagem comparativa.
  • Abordagem por característica.
  • Abordagem por resultados.
  • Abordagem comportamental.

Módulo 6: Escolha da fonte para avaliação de desempenho

  • Gestores.
  • Pares.
  • Subordinados.
  • Próprio.
  • Clientes.
  • Stakeholders.

Módulo 7: Tecnologias para Avaliação de Desempenho

  • Importância da Gamificação.
  • Redução dos erros do avaliador e das influências políticas.
  • Aumento da confiabilidade dos resultados.

Módulo 8: Práticas de feedback

  • Importância da frequência.
  • Contexto correto.
  • Participação efetiva do avaliado.
  • Foco na solução dos problemas.

Módulo 9: O que os gestores podem fazer para melhorar problemas de performance

  • Diagnóstico das causas de uma baixa performance.
  • Ações para melhorar a performance.

Módulo 10: Conclusão e melhores práticas

 PROFESSORA

Ana Maria Del Pino

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Coordenadora acadêmica e professora universitária de Recursos Humanos e Administração de Empresas no Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniItalo.

Exerceu funções executivas de Recursos Humanos por mais de 20 anos, nas empresas Net e Santander.

Presta consultoria de recursos humanos para diversas empresas e atua como coach e orientadora de carreira.

 

 REGULAMENTO

1. Organização do curso:

O curso está organizado por módulos temáticos. Todos os módulos contêm:

  • Vídeoaulas: os vídeos são a essência do curso, nele é possível compreender o que há de mais importante no tópico. No final de cada vídeo é apresentado um resumo de tudo o que foi falado.
  • Testes: no final de cada módulo existe um teste para que você avalie seu nível de assimilação do conteúdo. Você receberá um feedback sobre suas respostas para que possa entender o que estava correto e o que estava errado.
  • Artigos: com intuito de facilitar a compreensão do conteúdo, em alguns módulos estão incluídos artigos ou textos que complementam o conteúdo da videoaula.
  • Recursos adicionais: todos os slides e planilhas que forem apresentadas durante as aulas estarão disponíveis para download.

Outros componentes do curso:

  • Prova final: Ao terminar o curso você deve realizar uma prova para atestar seu conhecimento nos tópicos do curso.
  • Dúvidas: caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo você pode colocar uma pergunta no fórum de discussão que a equipe da Casa Educação responderá.

2. Certificado:

Possuir um certificado ABRH – Casa Educação demonstra ao mercado que você é um profissional
diferenciado, comprovando que domina os conceitos do curso.

Para receber o certificado você deverá completar as seguintes atividades do curso:

Recursos adicionaisRecomendado, mas não obrigatórioNAProva finalSim70%

Atividades do curso Obrigatório % Mínimo
Vídeoaulas Sim 100%
Testes Recomendado, mas não obrigatório NA
Artigos Recomendado, mas não obrigatório NA
Recursos adicionais Recomendado, mas não obrigatório NA
Prova Final Sim 70%

Você pode concluir o curso e obter seu certificado em um prazo de até um ano após a efetivação da
matrícula.

 INVESTIMENTO

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cursos-abrhbrasil@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476.

Nome *

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Descrição

  • Data

    Novembro 2017

  • Duração

    48 Horas

  • Investimento

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