Programa Estratégia de Big Data para Gerar Vendas

CURSO:
Programa Estratégia de Big Data em Vendas

DATA:
10 e 11 de novembro (sábado e domingo)

CARGA HORÁRIA:
16 horas

INVESTIMENTO:
R$ 1.290,00 até 20 de julho
Saiba mais pelo email contato@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476

 SOBRE O CURSO

Um programa prático com principais estratégias e modelos de trabalho para construir resultados em vendas

 PÚBLICO-ALVO

Analistas, assessores, coordenadores e gerentes da área de comunicação, mídias sociais, relacionamento, imprensa e afins.

 OBJETIVO

Capacitar o participante a entender como uma estratégia de Big Data e treinar na aplicação da estratégia em ambiente de desafio real.

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

PRIMEIRO DIA
• Explicar o conceito de Inteligência Artificial
• Aplicações em negócios no mundo digital
• Laboratório de estratégias com Inteligência Artificial • Desafio Inteligência Artificial

SEGUNDO DIA
• Desafio de construir uma estratégia de inteligência artificial da empresa escolhida, sendo que deverão construir um protótipo em formato de papel, programação ou etc. • Banca com cada grupo para apresentação dos resultados

CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM ATIVIDADES PRÁTICAS:
• Aplicação prática de Inteligência Artificial
• O poder da Inteligência Artificial para Analytics
• O raciocínio da inteligência artificial para negócios

 PROFESSOR 

Alexandre Cavalcanti Marquesi

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Profissional de mercado atuando em grandes empresas em projetos digitais como: Unibanco 30 horas, Accor, Ticket, IBM, American Express, Globo.com entre outros. Doutor em Comunicação com o Mercado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo Metodista, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica, Pós graduado em Estratégia de Internet e CRM pela ESPM – Escola Superior de Propaganda
e Marketing e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Atualmente professor da pós-graduação da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mais de 24 anos de experiência em Internet, com ênfase em Comunicação nos meios digitais.

 

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INCLUI GRATUITAMENTE 3 MESES DE ASSINATURA DIGITAL DA REVISTA HARVARD BUSINESS REVIEW BRASIL

Programa Inteligência Artificial para Vendas

CURSO:
Programa Inteligência Artificial para Vendas

DATA:
05 e 06 de Outubro

CARGA HORÁRIA:
16 horas

INVESTIMENTO:
R$ 1.290,00 até 20 de julho
Saiba mais pelo email contato@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476

 SOBRE O PROGRAMA

O programa apresenta o conceito de Inteligência Artificial e a suas aplicações em estratégias de negócios. Demonstra as principais estratégias e modelos que são usados no mercado para gestão de negócios dentro de inteligência artificial.

 PÚBLICO-ALVO

Analistas, assessores, coordenadores e gerentes da área de comunicação, mídias sociais, relacionamento, imprensa e afins.

 OBJETIVO

Capacitar o participante a entender como uma estratégia de Inteligência Artificial pode provocar o aumento das vendas potencializando os recursos disponíveis.
Construir o entendimento sobre como usar a inteligência artificial para gerar negócios.

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

PRIMEIRO DIA
• Explicar o conceito de Inteligência Artificial
• Aplicações em negócios no mundo digital
• Laboratório de estratégias com Inteligência Artificial • Desafio Inteligência Artificial

SEGUNDO DIA
• Desafio de construir uma estratégia de inteligência artificial da empresa escolhida, sendo que deverão construir um protótipo em formato de papel, programação ou etc. • Banca com cada grupo para apresentação dos resultados

CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM ATIVIDADES PRÁTICAS:
• Aplicação prática de Inteligência Artificial
• O poder da Inteligência Artificial para Analytics
• O raciocínio da inteligência artificial para negócios

 PROFESSOR 

Alexandre Cavalcanti Marquesi

casa_educacao_prof_Alexandre_Cavalcanti_Marquesi
Profissional de mercado atuando em grandes empresas em projetos digitais como: Unibanco 30 horas, Accor, Ticket, IBM, American Express, Globo.com entre outros. Doutor em Comunicação com o Mercado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo Metodista, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica, Pós graduado em Estratégia de Internet e CRM pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Atualmente professor da pós-graduação da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mais de 24 anos de experiência em Internet, com ênfase em Comunicação nos meios digitais.

 

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Comportamento Organizacional – ABRH

CURSO:
Comportamento Organizacional – ABRH

DATA:
28 de Novembro e 05, 12 e 19 de Dezembro
Das 19h às 22h20

MODALIDADE:
Presencial

CARGA HORÁRIA:
16 horas

INVESTIMENTO:
R$ 1.290,00
Valor Associados ABRH-Brasil: 774,00 até 20 de julho.
Saiba mais pelo email contato@casaeducacao.com.br ou pelo telefone 11 3097-8476

 SOBRE O CURSO 

Conhecer os principais componentes da gestão de equipes de alta performance e seus impactos na cultura organizacional e nas relações de poder na qual estão inseridas, para aplicar soluções sobre os desafios da prática da Liderança em nossa sociedade pós moderna, através do entendimento do comportamento do indivíduo e suas motivações nas organizações do trabalho.

 PÚBLICO-ALVO
Profissionais de RH, analistas sêniores e gestores/líderes.

 OBJETIVO
• Refletir sobre a complexidade do significado do trabalho na sociedade atual e seus impactos na dinâmica organizacional e intersubjetiva;
• Entender as principais teorias sobre o comportamento humano.
• Fornecer subsídios teórico-prático para liderar equipes de alta performance;
• Provocar a reflexão da dinâmica organizacional e seus impactos na cultura, e nas relações de poder
das organizações;
• Refletir sobre os desafios da liderança na gestão de pessoas em nossa sociedade pós-moderna.

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:

A) Contexto histórico do mundo do trabalho
• Conceito do trabalho e sua centralidade para o indivíduo
• Sociedade do consumo e seus impactos para o mundo do trabalho

B) Comportamento Humano
• Diferentes perspectivas teóricas sobre comportamento humano
• Estilos de personalidade
• Reflexão sobre o meu estilo de personalidade X
meu estilo de gestão
• Comportamento humano X
motivação para o trabalho

C) Equipes da alta performance
• Grupos ou equipes?
• Necessidades de manutenção da equipe
• Fases de desenvolvimento de uma equipe
• Fatores críticos na equipe de alta performance

D) Cultura organizacional
• Conceito de cultura organizacional e seus principais elementos
• Questão da interculturalidade
• Cultura brasileira e seus impactos na gestão

E) Poder nas organizações
• Liderança X Poder
• Conceitos de poder nas organizações em
uma visão crítica
• Poder X Influência

F) Desafios da Liderança nos pós modernidade
• Desafios na gestão de talentos
• A gestão do stress nas organizações

• BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
• BAUMAN, Z. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
• BENDASSOLLI, P. F. Trabalho e identidade em tempos sombrios: insegurança ontológica na experiência atual com o trabalho. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.
• ROBBINS,S; JUDGE, T; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional, teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2011.
• LANCMAN,S; SZNELWAR, L; Christofhe Dejours: Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Distrito federal: Paralelo 15, 2004.
• DEJOURS, C, A Banalização da Injustiça Social. Rio de Janeiro: Ed. fundação Getulio Vargas, 1999.
• STEWART, R; CLEGG, W; Nord, R; Hardy, C. Handbook de Estudos Organizacionais – Volume 1. Atlas,1998.
• SENNETT, R. Corrosão do Caráter. São Paulo: Record, 2004.
• FREITAS,E. Cultura Organizacional. Evolução e Crítica. São Paulo: Cengage. 2010.
• LANZER, F. Cruzando culturas sem ser atropelado. São Paulo: Evora. 2014.
• BARROS, B. T. e PRATES, M. A. S. O estilo brasileiro de administrar. São Paulo: Atlas,1996.
• ALCADIPANI, R. Michel Foucault: O Poder e Análise das Organizações. São Paulo: FGV, 2005.
• GREEN, C; GALFORD, R. The Trusted Advisor. New York: Free Press. 2000.
• GEORGE, B. Liderança Autêntica: resgate os valores fundamentais e construa organizações duradouras. São Paulo: Gente, 2009.

 PROFESSORA 

Karen Spencer

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Possui 20 anos de experiência em gestão de recursos humanos tendo atuado em empresas de grande porte nos segmentos de bens de consumo, tecnologia, serviços e comunicação. Atualmente além da atividade de docente para FGV e FIA, também é Coach e Gerente Executiva de RH na PwC.
Psicóloga pela PUC-RS, Doutoranda em ADM pela FGV- EAESP e Mestre em Administração de Empresas na linha de estudos organizacionais pela FGV- EAESP. Pós graduada em gestão por processos pela ESPM.

 

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Programa de Integr. da Comunicação e Marketing

CURSO:
Programa de Integração da Comunicação e Marketing – A gestão das ações on e off line

DATA:
01 e 02 de Setembro/2018
Das 9h às 18h

MODALIDADE:
Presencial

CARGA HORÁRIA:
16 horas

INVESTIMENTO:
R$ 1.190,00

 SOBRE O PROGRAMA 

A essência das diversas propostas de conceituação da Comunicação Integrada de Marketing, tem como ponto comum o reconhecimento do papel da comunicação como produtora de sentido e significados. Isso acontece com maior assertividade quando as competências comunicacionais (propaganda, promoção, merchandising e todas as demais ações, tanto off como online) são consideradas em um plano de comunicação abrangente que reconhece as peculiaridades dessas ações e dos públicos envolvidos. A integração proporciona maior sinergia, maior contato com a marca e intensifica os relacionamentos através da sua gestão.

 PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais que atuam com o binômio consumo e mercado, sejam eles das áreas da
comunicação, marketing, administração, trade, analistas, assessores, coordenadores e gerentes da área da comunicação e mídia. E profissionais de mercado que atuam com branding e relacionamento.

 OBJETIVO
Evidenciar a comunicação de mercado como um sistema de gestão, capacitando os pro ssionais na
articulação de ações comunicativas assertivas, seja na criação da imagem de marcas, como na maior percepção do intangível e do valor agregado. Capacitar os alunos no domínio da integração e da potencialização com reflexos na otimização de recursos. A metodologia contará com a integração entre conceitos e empirismos, proporcionada por exemplos e estudo de casos, apoiados necessariamente no fazer, no sentir e no dominar.

 MÓDULOS

O que você vai ver neste curso:
• Comunicação integrada de Marketing
• Quem integra o que? E porque?
• Mapeando as ações comunicacionais
• Mídia ou pontos de contato?
• As marcas em uma sociedade em rede

 PROFESSOR 

Daniel dos Santos Galindo

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Publicitário doutor em comunicação científica e tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo, realizou estudo pós-doutoral pela Universidade Complutense de Madrid, abordando os aspectos relacionais do consumidor contemporâneo. Tem atuado na área de marketing e comunicação, passando por empresas como Boehringer lngelheim, Lago azul Golf Club, Monark S.A, passando por agências e consultorias atendendo Le Postiche, Aché, Zambon, Vallée, USCS, FSA, Polemar Cereais e Tim, entre outras. Tem atuado em consultorias voltadas para comunicação e marketing. É sócio diretor da CBS- Competence Business School, trabalhando com projeto e implantação de Universidades Corporativas e desenvolvimento de cursos para empresas e Universidades. Tem atuação como docente em programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UMESP e MBA na ESPM, no Gestcorp da ECAUSP, no Mackenzie e outras instituições no interior de São Paulo. Autor de vários livros, dentre eles: Propaganda Inteira & Ativ@; El consumidor postmoderno, una persona relacional- Anclajes conceptuales; A comunicação de Mercado em Redes Virtuais – uma questão de relacionamento; Comunicação de Mercado & Contemporaneidade.

 

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Curso Edição de Materiais Didáticos

CURSO:
Curso Edição de Materiais Didáticos

DATAS:
6, 8, 15, 20, 22, 27 e 29 de Agosto/2018
das 19h às 22h

METODOLOGIA:
EAD ao vivo que proporcionam interação com os professores e alunos de forma simultânea.

CARGA HORÁRIA:
16 horas

INVESTIMENTO:
Valor integral: R$ 890,00

 SOBRE O CURSO 

Os materiais didáticos correspondem a uma grande parcela da produção e comercialização do mercado editorial. Embora sejam produtos editoriais, os didáticos têm características bem específicas que precisam ser conhecidas por quem tem interesse em aprender sobre a produção de produtos editoriais. Neste curso, daremos uma visão geral sobre esses produtos, destacando processos e ferramentas que ajudam o profissional a planejar e desenvolver esses produtos.

 PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de editoração, letras, jornalismo, pedagogia, licenciatura.

 OBJETIVO

Apresentar as características dos materiais didáticos;
Planejar a produção de materiais didáticos;
Conhecer as ferramentas para controle e gestão da produção;
Conhecer o fluxo de produção de materiais didáticos.
Conhecer as especificidades do processo de edição de materiais didáticos;

 MÓDULOS

O que você vai ver neste curso:

1. PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
• Conceito do produto: especificidades dos materiais didáticos
• Política de publicações
• Novos produtos e reformulação: definição, criação e viabilização
• Plano editorial (ficha de produto)
• Orçamento (ferramentas)
• Cronograma (fluxo de produção, política de prazos, ferramenta)
• Recursos humanos (cadastro e perfil dos colaboradores)
• Prospecção de autores
• Briefing para autor
• Definição e validação de unidade padrão

2. PROJETO GRÁFICO
• Definição de formato e número de páginas
• Definição do conceito visual
• Elaboração do projeto gráfico

3. EDIÇÃO DE ORIGINAIS, FLUXO E DINÂMICA DO PROCESSO
• Analise e leitura crítica, ficha de leitura
• Edição do material
• Pauta de imagens (modelos de pautas)
• Pauta de licenciamentos
Carga horária prevista: 4 horas

4. PRODUÇÃO EDITORIAL DO MATERIAL, FLUXO E DINÂMICA DO PROCESSO
• Pesquisa e produção de imagens
• Encaminhamento de original para arte – preparação e estilagem do arquivo
• Produção de provas
• Revisão e validação de provas.

5. DIVULGAÇÃO E OUTROS SERVIÇOS
• Release para área de marketing e comercial
• Produção de vídeos e outros materiais de apoio ao professor

 DOCENTE

Célia de Assis

Célia de Assis é formada em Ciências Biológicas e fez especialização em botânica e Educação Ambiental (1985-1990) no Instituto de Botânica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, onde chegou a atuar como pesquisadora científica. Foi professora da rede estadual de ensino na década de 1980 e professora titular da cadeira de botânica na Universidade Paulista, de 1988 a 1991.
Em paralelo às atividades de pesquisa e acadêmicas, passou a atuar na área editorial, inicialmente na reformulação de livros de ciências e coordenação editorial de livros paradidáticos para a Editora Ática, depois como redatora em revista especializada de botânica e edição de livros de interesse geral.
É autora de vários livros paradidáticos sobre botânica, pela editora FTD, e de divulgação científica sobre a Ilha de Marajó, Rio São Francisco e Árvores Brasileiras (3 volumes), pela Prêmio Editorial.
Desde 2004, atua no Grupo Ibep Educação na edição de livros de literatura infantil, paradidáticos, didáticos e científicos. Atualmente é Diretora Editorial da área de didáticos e paradidáticos do mesmo grupo.
Tem cursos de especialização em Gestão Contemporânea, Inteligência Competitiva e Docência EAD pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Curso de Formação em Estratégias de Venda para o Mercado Editorial – EAD ao vivo

DATAS:
Agosto (2 aulas) 28 e 30
Setembro (8 aulas) 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27
Outubro (2 aulas) 02 e 048

MODALIDADE:
EAD ao vivo

CARGA HORÁRIA:
12 horas

INVESTIMENTO:
Valor integral: R$ 990,00

 SOBRE O CURSO 

Há muito já se sabe que a equipe comercial de uma editora ou distribuidora não pode mais ser composta daquele tirador de pedidos tradicional.

Mas entre saber que as mudanças ocorreram e aplicar na prática métodos e ações que permitam que a gestão comercial das empresas do mercado editorial atinjam novos níveis de excelência há ainda um intervalo muito grande. Trazendo para a sala de aula as experiências e métodos utilizados em sua trajetória de 36 anos no mercado editorial, Gerson Ramos transporta para a realidade de nosso mercado as práticas utilizadas nas várias empresas que atuou de forma clara e simples, com exemplos reais e facilmente replicáveis em qualquer tamanho de empresa. Sem enrolação e com muito bom humor para que o aprendizado seja feito com o mesmo prazer que a leitura de um bom livro.

Colaboradores de alto nível são convidados a complementar algumas matérias a partir também de seus aprendizados e experiências dialogando com o coordenador, sempre com exemplos claros e novos pontos de vistas para os temas apresentados.

 PÚBLICO-ALVO

Diretores, gestores, supervisores e outros profissionais de marketing e vendas de livros; empreendedores, livreiros, distribuidores e proprietários de pequenas e médias editoras; demais interessados em entrar no ramo comercial de livros.

 OBJETIVOS

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o papel da área comercial em uma editora;
• Diagnosticar causas e efeitos de resultados comerciais;
• Estabelecer estratégias baseadas em diagnósticos;
• Estabelecer critérios e métodos para precificação, tiragens e reimpressões;
• Estabelecer estratégias de posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C;
• Gerir processos, operações e logística;
• Gerir e analisar estoques;
• Planejar estrategicamente pesquisas de mercado, novos canais, livros digitais;
• Utilizar ferramentas de suporte à gestão comercial;
• Aprender com outros mercados;
• Discutir e justificar as projeções para o mercado editorial.

 FACILITADOR

Gerson Ramos

É Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, bem como participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil.

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
• Qual é o papel da área comercial em uma editora?
• Organograma: Sua empresa pode e deve fazer e divulgar o seu.
• Diagnóstico Geral da Empresa: Departamento Comercial é Causa ou Efeito dos resultados.
• Como fazer um diagnóstico de Causa e Efeito
• Como agir com base no Diagnóstico?
• Sua equipe tem o tamanho e as habilidade necessárias para a ação?
• Selecionando e montando equipes
• Modelo de remuneração para equipes comerciais
• Qual é o seu desafio?
• Qual é a sua estratégia?
• Medir e Conhecer: W.E. Demming
• Método de controle de um plano de Ação: Método PDCA
• Ações Corretivas para cada item do Diagnóstico: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Material, Mão de Obra
• Clientes: Diferentes Perfis, diferentes formas de atender
• Metas e Controles : Análise da Planilha de Estudos
• Catálogo: Análise de Gestão de Estoque
• Catálogo: Vida e Morte de um título
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Ferramentas de Suporte à Gestão Comercial: Introdução
• Programação de atividades semanal
• Relatórios de visitas e performance
• Atendimento de pedidos- Colocação de novidades • Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Controles de Consignação
• Reposição e ressuprimento
• Metas Quantitativas; Metas Qualitativas
• Processos, Operações e Logística:
• Padronização de Atividades
• Gestão de Estoque: Giro, Cobertura e Nível de Serviço
• Marketing: Estratégia de Posicionamento em PDV, Mídias Sociais. Comunicação B2B e B2C
• Definição de Limites de Crédito: Como tratar inadimplência
• Organização de reuniões: Internas e Externas
• Precificação, Tiragens e Reimpressões
• Listas de Mais vendidos: Paradoxo de Tostines
• Pesquisas de Mercado: Tomada de Decisões Estruturadas
• Novos Canais: Análise SWOT
• Livro Digital: Relacionamento com
os Canais de Vendas
• Metadados: A responsabilidade da qualidade da informação é da editora, não da livraria
• Aprendendo com outros mercados: Tendências do Varejo
• Varejo Internacional de Livro: Desafios
e Soluções nos outros países
• Teste de Perfil Comercial

 METODOLOGIA

Aulas ao vivo que proporcionam interação com os professores e alunos de forma simultânea.
Acesso ao conteúdo gravado* disponível por até 30 dias após o término da aula.

* O acesso a aula gravada, após a data de aula, também é registrado como frequência do aluno.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

Curso de Fundamentos e Práticas em Vendas

DATAS:
15, 16, 22 e 23 de Agosto/2018

METODOLOGIA:
Aulas práticas presenciais.

CARGA HORÁRIA:
12 horas

INVESTIMENTO:
Valor integral: R$ 1.290,00

 SOBRE O CURSO 

O Curso de Fundamentos e Práticas em Vendas apresenta o setor de Vendas e suas Singularidades, nele você irá conhecer:
• O que é e como administrar uma consignação.
• Montar um planejamento e traçar metas mensais e anuais.
• Entender como o Marketing pode ajudar a alavancar as vendas, quando esperar retorno sobre o investimento ou simplesmente um investimento.

 PÚBLICO-ALVO

• Gestores em geral
• Profissionais da área de vendas
• Profissionais da área comercial
• Editores e assistentes

 CONTEÚDO

O que você vai ver neste curso:
1. Módulo Vendas – Consignação – Bate-Papo
2. Módulo De Vendas – Planejamento E Metas – Bate Papo
3. Módulo De Vendas – Comercial E Marketing
4. Módulo De Vendas – Introdução A Treinamento De Equipes E Bate Papo

 FACILITADOR

Lilian Marcia Gaspari

casa_educacao_prof_lilian_marcia_gaspariPossui 30 anos de experiência no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atualmente, é Consultora na Nversos Editorial.
Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify, Larousse e Faro Editorial, e também como Consultora Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints.

 

Formação do Editor em Literatura Infantil – EAD ao Vivo

DATAS:
03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Setembro de 2018
das 19h às 22h

MODALIDADE:
EAD ao vivo

CARGA HORÁRIA:
24 horas

INVESTIMENTO:
R$ 1.490,00

 SOBRE O CURSO 

Este curso visa apresentar as especificidades da produção da literatura infantil no mercado brasileiro, focando no papel do editor. O livro para crianças e adolescentes é, hoje, um dos principais produtos do mercado editorial mundial. O protagonismo que o livro infantil exerce neste cenário em grande parte está relacionado ao desenvolvimento profissional da cadeia produtiva do livro, que se torna, cada vez mais, extremamente específico. Com isso, os agentes envolvidos na cadeia de produção do livro infantil deparam-se com questões singulares no que tange o desenvolvimento do produto à comercialização do mesmo. O editor, neste panorama, necessita de uma formação especializada que engloba não apenas habilidades tradicionais e inovadoras do processo de edição, mas também saber transitar e se sensibilizar, especialmente, entre os mediadores de leitura e as forças que impulsionam este nicho de mercado.

 FACILITADORA 

Isabel Lopes Coelho

casa_educacao_professores_Isabel_Lopes_CoelhoÉ doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o romance juvenil europeu. Defendeu o mestrado na mesma instituição na área de Língua e Literatura Francesa. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu prêmios como o BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013), além de menções e prêmios na categoria New Horizons pela produção de livros, na mesma feira. Foi finalistas do prêmio The International Trade Children’s and Young Adult Publisher Award, na feira do Livro de Londres (2014). Publicou obras inéditas e inovadoras no setor de literatura infantil, além de trazer para o Brasil obras emblemáticas do mercado estrangeiro, como Onde vivem os monstros. Também enveredou pela crítica de literatura infantil ao editar e publicar livros de autores estrangeiros como Peter Hunt e Maria Nikolajeva. Além da participação em feiras internacionais (Bolonha, Frankfurt, Londres e Paris), foi selecionada para o Programme Courants du Monde (França, 2012) e bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015). Desde 2014 ministra cursos de produção sobre livro ilustrado e literatura infantil. Atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação, uma das maiores editoras do mercado editorial brasileiro.

 MÓDULOS 

O papel do editor na cadeia produtiva do livro para crianças

  • Pontos cruciais da carreira do editor de livro infantil (plano de carreira)
  • Habilidades específicas do editor de livro infantil
  • Editores que impactaram o mercado na história da edição do livro infantil
  • Mediando forças com autores e equipe interna
  • Estudo de caso

O impacto dos mediadores de leitura na produção das obras

  • A “adequação” da obra ao seu público
  • A influência da escola e da família na produção da literatura infantil no Brasil: os temas recomendados
  • A influência dos planos de governo na produção da literatura infantil no Brasil
  • A influência dos prêmios na produção da literatura infantil no Brasil: surgem os “medalhões” da literatura infantil
  • A cobertura da mídia
  • Estudo de caso

Da seleção do original ao lançamento I

  • Fontes para recebimento de originais
  • Os critérios de seleção de um original
  • A contratação da obra: como dividir o direito autoral?
  • Conceito x cronograma
  • A composição da equipe para desenvolver o projeto
  • Encaminhamentos editorial e gráfico
  • Estudos de caso

Da seleção do original ao lançamento II

  • O plano de negócios da obra
  • Detalhando o plano de marketing: as campanhas internas e externas
  • O preparo para a obra chegar no mediador
  • O evento de lançamento
  • Estudos de caso

Os diversos tipos de livros para crianças: um pouco de literatura

  • Os principais gêneros e subgêneros da literatura infantil
  • O processo de edição para cada gênero
  • Estudos de caso

A variedade de negócios do livro infantil

  • Qual editora tem o meu perfil?
  • Os diversos negócios do livro para criança no Brasil
  • Novos negócios: Clubes de Leitura
  • A importância das livrarias no comércio do livro infantil

Breve panorama do mercado

  • Autores e ilustradores que mudaram a edição do livro no Brasil
  • A influência do mercado estrangeiro no comportamento do leitor brasileiro: um passeio pelas feiras de livros internacionais
  • A influência dos Youtubers
  • Para onde está indo a nossa literatura?

Novas tecnologias na leitura para crianças

  • O livro digital para crianças
  • Gameficação da leitura
  • Especificidades de produção
  • Transposição da obra impressa para a digital
  • A criação digital
  • Estudos de caso
 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

Curso Preparação e Revisão de Textos – EAD ao Vivo

DATAS:
5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de junho + 3, 5, 10 e 12 de julho de 2018
Terças e quintas, das 19h00 às 21h10

CARGA HORÁRIA:
24 horas

METODOLOGIA:
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

INVESTIMENTO:
Valor com desconto: R$ 1.990,00

 

 SOBRE O CURSO

O curso Preparação e Revisão de Textos – EAD ao vivo oferece todo o conhecimento necessário para que o participante se torne um profissional de texto.

Baseado nas práticas do mercado brasileiro e também no Chicago Manual of Style – o guia de estilo mais completo e utilizado no mundo, o curso abrange os aspectos do que significa ser um profissional de texto, cobrindo o processo editorial, marcações mais utilizadas e abordando tópicos como ortografia, pontuação, uso de palavras estrangeiras, questões de estilo em diversos gêneros de ficção e não ficção, didáticos e universitários, uso e funcionalidade de tabelas, gráficos e muito mais.

O aluno desenvolverá atividades que lhe possibilitarão aplicar o conhecimento adquirido na edição de manuscritos e de provas, desde os mais básicos até as edições mais complexas.

O domínio da preparação e revisão de texto requer um juízo editorial afiado e um profundo conhecimento do estilo da editora que publicará o livro. Quais são as exigências do leitor? Como um editor mantém o estilo do autor e a definição editorial ao mesmo tempo? Essas e outras dúvidas também serão tratadas durante o programa.

Este curso on-line e ao vivo, com 24 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão das decisões que um editor experiente toma na preparação de um manuscrito para publicação.

 OBJETIVO

DESENVOLVER PROFISSIONAIS DE TEXTO – REVISORES E PREPARADORES – PARA QUE ESTEJAM APTOS A:
• Trabalhar de acordo com as melhores práticas de mercado;
• Utilizar os principais conceitos de The Chicago Manual of Style (The University of Chicago Press), The copyeditor’s handbook (de Amy Einsohn, University of California Press), Manual de Editoração e Estilo, de Plínio Martins Filho, dentre outros.

DESENVOLVER TEXTOS COM A ORTOGRAFIA, PONTUAÇÃO, USO DE PALAVRAS ESTRANGEIRAS E GRÁFICOS DA MANEIRA ADEQUADA:
• Preparar e revisar textos com graus de complexidade variados;

 A QUEM SE DESTINA
  • preparadores de texto
  • copidesques
  • revisores
  • editores
  • tradutores
  • autores
  • interessados em ingressar no mercado editorial
 DOCENTE

Jiro TakahashiJiro Takahashi

Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano/Kroton, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 45 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

 

 CONVIDADA

Amanda Moura

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, graduada em Letras – Tradutor e Intérprete (Inglês/Português) pela Unibero. Tradutora literária e revisora, trabalha para editoras como Gente, Globo Livros, Benvirá, Intrínseca, Novo Conceito, Planeta, V&R, Universo dos Livros, Moderna e Richmond. Traduziu títulos como Depois de Auschwitz (2013), Se eu ficar (2014) e Senhora Einstein (2017). Em parceria com livrarias, tem oferecido palestras e oficinas sobre tradução, preparação e revisão de textos.

 

 

Artes Gráficas em Book Publishing – EAD

DATA:
Outubro 2018

CARGA HORÁRIA:
24 horas

INVESTIMENTO:
Valor integral: R$990,00

 

 

 SOBRE O CURSO

O curso Artes Gráficas em Book Publishing visa introduzir o aluno no universo das artes gráficas, focando a área da produção do objeto editorial (livro, catálogo, revista). Além disso, destaca os principais problemas que podem surgir ao longo do processo de produção, fornecendo as diretrizes básicas para identificá-los e solucioná-los, em benefício da qualidade do produto.

 OBJETIVO

Apresentar o processo de produção gráfica do livro, destacando suas várias etapas, tecnologia e profissionais envolvidos e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.

 ESTRUTURA

O conteúdo está dividido em 8 aulas, com manuseio de inúmeros livros de diferentes áreas do conhecimento (didáticos, infantis, técnicos, de arte, de fotografia etc) com exemplos práticos dos principais sistemas de impressão e recursos de acabamento.

 PROGRAMA

Aula 1 
Gráfica. Conceituação. A produção do livro na cultura ocidental. O que uma prensa de esmagar uvas tem a ver com isso? A produção industrial do livro em 1500 e hoje. O que mudou. O que permanece.

Aula 2
Afinal, o que é um livro? Lição de anatomia. Identificação das partes que constituem o objeto editorial, relacionando cada uma ao processo de produção. Problemas de acabamento e como solucioná-los. A construção do livro. Quando capa e miolo se juntam. Problemas de acabamento e como solucioná-los.

Aula 3
O papel do papel Características do material. Papéis para impressão. O formato do papel e o formato dos livros. Cadernos e seu colecionamento. Problemas do papel e formas de solucioná-los.

Aula 4 
O papel da tinta Características do material. Tintas para impressão. Sistemas de aplicação de cor. Sistemas de padronização Problemas de entintamento e formas de solucioná-los.

Aula 5
Quando a tinta encontra o papel O elemento multiplicador. Matrizes gráficas. Principais sistemas de impressão aplicados no campo editorial. Gráfica alternativa. Produção artesanal. Livro-objeto. Problemas de impressão e formas de solucioná-los.

Aula 6
O que acontece antes da impressão Imagem. Realidade e reprodução. Fidelidade. Texto. Elementos de composição tipográfica. Juntando imagens e textos na página. O design do livro. Softwares de diagramação. Problemas de pré-impressão que só aparecem na impressão. Formas de solucioná-los.

Aula 7
Guiando o processo de produção. O que? Como elaborar uma especificação de produção. Como? Mercado gráfico. Escolha de fornecedores. Quanto? Solicitação e análise de orçamentos. Quando? O domínio do fator tempo. Cronogramas de produção.

Aula 8
Mil maneiras de contar uma mesma história. Estudo comparativo de diferentes edições de uma mesma história ou As Aventuras de Alice no País das Artes Gráficas

 METODOLOGIA DE TRABALHO

Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos via chat. As aulas ficarão disponíveis por um mês após o término do curso.

 FACILITADORA

Márcia Signorini
MarciaSignorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini
Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e a distância sobre esse tema.

 

 

 MEDIAÇÃO

Luiz Pereira

Profissional com mais de dez anos de experiência na indústria do livro. Na Editora Manole, ajudou a desenvolver o selo Amarilys. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP.