Núcleo Editorial - Casa Educação

Núcleo Editorial

CORPO DOCENTE NÚCLEO EDITORIAL

 

Adriana Dallolio

Mestre em Marketing pela Northwestern University e pela FGV/SP. Foi executiva de marketing na Capricho, na Cielo e em outras empresas multinacionais. Além de empreendedora, ministra aula de Marketing no Insper, na IBMEC e na HSM.

 

Alessandra Corá

É pedagoga e especialista em Alfabetização pelo ISE Vera Cruz/SP. Foi professora de Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Edita livros há mais de 15 anos; durante 11 anos trabalhou na Editora Moderna em diversos cargos, propondo e coordenando projetos editoriais (obras coletivas e autorais para mercado e PNLD. Trabalhou na formação de professores da rede pública na área de leitura pelo Cedac. É proprietária da Cultura Escrita Edição e Educação, que atua na concepção de materiais didáticos, assim como colabora com a produção de materiais para novas mídias e formação de professores – alguns dos clientes: Somos Educação (Ática e Scipione), FTD, Moderna/UNO, Oxford, Edições SM, Saraiva, Aymará e Manole.

 

André Forastieri

Jornalista desde 1988 e empreendedor desde 1993, André Forastieri fundou três editoras de sucesso: Acme, Conrad e Pixel. Publicou revistas e livros, nos mais diversos gêneros, de quadrinhos à ficção, e da grande reportagem à política, sempre investindo em novas vozes, novos formatos, novas estratégias de conexão com o leitor. Publicou, entre outros, Neil Gaiman, Robert Crumb, William Gibson, Alan Moore , John Reed, e entre brasileiros Clara Averbuck e Gonçalo Junior, além de fenômenos de venda como Sandman, Dragon Ball, Star Wars, Pokémon e Minecraft.

Forastieri é um dos maiores influenciadores digitais na área de cultura, sociedade e inovação, seu blog tem mais de 12 milhões de visualizações e seu perfil no Linkedin tem quase 300 mil seguidores. No portal R7.com, atuou como Diretor de Novos Negócios. Sua empresa Tambor Digital cria estratégias de conteúdo e marketing para empresas como Disney, Microsoft, Nintendo e Telefônica.

 

Anselmo José Bortolin

Formado em Engenharia com MBA em Administração, Anselmo Bortolin é fundador e CEO da Meta Brasil, empresa de tecnologia de impressão e logística que aplica a filosofia de “Vender Primeiro e Imprimir depois” por meio do modelo POD, ou Impressão Por Demanda.

 

Carlo Carrenho

Sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção. Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.

 

Carla Bitelli

Trabalhou durante sete anos na linha de livros infantojuvenis e paradidáticos do atual Grupo Somos.

 

Carlos Piazza

Especialista em futuro e tendências.

 

Célia de Assis

Célia é autora de vários livros paradidáticos sobre botânica, pela editora FTD, e de divulgação científica sobre a Ilha de Marajó, Rio São Francisco e Árvores Brasileiras (3 volumes), pela Prêmio Editorial.

Formada em Ciências Biológicas pela Unisa e fez especialização em botânica e Educação Ambiental no Instituto de Botânica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, onde chegou a atuar como pesquisadora científica. Foi professora da rede estadual de ensino na década de 1980 e professora titular da cadeira de botânica na Universidade Paulista, de 1988 a 1991.

Em paralelo às atividades de pesquisa e acadêmicas, passou a atuar na área editorial, inicialmente na reformulação de livros de ciências e coordenação editorial de livros paradidáticos para a Editora Ática.

Desde 2004, atua no Grupo Ibep Educação na edição de livros de literatura infantil, paradidáticos, científicos e didáticos. Atualmente é Diretora Editorial da área de didáticos e paradidáticos do mesmo grupo.

 

Clineu Stefani

Um dos precursores da impressão sob demanda no Brasil, tendo criado a Bandeirantes On Demand em 1995, onde permaneceu até o final de 2009. Em 2010 fundou a PSI7, uma gráfica também voltada à impressão sob demanda.

 

Cassiano Elek Machado

Diretor editorial da editora Planeta Brasil há três anos. Foi diretor editorial da Cosac Naify entre 2008 e 2012. Estudou jornalismo na PUC-SP, ciências sociais na USP e cultura espanhola na Universidade Complutense (Madrid). Como jornalista, trabalhou por dez anos no caderno “Ilustrada”, da Folha, onde também foi repórter especial e editor do caderno “Ilustríssima”, e foi redator-chefe da revista “Trip” e editor e repórter da revista “piauí”. Foi ainda diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty (a Flip), curador do festival de fotografia Paraty em Foco e organizou o livro Pensar a Cultura (editora Arquipélago, 2013).

 

Cassius Medauar

Cassius Medauar (@cassiusmedauar), jornalista pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, especializou-se em HQ e é premiado diversas vezes com o HQ Mix.

Após passar pela Abril Jovem, foi editor na histórica Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Em seguida ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as brasileiras Pixel e Ediouro. É gerente de conteúdo da Editora JBC onde participa da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás.

 

Daniela Senador

Em mais de dez anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão do Conhecimento e Inovação para agências, consultorias, e organizações nacionais e multinacionais. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify entre 2009 e 2011. É sócia-fundadora da agência Soneto, que já atendeu as editoras Edebê, SESI-SP e SENAI-SP, V&R, DSOP, Unesp, Nós e O Fiel Carteiro, além de autores como Juliano Garcia Pessanha. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP.

 

Daniella Barroso

É licenciada e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública estadual paulista. Edita livros didáticos há 10 anos, tendo trabalhado nas editoras Moderna e Editora do Brasil. É proprietária da editora Boreal, que presta serviços de edição de didáticos e também publica material próprio – alguns dos clientes: FTD, Somos Educação (Ática e Scipione), Editora do Brasil e Edições SM.

 

Daniel Lameira

Daniel Lameira é gerente de influência na Intrínseca. Com mais de dez anos de experiência no mercado editorial, teve passagens pela Aleph, LeYa e FNAC e atuou em diversas áreas como comercial, marketing e aquisição.

 

Diego Gomes

Co-fundador da Rock Content.

 

Edaury Cruz

41 anos de experiência em gestão de empresas do mercado editorial. Formado em Administração de Empresas pela ESAN/FEI e pós-graduado pela ESPM. Dirigiu as áreas comercial, marketing e vendas de grandes grupos editoriais como Abril, Moderna, FTD e Ediouro. Foi responsável pela operação de livros didáticos e vendas para o governo da Editora Positivo. Atualmente é Diretor na Planet Books.

 

Flávia Bravin

Flávia é Diretora Editorial na SOMOS Educação, PHD em Filosofia, Administração e Marketing pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela FEA – USP. Bacharel em Letras, Inglês/Português pela Universidade de São Paulo. Cursou Gestão Internacional - Escola de Negócios na Stockholm Universitet, Suécia.

 

Flávio Moura

É um dos sócios da editora Todavia. Foi curador da Flip entre 2008 e 2010, editor na Companhia das Letras e membro do corpo editorial de novos estudos CEBRAP. É jornalista e doutor em Sociologia pela USP.

 

Guilherme Kroll

Com formação em editoração pela ECA-USP, é Editor e sócio-fundador da Balão Editorial, editora especializada HQ, que possui catálogo dirigido a todas as faixas de público. Com títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.

Guilherme Kroll já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; é autor do livro 100 Super-Heróis, da Discovery Publicações.

 

Gustavo Lembert

Graduado em Administração pela UFRGS, é sócio-fundador da TAG. É responsável pela área de Produto, ou seja, negociação com editoras, contato com curadores, avaliação dos livros, confecção das revistas e de todo o material gráfico. Resumindo, é de sua responsabilidade toda a idealização e execução do kit da TAG.

 

Gustavo Martins de Almeida

Advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF e Doutorado pela UVA. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Comissão de Direito Autoral da OAB-RJ.

 

Isabel Lopes Coelho

Atualmente é gerente de Literatura da FTD Educação, uma das maiores editoras do mercado. É doutoranda em teoria literária e literatura comparada, com mestrado em Língua e Literatura Francesa, ambos pela USP.

Comandou por 12 anos o Núcleo Infanto Juvenil da Cosac Naify, pelo qual recebeu importantes prêmios internacionais como o Best Children’s Publisher of the Year e o New Horizons na feira de Bolonha, Itália.

Acumula experiência de ministrar cursos sobre a produção de livros ilustrados e literatura infantil desde 2014.

 

Ivo Camargo

Há 40 anos no mercado editorial, foi executivo comercial na Best-Seller, Companhia das Letras, Cosac & Naif, Ediouro, Sextante e Superpedido. Implantou a consignação de livros no Brasil.

 

Jiro Takahashi

É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7). Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP-São Paulo e Faculdade Paulista de Artes. Mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

 

Laura Bacellar

Laura Bacellar trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais, de produtora na Hemus à editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS do grupo Summus, e a única editora latino-americana dedicada às mulheres homossexuais, Editora Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Sua especialidade é não ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu cinco livros como ghostwriter e um com seu próprio nome. Dá cursos regularmente para autores e editores em diversas instituições. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como freelance para várias grandes editoras, dá consultoria e faz leituras críticas para editores e autores.

 

Leandro Müller

É pesquisador do mercado editorial, tem nove livros publicados, entre eles Consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias;. Coordenador da especialização em Edição e Gestão Editorial na Universidade Santa Úrsula.

 

Lenice Bueno da Silva

Gerente editorial do selo Salamandra.

 

Leonardo Neto

Leonardo atua no Publishnews como Editor Chefe, Jornalista desde o milênio passado, Leonardo Neto é graduado pela gloriosa Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-Go. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil eBarcarolla.

 

Lilian Cardoso

Diretora na LC – Agência de Comunicação especializada na divulgação de livros.

 

Lilian Marcia Gaspari

Possui 20 anos de experiência nas áreas Comercial, Marketing e Administrativa no mercado editorial, atuando com diversificados grupos de produtos e canais de comercialização (livrarias, bancas, porta-a-porta e governo). Atuou como Gerente Nacional de Vendas em diversas editoras, como Novo Conceito, Ediouro, Cosac & Naify e Larousse, e também como Representante Comercial em diversas editoras junto aos principais players do varejo. Participou de feiras internacionais para importação de livros e negociação de coprints. Atualmente, é Gerente Nacional de Vendas na Faro Editorial.

 

Luciana Borges

Luciana é Diretora Comercial Grupo Companhia das Letras, graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Com 23 anos de experiência no mercado editorial, já trabalhou nas principais editoras do país começando sua carreira na Ediouro Publicações. Gerenciou o departamento comercial da Editora Bertrand Brasil e foi gerente comercial e marketing na Editora Nova Fronteira. Na Editora Objetiva criou o departamento de vendas governamentais e depois passou à diretoria comercial. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.

 

Magno Paganelli

Atua no mercado editorial há 23 anos. Após a formação em Publicidade, teve passagem por agência de propaganda e fez direção de arte e edição do selo Arte Editorial entre 2002-2015, tendo produzido um catálogo com cerca de 160 títulos. Atualmente faz trabalhos de edição, ghost writer, preparação de textos e de originais e edição de conteúdo. Entre seus clientes estão as editoras Planeta do Brasil, Pórtico (selo Planeta), Thomas Nelson do Brasil/Ediouro, Cultura Cristã entre outras, além de autores independentes. Entre autores que atende estão William Douglas, Tiago Brunet, Diógenes Lucca (fundador do GATE), Fernandinho (cantor), Bianca Toledo e Fabíola Melo (blogueiras), Elisa Fernandes (MasterChef), Pe. Juarez de Castro, Alessandro Vianna & Rosa Rahmi & Alexandre Bró & Bianca Neves (Programa de tv Além do Peso). Como Designer gráfico de capa e miolo, tem mais de 2100 projetos publicados. É Professor de Design Gráfico e Editorial no Programa MBA em Book Publishing na Casa Educação. Tem Mestrado pelo Mackenzie, é doutorando em História Social na FFLCH/USP e jornalista. Entre os Prêmios recebidos estão o Prêmio ABEC “Autor Revelação 1996”, Prêmio Areté categoria “Melhor obra Romance 2009” e Dia da Mídia (21 de junho de 2010), concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo.

 

Marcelina Silva

Consultora Financeira, atuou na Editora e Gráfica Ibep, Editora Nacional e Editora HSM. Trabalhou em grandes empresas como Socicam, Vet Brands, Galvani, Kroton e em segmentos da indústria. Professora de Contabilidade na IESA-UNIP.

 

Márcia Signorini

É arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também ministra periodicamente cursos presenciais e à distância sobre esse tema.

 

Marcos Simas

Considerado um dos maiores especialistas no Brasil em livros religiosos. É editor de aquisições da Planeta, especialmente para obras cristãs. Em paralelo também exerce esta mesma função na Geográfica Editora. É Publisher da edição brasileira da revista Christianity Today. Foi editor da editora Palavra, da Mundo Cristão, da Casa Publicadora Batista e consultor editorial da Sextante. É bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião pelo Mackenzie. Fez os seguintes cursos nos EUA: MBA pela Loyola University of Chicago, Certificate Basic in Edition pela University of Chicago, Digital Publishing pela Yale School of Business, Certificate Management in Christian Publishing pelo International Institute Christian Publishing.

 

Maria do Carmo Branco

Foi diretora editorial de Didáticos da Saraiva por mais de 10 anos e gerente editorial na Editora Moderna.

 

Marina Pastore

É supervisora de Livros Digitais na Companhia das Letras, jornalista formada pela ECA-USP.

 

Marta Maia

Foi coordenadora geral dos cursos a distância da FGV- EAESP, e coordenadora de cursos e disciplinas de pós -graduação na área de negócios da FGV-EAESP. É professora da FGV-EAESP nos cursos de MBA e graduação, na área de Tecnologia de Informação. É autora de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior.

 

Mila Paes Leme Marques

Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 12 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence em Marketing, Comunicação e Inovação.

 

Renata Nakano

Renata é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC – Rio, Bacharel em Comunicação Social e Produção Editorial pela Anhembi Morumbi, e, possui um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Atua há 15 anos no mercado editorial. Foi cofundadora da Edições de Janeiro, criada em janeiro de 2014, onde desenvolveu uma linha de negócios de livros infantis e juvenis.

Desenvolveu a linha de infantis da Casa da Palavra, braço editorial da multinacional Leya.

Com alto índice de aprovação em programas de compras governamentais, seus livros conquistaram prêmios de importantes instituições da área, como FNLIJ, BN e o Prêmio Jabuti, e discutem temas complexos e contemporâneos, como as diferenças sociais, o abandono de menores, o individualismo, a discriminação de minorias. Como pesquisadora, foi premiada, em 2009, com bolsa da International Youth Library em Munique, biblioteca de maior acervo de LIJ do mundo.

 

Ricardo Allegro

Especialista em administração pela FGV, formado em economia na PUC, atuou em grandes empresas como consultor financeiro, tanto na área editorial como na bancária.

 

Ricardo Redisch

Formado em Comunicação/Jornalismo, começou sua carreira com Massao Ohno (1981-1982), seguindo logo depois para a Editora Nova Fronteira. Trabalhou durante 14 anos na Editora Campus-Elsevier, onde ampliou o catálogo de títulos universitários e lançou séries de grande sucesso na área de ensino de idiomas (“Como dizer tudo em...” e “Urgente!”). Nas mesmas áreas, trabalhou durante 7 anos no Grupo Editorial Nacional (GEN). Oito títulos contratados por Ricardo Redisch foram agraciados com o Prêmio Jabuti. Atualmente é consultor de empresas e palestrante na área de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP).

 

Roberto Paranhos

Gerente de Projetos com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e certificação PMP® (Project Management Professional) no PMI (Project Management Institute). Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Professor de pós-graduação nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e em cursos específicos (Direito Autoral, Produção Gráfica, Contabilidade, Finanças, Viabilidade, Orçamento etc).

 

Rodrigo Gadelha

Mais de 15 anos de experiência em Gestão de Marca e Digital Marketing. Já prestou consultoria para empresas como Editora Gente, Editora HSM, Adobe, Natura, dentre outras.

 

Rubens Lima

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo. Designer gráfico editorial e ilustrador há mais de 20 anos, capista especializado em livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) com mais de 300 capas publicadas por tradicionais editoras do gênero como Saraiva, GEN, Manole, Gente, Universidade Mackenzie, entre outras. Por duas vezes, jurado do prêmio Jabuti, nas categorias projeto gráfico e ilustração. Dirige também a Ilustranet, estúdio on-line de ilustração e desenho que atende grandes marcas desde 2006.

 

Sandra Espilotro

Foi diretora da Globo Livros, responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também diretora editorial da Ediouro para mercado estrangeiro. Atualmente é diretora da e-Galáxia.

 

Solange Mata Machado

Palestrante internacional e nacional na área de Inovação e Propriedade Intelectual.

 

Tito Montenegro

Tito Montenegro é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como repórter e editor em revistas e jornais como Época, Quatro Rodas, Saúde! e Diário de S.Paulo. Em 2006 criou a Arquipélago Editorial, onde atua como Publisher. Na editora, foi responsável pela edição de mais de 70 títulos, entre eles livros ganhadores do Prêmio Jabuti, Açorianos e Esso.

 

Tomás Pereira

Publisher e sócio na Sextante.

 

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia educacional, acabou desenvolvendo toda sua vida profissional no trato com o texto, nas principais editoras didáticas do país, como Macmillan e Ática. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, autora. Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro da Unesp.