Como receber feedback: o papel da inteligência emocional para lidar com críticas

A aceleração dos processos no mercado de trabalho pós-moderno exige feedbacks assertivos e recorrentes. Quando o resultado esperado não é atingido, reagir rápido é essencial. No contexto mencionado, a inteligência emocional desempenha um papel de destaque. Afinal, lidar com críticas é uma tarefa que exige destreza mental.

O conceito de inteligência emocional, cunhado pelo psicólogo e pesquisador de Harvard Daniel Goleman – autor do best-seller Inteligência Emocional -, diz respeito à capacidade de “identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”

No entanto, como tirar a teoria do papel e realmente lidar com críticas de uma forma sadia com foco no mindset de crescimento, sem levar a questão para o lado pessoal?

Siga a leitura para conferir os principais insights acerca do assunto.

O papel da inteligência emocional na hora do feedback

No universo corporativo, a razão comumente é vista como uma habilidade superior à emoção. Contudo, a Neurociência está desconstruindo esse julgamento e evidenciando o importante papel das emoções – e de saber administrá-las – no contexto dos negócios.

Conforme explica o neurocientista, professor e pesquisador filiado ao Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) – da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Pedro Calabrez, em seu blog Neurovox, a tomada de decisão humana é, muitas vezes, radicalmente irracional e embasada por emoções previamente experimentadas.

Em um cenário de feedback, receber críticas dói e, com frequência, pode acionar gatilhos mentais que causam bloqueio ou fazem o profissional assumir uma postura defensiva.

Daí a importância de desenvolver a inteligência emocional no processo. Se você conseguir assimilar que a crítica pode ser construtiva e que ela é uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento profissional, absorvê-la se tornará um processo mais fácil.

3 dicas para receber feedback com maestria

Em artigo publicado na Harvard Business Review , Tasha Eurich é assertiva ao afirmar: “O feedback negativo, em particular, pode ser muito valioso porque nos permite monitorar nossa performance e nos alertar sobre mudanças importantes que precisamos fazer”.

Mas como lidar com a crítica administrando o cenário e as emoções com inteligência?

Veja, abaixo:

1)   Evite levar a crítica para o lado pessoal

Lembre-se de que o feedback sobre um processo ou projeto de trabalho não diz respeito ao seu valor pessoal. A crítica visa otimizar o desempenho profissional em favor de todos – não se trata de uma observação sobre você como pessoa.

2) Saiba ouvir, não seja reativo

No momento do feedback, utilize a inteligência emocional a seu favor e não interrompa cada colocação procurando justificar a ação “x” ou “y”. Adotar uma postura defensiva transmite agressividade. Você pode expor seu ponto de vista, mas procure ouvir e refletir antes de se manifestar.

 3) Considere o contexto do feedback

A inteligência emocional denota atenção tanto à sua percepção, quanto a do outro. Por isso, aceite o feedback considerando o contexto como um todo. Lembre-se de que o objetivo é que você e a empresa se desenvolvam em sintonia.

E, se você realmente achar que algum ponto do feedback está totalmente equivocado, apenas reflita e não absorva aquilo que verdadeiramente não fizer nenhum sentido.

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